Início » Lutas » UFC » The Venezuelan Vixen: conheça tudo sobre a lutadora Julianna Peña

The Venezuelan Vixen: conheça tudo sobre a lutadora Julianna Peña

Publicado em:

Última atualização:

Embora não tenha lutado nos últimos anos, Julianna Peña continua sendo uma das principais figuras do UFC. Na expectativa de se tornar a próxima desafiante na busca do cinturão do peso-galo feminino, a norte-americana quer lutar contra a atual campeã Raquel Pennington.

Muito lembrada por sua rivalidade com Amanda Nunes, a The Venezuelan Vixen criticou recentemente o possível retorno da brasileira para os octógonos. Fora afirmar que tudo foi um grande jogo de marketing da Leoa, a lutadora ainda afirmou que irá desafiar sua maior rival de seu final de carreira se ganhar da atual primeira colocada no ranking geral.

Vale destacar que as protagonistas desse duelo já chegaram a se enfrentar duas vezes ao longo de suas trajetórias. Na primeira, foi a estadunidense que se saiu melhor, surpreendendo o mundo ao se tornar primeira pessoa a finalizar a baiana em combate. O feito aconteceu no UFC 269 e chocou o mundo em 2021, quando a lutadora conquistou o cinturão da divisão. 

Entretanto, a Lioness of the Ring não deixou barato e, em sua revanche, fez uma atuação de gala com performance dominante e recuperou seu título na modalidade. Esse foi o último combate de Julianna Peña até então. 

Quer saber mais sobre a trajetória da Venezuelan Vixen? Acompanhe a leitura do artigo para ver seu perfil profissional e estatísticas do cartel.

A trajetória e estatísticas de Julianna Peña no UFC 

Com uma personalidade forte e adepta do ‘trash talk’ dentro e fora da arena, Julianna Peña ficou muito conhecida por sua participação no reality show do UFC, o The Ultimate Fighter: Team Rousey vs. Team Tate. Sua atuação no programa foi de grande destaque pelas técnicas e habilidades que a lutadora apresentava.

Vencendo o programa em 2013, ao ganhar duelos contra Gina Mazany, Shayna Baszler, Sarah Moraes e Jéssica Racokzy, a The Venezuelan Vixen fez história e se tornou a primeira mulher campeã de uma edição do TUF. 

Entretanto, nem tudo são flores para a atleta, já que a esportista chegou a lesionar os ligamentos do joelho, além do menisco e do tendão. Com isso, a Venezuelan Vixen precisou ficar dois anos fora do octógono para reconstruir toda a sua articulação nas pernas.

Ainda assim, mesmo após trauma, Julianna Peña voltou para o UFC e conseguiu feitos enormes em sua trajetória. Alguns dos principais são a finalização contra sua maior rival, Amanda Nunes, que a fez conquistar o cinturão do peso-galo feminino, além da bonificação de performance da noite. O bônus para a lutadora também aconteceu em sua luta contra Milana Dudieva, na qual venceu por nocaute técnico ainda no primeiro round.

Em suas estatísticas gerais, são 11 vitórias e cinco derrotas para a norte-americana. Nos dados dos combates ganhos, três foram por nocaute, cinco por finalização e três por decisão dos juízes. Ativa no MMA desde 2009, sua maior sequência de duelos vencidos foi justamente em seu início de carreira, no qual conseguiu nove vitórias consecutivas.

Vale destacar também que o histórico de luta de Julianna Penã conta com incríveis atletas, como Amanda Nunes, Sara McMann, Nicco Montano e Cat Zingano.