Início » Lutas » UFC » Veja a história do lutador de UFC Jairzinho Rozenstruik

Veja a história do lutador de UFC Jairzinho Rozenstruik

Publicado em:

Última atualização:

Quando pensamos em um país da América do Sul que produz um grande número de lutadores de UFC, o próprio Brasil é o primeiro que vem à cabeça. Não à toa, temos alguns dos maiores ídolos de todo o esporte. No entanto, também existe no continente um nome que possui uma origem mais curiosa: Jairzinho Rozenstruik. Atual número 12 do mundo dos pesos-pesados, tem de brasileiro apenas o nome. Mas afinal, de onde veio o lutador? E qual sua história no esporte.

Leia o texto a seguir caso você queira saber mais sobre essas questões. Além disso, veja qual é o recorde de Jairzinho em batalhas de MMA ao longo da carreira.

Origem no esporte

Jairzinho Rozenstruik nasceu na cidade de Paramaribo, no Suriname, em 1988.

Por mais que seja um lutador de MMA, sua biografia possui uma certa ligação com o futebol. Isso porque seus pais eram fãs do esporte e o batizaram em homenagem ao ponta-direita da Seleção Brasileira em 1970.

Além disso, seu começo no mundo da luta teve origem em um campo. Rozenstruik se envolveu em uma briga enquanto jogava e o técnico do seu time na época brigou com ele e o mandou praticar kickboxing caso quisesse bater nos outros. E foi exatamente o que fez.

Naquela mesma época passou a praticar artes marciais e iniciou sua trajetória no MMA em 2012. Seu primeiro duelo foi contra Evgeni Boldyrev, que acabou vencendo no torneio Draka 7.

A trajetória de Jairzinho Rozenstruik no UFC

O lutador teve sua carreira interrompida em 2014 após ser preso na Holanda com outros surinameses acusados de tráfico de drogas. Com isso, Jairzinho Rozenstruik só voltou ao MMA em 2017.

Ficou dois anos no ringue até ter a oportunidade de sua vida em 2019, quando começou a plutar pelo UFC. Na ocasião, esteve presente no UFC Fight Night: Assunção vs. Moraes 2 e enfrentou o brasileiro Júnior Albani, vencendo-o em menos de um minuto.

Apelidado de Bigi Boy, Jairzinho virou figura fixa na organização de artes marciais mais popular do mundo desde então.

Sua melhor fase na organização foi logo quando chegou nela. Depois de vencer Albani, Rozenstruik emendou mais três vitórias, todas por nocaute. A mais significativa foi contra Alistair Overeem, em evento em dezembro de 2019 no qual fez a luta principal. No entanto, depois disso acabou entrando em uma fase instável, que dura até os dias de hoje.

Rozenstruik passou a alternar vitórias e derrotas. Desde de vencer Overeem, ele lutou nove vezes, vencendo quatro e perdendo cinco. O único adversário de expressão que venceu foi o brasileiro Junior dos Santos. Quanto as derrotas, perdeu para grandes nomes da categoria, como Francis Ngannou, Cyril Gane, Curtis Blaydes, Alexander Volkov e Jailton Almeida. Sua última luta foi contra Shamil Gaziev, na qual saiu vitorioso.

Recordes do lutador

No geral, o atleta possui 19 lutas no seu cartel de MMA, com 14 vitórias e apenas cinco derrotas. Todos os reveses, aliás, vieram no seu período lutando UFC, onde participou de 13 dos confrontos até o momento.

O seu próximo oponente será o australiano Tai Tuivasa em 17 de agosto no evento UFC 305: Du Plessis vs. Adesanya.