O brasileiro Gilbert Burns, o Durinho, tinha apenas 12 anos quando começou a treinar jiu-jitsu, e não demorou para que os primeiros títulos mundiais no esporte viessem. A fim de aumentar seus desafios, em 2011 o atleta passou a treinar MMA e também se destacou na modalidade. Tanto que, no ano seguinte, estreou nas lutas profissionais e, em 2014, já era contratado do Ultimate Fighting Championship.
Seu primeiro evento de artes marciais mistas oficial foi o Crown Fighting Championship (CFC), no qual venceu José Salgado de forma impressionante. Aos 2’40” do primeiro round, ele submeteu o oponente com um mata-leão impecável. Assim, Gilbert deu início a uma sequência de vitórias – a maioria por submissão ou nocaute.
Após chamar a atenção de Dana White e os chefões do UFC, Gilbert Durinho estreou na franquia no UFC on Fox: Lawler vs. Brown. Naquela noite, ele derrotou Andreas Stahl por decisão unânime dos juízes. A invencibilidade do lutador durou, ao todo, por dez lutas seguidas, mas foi quebrada em 2015, quando o caminho do brasileiro cruzou o do russo Rashid Magomedov.
Apesar dos três rounds terem sido equilibrados, Magomedov demonstrou maior dominância na luta, conseguindo mais oportunidades de conectar seus golpes. Assim, ao final do terceiro round, os juízes decretaram a vitória do russo por decisão unânime.
No entanto, a derrota não abalou Gilbert Burns, que seguiu mostrando seu potencial de luta no Ultimate, derrotando nomes como Olivier Aubin-Mercier, Gunnar Nelson e Demian Maia. Em 2021, o brasileiro conquistou sua primeira oportunidade de disputar um cinturão. Ele, então, enfrentou o “Pesadelo Nigeriano” Kamaru Usman, que, na época, era o campeão dos meio-médios, mas acabou sendo derrotado por nocaute no início do terceiro round.
Perfil e estatísticas de Gilbert Burns “Durinho”
Apesar do nome estrangeiro, Gilbert Durinho é carioca, vindo da cidade de Niterói. Com 1,77 m de altura e 77 quilos, o brasileiro tem 38 anos e um alcance de 1,8 m. O lutador atualmente está em sexto lugar no ranking do peso meio-médio do UFC e possui um cartel de 22-7-0.
Ou seja, são 22 vitórias contra apenas sete derrotas em sua carreira, e nenhuma luta terminou sem resultado. Ao todo, Gilbert Burns tem seis vitórias por nocaute e nove por submissão. Além disso, 11 de suas conquistas foram no primeiro round.
Pupilo de Vitor Belfort e com jiu-jitsu afiado, Durinho é bom na luta de chão. Então, não é à toa que ele tenha tantas vitórias por finalização, incluindo três mata-leões, cinco chaves de braço e um triângulo de mão. No entanto, na luta em pé, seu lado striker também se sobressai, provando que suas seis vitórias por nocaute não foram sorte.
Veja a seguir os números completos de Durinho:
Idade: 38 anos
Altura: 1,78 m
Peso: 77 kg
Alcance: 1,80 m
Cartel: 22-7-0 (V-D-E)
Vitórias: 9 por finalização | 6 por nocaute | 11 no 1º round
Golpes significativos desferidos: 1.818
Golpes significativos conectados: 882
Taxa de efetividade: 49% | 3,9 golpes sig. conectados por minuto
Golpes por posição: 661 em pé | 83 no clinch | 138 no solo
Golpes por área: 526 na cabeça | 187 no corpo | 169 nas pernas
Tentativas de queda: 103
Quedas aplicadas: 13