Início » Lutas » UFC » A carreira da lutadora Karol Rosa no UFC

A carreira da lutadora Karol Rosa no UFC

Publicado em:

Última atualização:

Após quase um ano de espera, o UFC confirmou que a próxima luta de Karol Rosa finalmente está prestes a acontecer. Após batalha sangrenta e derrota amarga para Irene Aldana em dezembro de 2023, a brasileira de 1,70 e 66 quilos volta aos ringues para duelar contra Pannie Kianzad, no dia 10 de agosto.

Ainda sem uma confirmação entre as partes, o UFC já encaminhou para que ambas possam se preparar para o combate que será disputado em Las Vegas (EUA), possivelmente no ‘Apex’. Fora isso, vale destacar que a atleta de Espírito Santo ainda se sente confiante para estar no top 5 do peso-galo feminino mesmo com a derrota para a atual terceira colocada. 

Estando na oitava posição de sua modalidade, o desafio agora é retomar a confiança para emplacar vitórias consecutivas. Isso porque sua rival está na 15ª colocação na divisão e chega pressionada após duas derrotas seguidas contra Ketlen Vieira e Macy Chiasson. Ou seja, caso venha um novo resultado negativo, o futuro da esportista sueca pode ficar indefinido na liga.

Quer saber mais sobre a trajetória de Karol Rosa no Ultimate Fighting Championship? Acompanhe a leitura para ver seu perfil profissional e estatísticas do cartel.

A trajetória profissional e as estatísticas de Karol Rosa no UFC

Começando a treinar desde sua infância, Karol Rosa se tornou mestre em jiu-jitsu logo cedo. Entre os 13 a 17 anos, a brasileira se especializou na arte marcial e ganhou diversas competições nacionais e internacionais antes de sua passagem para o MMA. Atualmente, fora a faixa preta na técnica, a lutadora também tem habilidades em muay thai.

A atleta de Espírito Santo fez sua estreia no UFC contra Lara Procópio, em 31 de agosto de 2019, vencendo por decisão dos juízes em disputa acirrada. De lá pra cá, a esportista foi mantendo bom desempenho na liga e hoje aparece como uma das destaques de sua divisão. 

Ainda assim, vale destacar que a esportista mudou algumas vezes de modalidade, indo para o peso-pena por um período em 2012, e entre 2017 e 2018. Entretanto, desde sua entrada no Ultimate, a brasileira permaneceu no peso-galo, do qual faz parte até hoje.

Entre seus destaques, Karol Rosa já conquistou o prêmio de luta da noite contra Irene Aldana, que terminou com sua derrota por decisão unânime. Embora tenha perdido, pela bonificação ela conquistou a premiação de 50 mil dólares com sua rival, algo em cerca de 250 mil reais. Na mesma luta, a brasileira bateu o recorde de mais chutes na perna em um único confronto, com 95 acertos na mexicana.

Em seu cartel, a esportista conta com 17 vitórias e seis derrotas. Nas estatísticas dos duelos ganhos foram quatro por nocaute técnico, dois por finalização e 11 por decisão dos juízes. É importante entender que a lutadora passa por período de oscilações, com três derrotas nos últimos cinco confrontos, sendo ambas por unanimidade dos árbitros. 

Entre as principais atletas que Karol Rosa venceu, Bethe Correia, Vanessa Melo e  Joselyne Edwards aparecem como destaques.