Início » Lutas » UFC » Irene Aldana no UFC: conheça a lutadora mexicana e as estatísticas na carreira

Irene Aldana no UFC: conheça a lutadora mexicana e as estatísticas na carreira

Publicado em:

Última atualização:

As mulheres têm dominado cada vez mais o cenário esportivo. É claro que, no UFC, a maior franquia de MMA do mundo, isto também acontece. Grandes lutadoras assumem os holofotes e competem pelos cinturões das mais diversas categorias. A mexicana Irene Aldana, de 36 anos, é um grande exemplo de sucesso.

No ranking feminino dos galos, Irene ocupa a quarta posição. A atleta já enfrentou Holly Holm, Macy Chiasson e Amanda Nunes, mas ainda não conquistou o próprio cinturão dourado do UFC.

Trajetória de Irene Aldana

Nascida em Culiacán, no México, Irene Aldana começou a treinar artes marciais mistas aos 23 anos como um hobby. No entanto, o que era para ser apenas um passatempo se tornou a sua carreira. A jovem passou a treinar todos os dias com mais intensidade até que, em 2012, e 2013, ganhou o ouro em dois torneios nacionais de jiu-jitsu.

Em entrevista ao site oficial do UFC, a mexicana conta que terminou os estudos em Design Gráfico e também tem o diploma em fotografia. Ademais, chegou a trabalhar como fotógrafa, mas o que ela realmente queria era seguir no mundo da luta.

Em 2012, se formou uma lutadora profissional de MMA. Seu primeiro desafio foi contra Sandra del Rincon, no GEX: Old Jack’s Fight Night. Em menos de 20 segundos, Irene venceu a adversária por nocaute com joelhadas e socos, de acordo com o portal de estatísticas Sherdog.

As habilidades da latina melhoraram e, assim, ficaram mais evidentes. Com isso, foi contratada em definitivo pelo UFC em 2016. Sua primeira luta no octógono mais famoso do mundo foi contra Leslie Smith, com derrota para a americana por decisão unânime.

Irene representa o México a nível mundial. A atleta coleciona o cinturão nacional, e o seu golpe favorito é aquele que “lhe dará o KO (nocaute)”, em suas palavras.

Estatísticas da lutadora mexicana

O cartel de Irene Aldana possui 15 vitórias, sete derrotas e nenhum empate. Porém, é importante ressaltar que somente 13 destas lutas aconteceram no Ultimate Fighting Championship.

Ademais, a mexicana disputou o cinturão peso-galo contra a brasileira Amanda Nunes, em duelo apertado de cinco rounds. A “leoa”, entretanto, manteve o título após a decisão unânime dos juízes.

No total de vitórias, oito foram por nocaute e três por finalização. Aliás, Irene venceu nove lutas no primeiro round; quatro delas duraram 65 segundos ou menos.

De fato, as estatísticas de Irene Aldana impressionam. Em toda a carreira, a lutadora ostenta 2484 golpes significativos, mas só conseguiu conectar 996 deles. Foram 881 lançados em pé, 53 no clinch e 62 no solo. A mexicana também soma quatro tentativas de quedas e apenas duas aplicadas, com 50% de precisão.

De todos os golpes que desferiu, a atleta acertou 696 na cabeça, 133 no corpo e 167 nas pernas das adversárias.

Outro dado curioso é que Irene foi main event em duas ocasiões: a primeira no UFC Fight Night contra Holly Holm, em outubro de 2020; e a segunda vez no UFC 289, em junho de 2023, justamente no confronto contra Amanda Nunes.

Todas as lutas de Irene Aldana no UFC:

  • DERROTA – Smith x Aldana – 17/12/16;
  • DERROTA – Cerminara x Aldana – 08/04/17;
  • VITÓRIA – Bernardo x Aldana – 14/01/18;
  • VITÓRIA – Aldana x Pudilova – 08/09/18;
  • VITÓRIA – Aldana x Correia – 11/05/19;
  • DERROTA – Pennington x Aldana – 20/07/19;
  • VITÓRIA – Aldana x Melo – 21/09/19;
  • VITÓRIA – Vieira x Aldana – 15/12/19;
  • DERROTA – Holm x Aldana – 03/10/20;
  • VITÓRIA – Aldana x Santos – 10/07/21;
  • VITÓRIA – Aldana x Chiasson – 10/09/22;
  • DERROTA – Nunes x Aldana – 10/06/23;
  • VITÓRIA – Aldana x Rosa – 17/12/23.