Ao pensarmos nos grandes lutadores da história, o americano do UFC Jon Jones precisa ser um dos primeiros nomes que surge na cabeça. Assim como Anderson Silva, ele teve um dos maiores auges do esporte e possui milhares de fãs.
Alguns de seus confrontos nas artes marciais mistas, inclusive, estão entre os principais de toda a categoria. Todavia, na mesma medida que é popular, também é uma figura bastante polêmica fora do octógono, com inúmeras controvérsias que o cercam.
O início de Jon Jones no UFC
Jonathan Dwight Jones, conhecido como Jon Jones, nasceu na cidade de Rochester em 1987, no Estado de Nova Iorque. O americano começou sua carreira praticando wrestling durante o período do Ensino Médio, chegando a ganhar vários campeonatos estaduais e nacionais quando era mais novo.
A carreira de Jon Jones no UFC teve início em 2008, quando, para muitos, se tornou o primeiro lutador “legítimo” que o esporte teve. Isso porque todos os outros atletas eram especialistas em alguma outro tipo de luta e tiveram que se aperfeiçoar nas demais para poder competir. Ao contrário de Jones, que nasceu no esporte e parece ter chegado completo à modalidade.
Com isso, passou a dominar maioria das lutas que tinha e foi eleito o campeão mais jovem da história do evento em 2011. Isso viria a ser apenas um prelúdio para uma carreira super vitoriosa. Aproveite, e veja quando serão as próximas lutas de Jon Jones.
Recorde e estilo de luta
Até hoje no UFC, Jon Jones possui apenas um derrota em seu currículo. O americano, que está com 36 anos, perdeu para Matt Hamill por desqualificação em 2008. Todavia, nos outros 15 anos de carreira até então, ganhou todas os duelos que teve.
Para se ter uma ideia, nem mesmo nomes como Anderson Silva e George St. Pierre, considerados dois dos maiores da modalidade, possuem um currículo tão perfeito. Não à toa, Jones é especialista, além de wrestling, em gaidojutsu, boxe, jiu-jitsu brasileiro e kickboxing, algo que o fornece uma ampla variedade de golpes e inovações.
Jones é um dos poucos lutadores a conseguir ser campeão em duas categorias. Depois de dominar os meio-pesados, ele subiu para os pesados, conquistando o cinturão. Ele ainda virá a defende-lo, provavelmente ainda em 2024, em luta contra Stipe Miocic.
Polêmicas
Como dito antes, as grandes “derrotas” na carreira de Jones no UFC aconteceram fora do óctogono. Infelizmente, o atleta tem enormes controvérsias nas suas costas que é impossível não comentar sobre. Uma delas aconteceu em 2015, quando o lutador atropelou uma mulher grávida ao dirgir embriagado e não prestou socorro. Isso fez até com que Dana White, presidente do UFC, tirasse seu cinturão dos meios-pesados.
Além disso, também já foi pego em vários exames antidoping. Um deles, que foi o mais controverso, revelou que o atleta usou cocaína na preparação para entrentar Daniel Cormier.
O lugar de Jon Jones entre os maiores
Por mais que seja inevitável analisar as polêmicas de Jon Jones no UFC, também é inevitável chegar à conclusão que ele é um dos maiores nomes de todo o esporte. Em boa parte das listas feitas, ele provavelmente estará as primeiras colocações, junto com nomes como Anderson Silva, George St. Pierre e Demetrius Johnson.