Início » Lutas » UFC » Dustin Poirier: o “diamante” do UFC

Dustin Poirier: o “diamante” do UFC

Publicado em:

Última atualização:

Dustin Poirier, conhecido como “The Diamond”, é um lutador muito respeitado que conquistou fãs por conta do seu talento no octógono do UFC. 

A carreira de Dustin Poirier é marcada por grandes vitórias e por atuações de altíssimo nível.

Nascido em Lafayette, Louisiana, Poirier iniciou sua jornada no MMA em 2009 e não precisou de muito tempo para se destacar com seu estilo agressivo e técnico. Assim sendo, Dustin Poirier fez sua estreia profissional no MMA em 16 de maio de 2009, vencendo Aaron Suarez por nocaute no primeiro round. 

Após construir um recorde inicial de 8-1 em competições regionais, Poirier passou a fazer parte do UFC em janeiro de 2011, derrotando Josh Grispi por decisão unânime em sua primeira luta. 

A carreira do lutador americano na divisão dos penas foi repleta de vitórias importantes sobre Jason Young, Pablo Garza e Max Holloway​. Além disso, Dustin Poirier teve sua primeira luta principal contra Chan Sung Jung, também conhecido como “The Korean Zombie”, em maio de 2012.  Contudo, ele foi derrotado por finalização no duelo.

Mudança de Dustin Poirier para a divisão dos leves

Após uma derrota para Conor McGregor em setembro de 2014, Poirier decidiu mudar para a divisão dos leves, o que foi muito importante para a carreira do lutador.

Com a mudança, Dustin venceu Carlos Diego Ferreira e Yancy Medeiros em suas duas primeiras lutas na nova categoria, ambas por nocaute no primeiro round.

O lutador teve uma série de disputas inesquecíveis na divisão dos leves, inclusive as vitórias contra Anthony Pettis, Justin Gaethje e Eddie Alvarez. 

Estatísticas de Dustin Poirier

Em novembro de 2017, Dustin Poirier venceu Pettis por nocaute técnico e se garantiu como um dos principais nomes da divisão dos leves. 

Além disso, em abril de 2018, ele conquistou uma vitória memorável sobre Gaethje por nocaute técnico no quarto round. A luta ficou marcada entre os fãs por conta da intensidade dos golpes apresentados por Poirier.

Em abril de 2019, Poirier alcançou um marco ao derrotar Holloway para conquistar o título interino dos leves do UFC. 

Já em 2021, Dustin Poirier fez história ao vencer McGregor duas vezes, primeiro por nocaute técnico em janeiro e novamente em julho, após McGregor sofrer uma lesão. Aliás, essa foi a única derrota de McGregor na história do UFC.

Desafios pelo título

Apesar de suas vitórias históricas, Poirier nunca conseguiu vencer um desafio por título no UFC.

Em setembro de 2019, ele foi derrotado por Khabib Nurmagomedov por finalização. 

Já em dezembro de 2021, Dustin teve outra chance de conquistar o título dos leves contra o brasileiro Charles Oliveira, o mundialmente famoso Charles do Bronxs, mas foi novamente encarou uma derrota por finalização.

Quantas vezes Dustin Poirier já ganhou no UFC: estatísticas do lutador

Dustin Porier tem uma marca muito positiva em suas estatísticas no UFC:

  • Total de lutas no UFC: 30
  • Vitórias no UFC: 22
  • Derrotas no UFC: 7
  • No contest: 1
  • Vitórias por nocaute: 16
  • Vitórias por submissão: 8
  • Média de golpes significativos por minuto: 3,39
  • Precisão de golpes significativos: 53%
  • Defesa de golpes significativos: 51%
  • Média de quedas por 15 Minutos: 2,17
  • Precisão de quedas: 40%
  • Defesa de quedas: 55%​