Início » Lutas » UFC » Descubra como foi a trajetória de Cris Cyborg no UFC

Descubra como foi a trajetória de Cris Cyborg no UFC

Publicado em:

Última atualização:

Dentre os maiores lutadores de MMA do Brasil, Cris Cyborg, ex-UFC é certamente uma das que mais merecem destaque. Da mesma forma que Anderson Silva, José Aldo e Amanda Nunes, é uma das atletas mais bem-sucedidas no esporte. Ela bateu diversos recordes e seu histórico de lutas na modalidade chega a ser invejável. Ademais, o seu currículo nesse mundo é um dos mais impressionantes, tanto no lado feminino quanto no masculino, e ele prova que a lutadora viciada em vencer.

O início de Cris Cyborg

Cristiane Justino Venâncio, conhecida como Cris Cyborg no UFC e mundo das artes marciais, nasceu na cidade de Curitiba em 1985. A atleta começou no esporte desde cedo. Quando era criança, jogava handebol durante boa parte do tempo e, inicialmente, após terminar o colégio, sua intenção era fazer faculdade em educação física para virar handebolista profissional.

Todavia, isso mudou quando, durante uma partida que ela participava, foi abordada por um professor de muay thai, que dizia que ela teria potencial para entrar no mundo das lutas. Dessa forma, ao invés de seguir carreira no outro esporte, decidiu ouvir o professor e começou a treinar junto com ele.

A partir disso, ao completar 19 anos, em, 2005, fez sua primeira luta pelo MMA em uma luta de vale-tudo. No entanto, iria firmar o contrato com o UFC apenas muitos anos mais tarde, em 2016.

Cris Cyborg no UFC

Como dito antes, a carreira de Cris Cyborg no UFC não foi tão longa. Ela permaneceu na organização comandada por Dana White de 2016 a 2019, entretanto, não deixou de fazer sucesso enquanto estava lá. No total, disputou sete lutas e conquistou seis vitórias. Chegou, inclusive, a ser campeã do peso-pena feminino em 2017, após derrotar a americana Tonya Evenger por nocaute técnico.

A sua única derrota foi para outra brasileira, Amanda Nunes, em 2018. Em entrevista no ano passado, aliás, ela criticou Amanda por não ter dado uma oportunidade de revanche a ela. E como a “Leoa” anunciou sua aposentadoria, dificilmente isso ocorrerá.

Polêmicas

Além de curta, a passagem de Cris Cyborg no UFC foi recheada de controvérsias. Uma delas ocorreu em 2016, quando foi pega em um teste de doping realizado ainda em 2012. A lutadora foi inocentada no início de 2017, mas acabou não podendo disputar o cinturão inaugural da categoria peso-pena.

Ademais, após ser derrotada por Amanda, teve um desentendimento com Dana White. Dana afirmou, em entrevista, que Cris não desejava uma revanche depois da luta acabar, algo que foi desmentido pela própria curitibana.

Carreira no MMA

Mesmo sem uma trajetória longeva no UFC, Cris Cyborg não deixa de ser uma das melhores lutadoras de toda a história. Possui 27 vitórias e apenas 2 derrotas em toda carreira. Além de Amanda, perdeu somente para Érica Paes, na partida mencionada anteriormente que marcou a sua estreia na modalidade. Diante disso, em uma boa parte das listas feitas com os grandes nomes, é de se esperar que ela ocupe as primeiras colocações.

Atualmente, Cris está no Bellator. Sua última luta foi em outubro de 2023, quando derrotou Cat Zingano por nocaute técnico no primeiro round.