Início » Lutas » UFC » Perfil, histórico e estatísticas de Kamaru Usman no UFC

Perfil, histórico e estatísticas de Kamaru Usman no UFC

Publicado em:

Última atualização:

Por quase três anos, o cinturão dos meio-médios teve um dono: Kamaru Usman. O “Pesadelo Nigeriano” conquistou o título em 2019 e o defendeu bravamente por cinco vezes, até o perder para Leon Edwards em 2022. O estilo de luta de Kamaru Usman é bastante efetivo, com elementos do striking aliados a uma técnica que prioriza a luta em pé e a busca pelo nocaute. Ou seja, um misto de agressividade e paciência. 

Nascido em Auchi, na Nigéria, Usman se mudou com a família para os Estados Unidos quando tinha apenas dois anos. Já na faculdade, o jovem Kamaru treinou wrestling pela Universidade do Nebraska. Foi defendendo a instituição que ele conquistou dois títulos de wrestling da NCAA (National Collegiate Athletic Association), associação responsável por organizar campeonatos esportivos universitários em diversas modalidades.

Com o fim de sua carreira como wrestler, Usman resolveu ir para o mundo das artes marciais mistas. Na época, o lutador sentia que precisava mudar de vida após trabalhar como guia turístico em um Centro de Treinamento Olímpico. 

Assim, desde 2012, ele luta MMA profissionalmente. A estreia foi em novembro daquele ano, quando o nigeriano derrotou David Glover no RFA 5: Downing vs Rinaldi com um nocaute ao final do segundo round. Sua segunda luta profissional foi no ano seguinte, quando saiu derrotado após seu oponente, Jose Caceres, encaixar um mata-leão. 

A escalada até o Ultimate Fighting Championship (UFC)

Após a derrota, no entanto, Kamaru Usman deu início a uma sequência de vitórias que se estendeu até sua entrada no UFC. Usman foi um dos participantes do The Ultimate Fighter (TUF) 21, reality show da franquia que visa encontrar o próximo campeão do UFC. 

O lutador estreou com vitória, derrotando Michael Graves por decisão unânime. Assim, ele foi galgando seu caminho até a final do TUF, quando enfrentou Hayder Hassan. Ele derrotou o norte-americano com um triângulo de mão no começo do segundo round e se sagrou campeão do TUF 21.

Sua primeira luta como contratado oficial do UFC foi em 2015. O Pesadelo Nigeriano enfrentou Leon Edwards, vencendo por decisão unânime dos juízes. A sequência de vitórias de Usman prosseguiu por mais 13 lutas. Em meio a ela, veio a conquista do cinturão.

A primeira vez que Kamaru entrou no octógono para disputar o título foi em 2019. Naquela noite, o nigeriano enfrentou o então dono do cinturão dos meio-médios, Tyron Woodley. A luta foi intensa, com Usman impondo seu estilo de luta agressivo o tempo todo. Após cinco rounds, os juízes decretaram por unanimidade que ele era o novo rei da categoria.

Kamaru Usman defendeu com sucesso seu título cinco vezes, incluindo dois confrontos contra Jorge Masvidal. Contudo, um inimigo do passado retornou para surpreender a todos — incluindo o próprio Usman. 

Em agosto de 2022, o Pesadelo Nigeriano voltou a encontrar Leon Edwards, que havia derrotado sete anos antes, em sua primeira luta oficial no UFC. Naquela noite, Edwards tirou o título de Usman ao derrotá-lo de forma implacável com um nocaute no final do quinto e último round. Os dois ainda se reencontraram para uma nova revanche em 2023, mas Edwards novamente saiu vitorioso após uma decisão dividida dos juízes. 

Dados estatísticos de Kamaru Usman

Idade: 37 anos

Altura: 1,83 m

Peso: 83 kg

Alcance: 1,93 m

Cartel: 20-4-0 (V-D-E)

Vitórias por nocaute: 9

Golpes significativos desferidos: 2620

Golpes significativos conectados: 1370

Taxa de efetividade: 52% | 4,36 golpes sig. conectados por minuto

Golpes por posição: 787 em pé | 236 no clinche | 347 no solo

Golpes por área: 863 na cabeça | 396 no corpo | 111 nas pernas

Tentativas de queda: 130

Quedas aplicadas: 28