Os anos treinando na academia Renzo Gracie Jiu-Jitsu se refletem no cartel de Erin “Cold Blooded” Blanchfield, número #3 no ranking da categoria peso-mosca e #8 na peso-por-peso do Ultimate Fighting Championship (UFC). De suas 14 lutas no MMA profissional, a norte-americana venceu 12 e perdeu apenas duas vezes. E como qualquer ‘jiu-jiteira’, das suas vitórias, quatro foram por finalização.
O apelido de Cold Blooded — algo como sangue-frio, em tradução livre — foi dado pelo seu próprio pai. “Meu pai inventou isso quando eu era criança porque minha expressão nunca mudava quando eu estava competindo”, contou ela ao site do UFC.
Hoje com 25 anos, Blanchfield tem uma carreira ainda curta, porém ascendente nas artes marciais mistas. Sua primeira luta profissional foi em março de 2018, quando derrotou Whittany Pyles no Cage Fury Fighting Championships (CFFC) 70. No final do primeiro round, ela encaixou um golpe certeiro na cabeça da adversária que, após a avaliação médica, foi impedida de seguir na luta. Assim, Erin saiu campeã por nocaute técnico.
A estreia no Ultimate veio alguns anos depois, em 2021. Erin Blanchfield enfrentou Sarah Alpar no card preliminar do UFC Fight Night: Smith vs. Spann e, ao final do terceiro round, os juízes decretaram, por unanimidade, a vitória de Cold Blooded.
Antes de sua primeira vez no octógono, Blanchfield estava há três lutas sem perder. Após a primeira vitória, Erin continuou a sequência de triunfos dentro do cage. Contudo, em março de 2024, o sangue-frio de Erin parece ter esquentado. A norte-americana perdeu sua invencibilidade ao ser derrotada por Manon Fiorot por decisão dos juízes.
Perfil e estatísticas de Erin Blanchfield
Erin Cold Blooded Blanchfield tem 25 anos, 1,63 m de altura e 56 quilos. Seu estilo de luta mistura o jiu-jitsu brasileiro com técnicas de outras artes marciais. Ou seja, ela tem um jogo forte quando leva a luta para o chão, no entanto, também fica bastante confortável na trocação.
A norte-americana tem um cartel de 12-2-0, sendo duas vitórias por nocaute e outras quatro por finalização: uma guilhotina, uma americana, uma kimura e um mata-leão. Além disso, três de suas conquistas foram ainda no primeiro round, sendo uma por nocaute técnico e as outras duas por submissão.
A precisão do striking de Blanchfield é de 46%, com 1.051 golpes significativos desferidos e 481 conectados (que atingiram efetivamente suas adversárias) e uma média de 5,47 golpes conectados por minuto. Além disso, das 36 quedas que tentou aplicar, ela conseguiu derrubar dez vezes suas oponentes, o que resulta em uma precisão de quedas de 36%.
Erin desferiu a maioria de seus golpes em pé. Foram 342 contra 40 dados no clinch e outros 99 no solo. Cerca de 70% de seus socos, chutes e joelhadas acertaram a cabeça das rivais, enquanto 17% atingiram a região do tronco, e 14%, as pernas.
Suas lutas duram, em média, 12m33, sua taxa de defesa de golpes é de 58% e a de defesa de quedas fica em 81%. Atualmente, ela está em terceiro lugar no ranking dos pesos-mosca femininos do UFC e é a oitava no peso-por peso do Ultimate.