Início » Lutas » UFC » Saiba quem é Dana White do UFC: o empresário que salvou o campeonato da falência

Saiba quem é Dana White do UFC: o empresário que salvou o campeonato da falência

Publicado em:

Última atualização:

Atual CEO do UFC, Dana White, ou Dana Frederick White Jr., é um empresário estadunidense em que o patrimônio passa de 500 milhões de dólares, sendo a venda de ações com campeonato ou então com seu próprio salário de presidente suas principais fontes de renda, além de também ser dono da Power Slap. 

De origens humildes em New England, ele adquiriu o UFC em 2002, quando o campeonato estava à beira da falência. Mas, de lá para cá conseguiu reverter a situação tão bem que muitos acreditam que o torneio pode lucrar tanto quanto a NFL e a Copa do Mundo da FIFA.

Dana White criou o UFC?

Essa é uma dúvida frequente, ainda mais que White é presidente do campeonato há mais de vinte anos. Porém, a resposta é não, quem criou o UFC em 1993 foi Art Davie, Bob Meyrowitz e Rorion Gracie, que tinham como objetivo encontrar o maior campeão de artes marciais do mundo.

Desse modo, surgiu o torneio que reúne os melhores atletas do mundo em diversas modalidades, como sumo, boxe, karatê, kick boxing, grappling, entre outros esportes de combate.

Inclusive, antes mesmo de Dana White assumir o UFC, o campeonato conseguiu reunir alguns dos maiores lutadores do mundo, o que se deu principalmente por Rorion Gracie, um de seus fundadores, também ser um lendário lutador de jiu-jitsu e membro de uma das famílias mais famosas das lutas no mundo, os Gracies. 

A história do presidente do UFC, Dana White 

Bom, a história de Dana White com o UFC começa basicamente depois de ele trabalhar como empresário de dois veteranos do MMA, Chuck Liddell e Tito Ortiz. Na mesma época, conheceu Bob Meyrowitz, um dos fundadores e donos do campeonato. 

Logo após, soube que Bob queria vender o UFC, o que o fez contatar Lorenzo Fertitta, seu ex-amigo de infância e então executivo da Station Casinos. Naquele tempo, Fertitta também já tinha sido comissário da Comissão Atlética do Estado de Nevada. 

Desse modo, Dana White convenceu Lorenzo e seu irmão mais velho a comprarem com ele o UFC. Depois, tornaram-no auxiliar da Zuffa e votaram para que ele assumisse a presidência do torneio. No total, adquiriram o UFC por cerca de dois milhões de dólares.

Atualmente, este valor parece ser um absurdo de baixo. Porém, é preciso entender que naquela época o que restava do UFC era um octógono e os direitos de propriedade intelectual e de marca, além de alguns poucos contratos. Ou seja, estavam em plena falência.  

Como o empresário salvou o campeonato? 

De início, recebeu 10% de participação no negócio e, junto dos irmãos Fertitta, reformulou o MMA do UFC, tornando-o um esporte de maior organização e segurança, o que aumentou a credibilidade do torneio e permitiu a realização de eventos como o UFC Fight Night e o UFC PPV.

Além disso, sob a liderança de Dana White, o UFC tornou-se uma das marcas esportivas mais rentáveis do mundo, com uma expansão global enorme. 

Desse modo, o crescimento do UFC em números foi impressionante, já tendo alcançado a marca de 1,1 bilhão de lares em todo o mundo. Por fim, White também lançou o UFC Fight Pass, um serviço de assinatura do campeonato que aumentou ainda mais a lucratividade da empresa.