Início » Lutas » UFC » O retorno do Rei dos ringues: José Aldo no UFC 301

O retorno do Rei dos ringues: José Aldo no UFC 301

Publicado em:

Última atualização:

Amazonense de origem humilde, José Aldo viu nos ringues de luta a oportunidade que esperava para mudar sua vida. Com uma carreira meteórica, o brasileiro mostrou seu potencial no esporte e conquistou não só os brasileiros, mas o mundo todo, com sua habilidade técnica e sua agilidade.

No começo da carreira, Aldo se tornou um lutador de destaque, tendo o boxe tailandês e o jiu-jitsu como estilo de luta. Com isso, ganhou espaço nas competições nacionais, agregando novas experiências e aperfeiçoando suas habilidades.

Ao longo da história, José Aldo se tornou um dos maiores representantes do esporte na categoria peso-galo, protagonizando também grandes confrontos como peso-pena. No entanto, ao contrário do que parecia, o lutador não aposentou as luvas e em 2024 retornou aos ringues triunfante.

Neste conteúdo, vamos saber como foi o desempenho de José Aldo no UFC 301 e quais as expectativas para este retorno. Continue a leitura.

De aposentadoria ao UFC 301

Foi em 2022, após a derrota para Merab Dvalishvili e tendo perdido o cinturão para o havaiano Max Holloway, que José Aldo anunciou sua aposentadoria. O lutador, que ainda tentou se arriscar no boxe em poucos confrontos, ficou dois anos sem subir aos ringues. Agora o Rei está de volta.

Em um retorno marcante na história do esporte e do Ultimate Fighting Championship, José Aldo retorna aos palcos da luta para enfrentar o americano Jonathan Martinez.

Fãs de todos os cantos do mundo voltaram para o torneio, que aconteceu em maio de 2024, no Rio de Janeiro. A questão que pairava era: estaria José Aldo preparado para este retorno? E o brasileiro provou que sim!

Por decisão unânime dos juízes, na co-luta principal, José Aldo sai vitorioso. A intensa luta rolou até os cinco minutos do terceiro round e levou o público à loucura. 

O que inicialmente parecia ser uma luta de despedida do MMA, se tornou um retorno triunfante, com planos para um contrato com o UFC e a possibilidade de um novo título futuramente.

“No começo, o Dana projetou um novo contrato, mas acho que não era justo, naquele momento, aceitar. Primeiro tinha que fazer uma grande apresentação, eles verem como é que estou. Aí, sim, eles verem que mereço uma nova oportunidade. Que eu possa ranquear de novo e, quem sabe, ser o campeão novamente. The king is back!” 

– José Aldo em entrevista.

Quantos títulos José Aldo tem no UFC?

Até 2022, José Aldo contabilizou oito derrotas e 31 vitórias, sendo 17 delas por nocaute, um verdadeiro marco não só para a carreira do lutador, como também para o torneio.

Além disso, com os grandes confrontos, vieram os títulos conquistados. Vamos ver quais foram as marcas de Aldo no UFC?

  • 2X campeão Peso Pena do UFC;
  • 1x campeão Interino Peso Pena do UFC
  • Sete defesas de título
  • Luta da noite por 4 vezes
  • Luta do Ano em 2014

Estes foram apenas os títulos no UFC. José Aldo ainda tem conquistas marcantes em diversas competições, como o extinto World Extreme Cagefighting. Neste torneio, Aldo foi o último campeão peso-pena.