Início » Lutas » UFC » Qual a diferença entre MMA e UFC? Entenda o que significa cada uma das siglas

Qual a diferença entre MMA e UFC? Entenda o que significa cada uma das siglas

Publicado em:

Última atualização:

MMA e UFC: duas siglas que parecem ter o mesmo significado, mas que são completamente distintas. De forma resumida, MMA é um estilo de luta, enquanto UFC é um campeonato de luta.

No entanto, podemos afirmar que o MMA está contido no UFC

Agora complicou? Então, confira a seguir o que cada sigla significa exatamente e a diferença entre MMA e UFC.

O que é MMA?

MMA é uma sigla em inglês que significa Artes Marciais Mistas (Mixed Martial Arts). Trata-se de um esporte no qual os lutadores podem utilizar técnicas de diferentes modalidades de artes marciais combinadas entre si. Da capoeira ao jiu-jitsu, passando pelo boxe, karatê, kickboxing, muay thai, luta livre, wrestling e outras artes marciais, um lutador pode utilizar todas dentro do ringue.

No entanto, é preciso deixar claro que MMA não é sinônimo de vale-tudo. De fato, em sua origem, o MMA vem de um período em que pessoas advindas de diferentes escolas de luta se enfrentavam em confrontos sem regras ou categorias de peso, nos quais valia, literalmente, de tudo — exceto golpes baixos. 

Após uma série de discussões, o esporte foi regulamentado, nos Estados Unidos. Com isso, criou-se uma série de regras a fim de proteger atletas e o público. Estas, no entanto, podem mudar de um país para o outro. Inclusive, existem países em que o esporte não tem uma regulamentação específica. Nesses casos, as lutas de MMA costumam seguir as regras dos Estados Unidos.

O que é UFC?

Por sua vez, a sigla UFC significa Ultimate Fighting Championship. Trata-se de uma franquia que promove torneios de lutas de MMA. Ou seja, são campeonatos nos quais os atletas treinam diferentes artes marciais e utilizam suas técnicas dentro do octógono para vencer o embate. 

É verdade, porém, que, quando a família Gracie criou o campeonato, ele mais parecia um vale-tudo, em que os lutadores não eram separados por categorias de peso, não havia limite de tempo da luta e cada atleta poderia enfrentar mais de uma luta na mesma noite. 

Hoje em dia, as regras do MMA regem todos os eventos do UFC, em que uma série de golpes é proibida. Além disso, cada embate tem uma duração específica e é acompanhado por um juiz no ringue e outro grupo de juízes que fica fora do cage, além de contar com médicos que verificam as condições de cada lutador ao longo do evento. 

Leia também: Boxe e MMA – qual a diferença entre as modalidades?

Os lutadores se enfrentam em categorias de peso do UFC, ou seja, lutam apenas contra adversários de peso similar ao seu, e o objetivo é se tornar campeão da categoria. 

Afinal, qual é a diferença entre MMA e UFC?

O MMA é uma modalidade de luta; já o UFC é um evento de lutas. Inclusive, não é o único. Existem várias franquias de artes marciais mistas, como o extinto Pride, o Bellator, o Legacy Fighting Alliance (LFA), além do Shooto Brasil e o Jungle Fight, ambos aqui do Brasil.

Além disso, outra diferença entre o MMA e o UFC é que nem todo lutador de MMA luta no UFC, mas basicamente todo lutador do UFC luta MMA — ainda que seja especialista em alguma arte marcial específica.