Início » Lutas » UFC » Veja a história do lutador Dominick Cruz

Veja a história do lutador Dominick Cruz

Publicado em:

Última atualização:

Os Estados Unidos é o país que mais possui tradição dentro do UFC. Diversos são os lutadores de qualidade que acabam por sair de lá e Dominick Cruz é um deles. Com um estilo que é baseado em boxe e Jiu-Jitsu, o atleta consegue ter uma movimentação rápida e um excelente trabalho de pés, o que o torna um perigo para qualquer oponente na categoria peso-galo. Hoje com 39 anos, certamente se tornou um dos personagens mais importantes da história da modalidade.

Leia o texto a seguir para descobrir mais sobre a entrada de Dominick no MMA. Além disso, confira qual é o seu recorde em lutas profissionais.

Primeiras lutas de Dominick Cruz

Dominick Rojelio Cruz nasceu na cidade de Tucson, no estado do Arizona. Ele iniciou sua trajetória no MMA em 2005 participando dos torneios Rage in a Cage e Total Combat. Nesse período, acumulou uma sequência absurda de nove vitórias consecutivas.

A sua primeira derrota foi contra Urijah Faber, em 2007. No duelo válido pelo WEC, Faber aplicou uma guilhotina e venceu o cinturão peso-pena. Isso, aliás, fez com que Cruz descesse uma categoria.

Todavia, a revanche de Dominick viria no futuro. Em 2010, o WEC e o UFC se fundiram e, portanto, os atletas que pertenciam ao World Extreme Cagefighting foram transferidos para o Ultimate Fighting Championship. Dessa forma, Dominick Cruz e Faber se encontrariam novamente pela organização de Dana White em 2011.

Começo no UFC e rivalidade com Faber

Depois da primeira derrota para Faber, vale ressaltar que Cruz não perdeu mais por um tempo. Ao todo, foram oito vitórias seguidas do lutador antes de encarar o novo duelo que seria sua estreia no UFC.

A luta aconteceria em 2011 e novamente valeria um cinturão: o de peso-galo. Dessa vez, Cruz saiu vencedor por decisão unânime e vingou o último confronto. Não somente isso, mas deu continuidade à sequência de triunfos seguidos, que chegaria a 13 e superaria o seu recorde de início de carreira.

Além disso, Faber iria enfrentá-lo ainda uma última vez em 2016 e, novamente, Dominick levou a melhor por decisão unânime. Seria o último duelo entre os dois e encerraria a sequência do atleta de Tucson.

Desde então, o lutador possui um recorde de três derrotas e duas vitórias no UFC. A última luta foi contra o equatoriano Marlon Vera em 2022, quando perdeu por nocaute.

Recordes de Dominick Cruz

No total, Dominick Cruz teve 28 lutas ao todo no MMA, com 24 vitórias e quatro derrotas. Já no UFC esteve no octógono em dez ocasiões e venceu sete dos seus duelos.

Além de Marlon Vera,  os americanos Cody Garbrandt e Henry Cejudo o derrotaram.

Defesas de cinturão

Dominick Cruz conquistou o cinturão do WEC em 2010. Ele o defendeu duas vezes e, na segunda, já conquistou o cinturão inaugural da categoria peso-galo no UFC, por conta da fusão das organizações.

Depois disso, defendeu mais duas vezes até vacar seu título, por conta das constantes lesões. Depois de uma ausência de quase três anos, voltou aos octógonos. Em sua segunda luta na volta, voltou a conquistar o cinturão, defendendo mais uma vez, até perdê-lo para Cody Garbrandt.