As mulheres também dominam as artes marciais. No UFC, as lutadoras competem nas mais diferentes categorias em busca do tão sonhado cinturão dourado. Julia Avila, americana de 36 anos, está entre os destaques femininos. Apesar do talento, da qualidade e da dedicação no octógono, a atleta ainda tem um longo caminho a percorrer até o primeiro título da carreira.
Carreira de Julia Avila
Julia é um nome comum no Brasil, mas a lutadora de MMA, na verdade, nasceu em Los Angeles, nos Estados Unidos. A jovem se formou em Geologia pela Universidade da Califórnia em Santa Cruz, em 2011. Passou a atuar em uma grande empresa de petróleo e gás como técnica em geologia.
Durante a faculdade, Julia teve contato com o kickboxing, além de contabilizar a faixa marrom no jiu-jitsu brasileiro. Assim que começou a trabalhar, um amigo lhe mostrou o MMA. De fato, a atleta se apaixonou no mesmo instante e, então, passou a se dedicar à modalidade enquanto balanceava o emprego ao mesmo tempo.
Julia fez dois confrontos amadores. Em 2012, se tornou uma lutadora profissional e, sete anos depois, ganhou a oportunidade de assinar com o Ultimate Fighting Championship, a maior liga de artes marciais do mundo.
Julia foi apelidada “Raging Panda” pelo empresário, Mikhail Valentin. Em entrevista ao site oficial do UFC, a americana explicou o significado do apelido: a atleta é apaixonada por pandas, enquanto o “Raging” é uma homenagem a Jake “Raging Bull” LaMotta, famoso boxeador interpretado por Robert De Niro nos cinemas.
Seu perfil no site do UFC diz que a esportista não tem um ídolo em específico, mas os companheiros de equipe e treinadores são as pessoas que admira. Além disso, a sua técnica de luta favorita é o armlock e o golpe de que mais gosta é o dirty boxing.
Estatísticas da lutadora
O cartel de Julia Avila possui 12 lutas, destas sendo nove vitórias e três derrotas. As estatísticas mostram que quatro vitórias de Julia são por nocaute, duas em finalizações e quatro no primeiro round. Aliás, somente cinco aconteceram no Ultimate Fighting Championship; as outras sete são válidas em diferentes competições nacionais e internacionais.
No atual ranking peso-galo feminino do UFC, Julia ocupa o 13º lugar. É importante ressaltar que, quanto melhor a posição na classificação da sua categoria, mais chances tem de enfrentar famosos e experientes.
Em janeiro de 2012, Julia disputou a sua primeira luta profissional. Ganhou de Marion Reneau, no TWC MMA, por decisão unânime, segundo o site de estatísticas de artes marciais Tapology.
Enquanto isso, no UFC, a americana estreou em julho de 2019. Diante de Pannie Kianzad, a atleta saiu do octógono com a vitória também por decisão unânime. Julia teve três lutas com Nicco Montano, ex-campeã peso-mosca, cancelada após Montano não conseguir bater o peso. Em 2021, a lutadora foi demitida da liga.
Uma curiosidade: Julia tem 1,70 m, pesa 61 kg e tem envergadura de 170 cm.
Todas as lutas de Julia Avila no UFC:
- VITÓRIA – Avila x Kianzad – 06/07/19 – peso-galo;
- VITÓRIA – Avila x Mazany – 13/06/20 – peso-galo;
- DERROTA – Eubanks x Avila – 12/09/20 – peso-galo;
- VITÓRIA – Avila x Stoliarenko – 26/06/21 – peso-galo;
- DERROTA – Tate x Avila – 02/12/23 – peso-galo.