Ferguson UFC, um dos ex-campeões interinos do UFC peso leve, é uma das figuras das artes marciais mistas dos últimos anos. Ele já levou diversas conquistas e conta com uma carreira no UFC que começou em 2011. Sendo assim, vamos entender um pouco de suas estatísticas e trajetória até aqui.
Ferguson UFC: como o lutador começou no meio?
Antes de ser lutador profissional, Tony Ferguson ganhou 12 letras do time do colégio de Muskegon Catholic Central High School no futebol, baseball e wrestling. Além disso, ele fez parte do time que foi campeão estadual de futebol em 2002 e ainda foi selecionado 3 vezes como All-State no wrestling. Sendo assim, Ferguson sempre gostou de atletismo.
Porém, o atleta só foi se juntar ao UFC anos depois, em 2011, quando ele assinou para competir no The Ultimate Fighter: Team Lesnar vs. Team Dos Santos. Na época, ele enfrentou Justin Edwards em uma luta preliminar. Infelizmente, Ferguson foi derrubado, mas no chão o lutador aplicou uma pedalada que nocauteou Edwards.
Diante disso, o lutador se classificou para as quartas de final. Nessa luta, ele foi contra o Ryan McGillivray, conseguindo uma vitória rápida por nocaute. Assim sendo, ele chegou às semifinais e enfrentou Chuck O’Neil e o derrotou, colocando-o contra Ramsey Nijem na grande final.
The Ultimate Fighter 13 Finale
Durante a 13° temporada do Ultimate Fighter, Ferguson UFC conseguiu sair por cima e nocautear Nijem logo no primeiro round. Além disso, ele levou o título de Nocaute da Noite. Esse foi seu primeiro grande feito em sua carreira profissional no UFC.
Após isso, Ferguson, também apelidado de El Cucuy, passou por diversas lutas onde venceu. Em 2011, enfrentou Aaron Riley no UFC 135 e ganhou por nocaute técnico, após quebrar a mandíbula de Riley com um forte uppercut de esquerda. Em seguida, ele enfrentou o veterano Yves Edwards pelo The Ultimate Fighter 14 Finale e venceu por decisão unânime.
Quais são as estatísticas de Ferguson?
O lutador é peso leve, com 70 kg, porém já teve 77 kg e foi parte do peso leve médio. Ele possui 1,83 m e sua posição é de destro. Além disso, ele luta pelo Condado de Orange, Califórnia, e participa da equipe Reign TC e Knuckleheadz Boxing.
No total, Ferguson teve 31 aparições, das quais ganhou 25 vezes e perdeu 6 vezes. Nas suas últimas aparições, ele perdeu 3 vezes consecutivas. Ainda, nas suas defesas de golpes seguidos, ele tem uma média de 55% e 67% na defesa de quedas.
Vale também notar que Ferguson UFC conta com uma precisão geral de striking de 46%. Sendo assim, é um dos grandes nomes do UFC nos Estados Unidos e continua surpreendendo os fãs com seus nocautes, apesar da sua atuação recente.