Geoff Neal, também conhecido como Handz of Steel — algo como “mãos de ferro” em tradução livre — é o número 10 do ranking dos meio-médios do Ultimate Fighting Championship (UFC). Segundo o próprio lutador, o apelido veio das suas muitas vitórias por nocaute: são nove em seu cartel. “Eu mantive porque rima com meu último nome”, disse ao site do UFC.
Curiosamente, apesar de amar o mundo das lutas, foi somente em 2010 que ele começou a treinar. Isso porque, antes, ele se dedicava ao futebol e ainda trabalhava como garçom e bartender.
Assim, o striker começou a lutar profissionalmente em 2012, mas na época de amador já tinha um cartel impressionante de seis vitórias e apenas uma derrota. E foi com vitória que ele estreou profissionalmente nas artes marciais mistas ao encaixar um mata-leão em David McAfee aos dois minutos do primeiro round no Xtreme Combat Productions: Blood & Glory.
O contrato com o UFC veio cinco anos depois, após Geoff Neal participar do Dana White’s Contender Series — programa dedicado a encontrar novos talentos do MMA. Após vencer Chase Waldon por nocaute, o atleta ganhou o sonhado contrato com o Ultimate.
Após entrar oficialmente para o elenco da franquia, Neal abriu uma sequência de cinco vitórias consecutivas. E, comprovando seu apelido de Handz of Steel, três delas foram por nocaute. Mas em setembro de 2020, o norte-americano Stephen Thompson pôs fim à invencibilidade de Neal, derrotando-o por decisão unânime dos juízes.
Em seguida, Geoff perdeu mais uma luta, agora para Neil Magny. Depois, ele conquistou mais duas vitórias sucessivas e, em seguida, outras duas derrotas. Isso inclui sua luta mais recente, em fevereiro de 2024, quando os juízes decretaram Ian Machado Garry vencedor em uma decisão dividida.
Perfil e números de Geoff Handz of Steel Neal
Misturando as habilidades de striker com as técnicas de um faixa azul em jiu-jitsu brasileiro, Geoff Neal tem um estilo de luta que pode ser descrito como silencioso, porém fatal. Diferente de outros lutadores do UFC, ele não é muito adepto às provocações e trash talk e prefere resolver as coisas dentro do octógono.
A força de Geoff Neal é tão grande, que, em 2022, ele quase encerrou a carreira de um lutador. Na ocasião, Neal nocauteou o brasileiro Vicente Luque. Devido à intensidade do golpe, Luque teve uma hemorragia cerebral que o afastou do octógono por cerca de um ano.
Sua preferência pela luta em pé e pela franca trocação fica clara nos seus 52% de taxa de precisão de striking. Dos seus 1.286 golpes significativos desferidos, 654 acertaram o oponente. Em seu cartel de 15-6-0, ele possui nove vitórias por nocaute e duas por submissão. Além disso, seis das suas 15 vitórias foram conquistadas logo no primeiro round.
Neal tem uma média de 4,97 golpes conectados por minuto, além de 5,47 golpes significativos absorvidos por minuto. Sua taxa de defesa de golpes é de 57%, enquanto o de quedas é de 88%. Além disso, suas lutas duram, em média, 10m58s.
A maioria de seus golpes são desferidos em pé: 533 no total. Além disso, outros 74 foram aplicados no clinch e apenas 47 com o oponente no solo. Por fim, a cabeça de seus adversários é o alvo favorito do striker: 86% dos golpes se concentraram nessa área dos rivais, enquanto 8% foram no corpo e apenas 5% atingiram as pernas.