O checo Jiří Procházka pode até ter tentado intimidar o brasileiro Alex “Poatan” Pereira com seu nome difícil e seu visual excêntrico na disputa pelo título em junho de 2024. No entanto, o cinturão dos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship segue sendo do Brasil após Alex Poatan nocautear Procházka apenas 13 segundos após o início do segundo round.
O striker tem 12 anos de carreira nas artes marciais mistas e números impressionantes: mais de 20 vitórias no primeiro round, mais de 25 nocautes, 14 lutas ganhas em sequência e três defesas de cinturão.
Procházka começou a treinar artes marciais ainda em 2009, segundo ele, para direcionar sua “energia agressiva para algo positivo”, contou ao site do UFC. E que energia! O checo estreou profissionalmente no MMA em 2012, levando apenas 53 segundos para nocautear Stanislav Futera no GCF 10: Battle in the Cage.
Assim, ele abriu uma primeira sequência de vitórias, saindo do ringue como vencedor em quatro disputas seguidas. Ainda em 2012, no entanto, veio a primeira derrota de seu cartel. Mas, dessa vez, Jiří foi à lona com um nocaute técnico.
A chegada ao UFC
O caminho até o contrato com o Ultimate Fighting Championship foi longo. Nesse período, Jiří Procházka enfrentou mais de 25 lutas. Em uma delas, em 2019, ele conquistou o primeiro cinturão de sua carreira ao derrotar Muhammed Lawal no Rizin Fighting Federation (RRF) 15. Pouco depois, defendeu o título contra CB Dollaway — que viria a se tornar um grande nome do UFC —, mantendo-se dono do cinturão.
Assim, em 2020, oito anos após se tornar profissional e vindo de 12 vitórias sucessivas e duas disputas de cinturão, Procházka estreou no UFC. Em sua primeira luta, o checo enfrentou Volkan Oezdemir, vencendo por nocaute técnico. E não demorou muito para ele ganhar a oportunidade de disputar mais um cinturão: o do meio-pesado do Ultimate, que na época pertencia ao brasileiro Glover Teixeira.
A luta foi bem equilibrada, com ambos desferindo uma boa quantidade de golpes. O brasileiro ainda conseguiu cinco quedas em cima do checo, mas sem avançar muito. Até que, no final do quinto e último round, o inesperado aconteceu: Jiří, conhecido por sua trocação, finalizou Glover, um grappler de primeira. Assim, o brasileiro perdeu o cinturão em um embate que posteriormente ganhou o prêmio de Luta do Ano.
Em sua primeira defesa de cinturão, Jiří Procházka encarou outro brasileiro: Alex Poatan Pereira, mas, dessa vez, a história foi bem diferente. Poatan nocauteou o checo logo no segundo round. Os dois se reencontraram para uma revanche em junho de 2024 e, mais uma vez, Alex Poatan fez o seu espetáculo nocauteando novamente o checo no segundo assalto e mantendo o cinturão dos meio-pesados.
Números de Jiří Procházka
- Idade: 31 anos
- Altura: 1,91 m
- Peso: 92 kg
- Alcance: 2,03 m
- Cartel: 30-5-1 (V-D-E)
- Vitórias por nocaute: 26 por nocaute | 3 por finalização | 23 no 1º round
- Golpes significativos desferidos: 610
- Golpes significativos conectados: 336
- Taxa de efetividade: 55% | 5,38 golpes sig. conectados por minuto
- Golpes por posição: 256 em pé | 19 no clinch | 61 no solo
- Golpes por área: 274 na cabeça | 45 no corpo | 17 nas pernas
- Tentativas de queda: 5
- Quedas aplicadas: 1