Um dos principais nomes do UFC (Ultimate Fighting Championship), Volkan Oezdemir é um exemplo de determinação no mundo do MMA (Artes Marciais Mistas). Isso porque, sua carreira sempre contou com vitórias marcantes, alguns desafios superados e busca por excelência no que faz. Com um estilo de luta agressivo, ele acaba se destacando nos pesos meio-pesados, principalmente por seus nocautes. Confira abaixo a sua trajetória!
Carreira de Volkan Oezdemir
Nascido em Friburgo, na Suíça, Volkan Oezdemir é um lutador que ascendeu muito rápido na divisão dos meio-pesados do UFC. Por causa disso e pela rapidez na finalização dos embates, acabou recebendo o apelido de “No Time”. Além disso, vale observar que trata-se de um atleta que começou com o kickboxing antes de fazer a transição para o MMA.
Volkan Oezdemir iniciou sua carreira no MMA ainda em 2010. O lutador rapidamente acumulou ótimos números em competições menores. Sua experiência no kickboxing, onde possui um recorde invicto de 5-0, foi crucial para desenvolver suas habilidades de striking. Em 2014, então, ele fez sua estreia na maior competição de kickboxing da Europa, a SUPERKOMBAT, tendo chamado atenção por suas performances dominantes.
Chegada e desenvolvimento no UFC
Posteriormente, em fevereiro de 2017, Volkan Oezdemir estreou no UFC. Logo de cara, ele enfrentou Ovince Saint Preux, um lutador bem estabelecido na divisão dos meio-pesados. O suíço venceu o adversário por meio de uma decisão dividida, o que foi um feito significativo, pois colocou Oezdemir no patamar dos competidores sérios. Mais tarde, o lutador conseguiria vitórias por nocaute contra Misha Cirkunov e Jimi Manuwa, sendo o último em apenas 42 segundos. Como resultado, ganhou seu primeiro bônus de “Performance da Noite”.
Aliás, é interessante destacar que, ao longo de sua carreira, Volkan Oezdemir acumulou várias honrarias e prêmios que evidenciaram seu talento e dedicação ao esporte. Por exemplo, ele recebeu o prêmio de “Performance da Noite” três vezes no UFC. Além disso, foi nomeado o “Novato do Ano” de 2017 por várias publicações especializadas, incluindo Sherdog e MMAjunkie.com. Resgatando o embate citado anteriormente, sua vitória sobre Jimi Manuwa foi considerada uma das melhores performances daquele ano.
Após uma sequência inicial de sucesso, Volkan Oezdemir enfrentou uma série de desafios no mundo da luta. Em janeiro de 2018, por exemplo, o lutador teve a oportunidade de disputar o título dos meio-pesados contra Daniel Cormier, em evento no UFC 220. No entanto, ele acabou perdendo o confronto, porém a experiência foi fundamental para seu desenvolvimento posteriormente, já que ele também desenvolveu lesões que testaram sua confiança.
Estilo de luta e treinamento
O estilo de luta de Volkan Oezdemir tem como característica um striking forte e de muita precisão. Isso é evidenciado no seu número de vitórias, já que 13 dos 20 triunfos profissionais foram por nocaute. Além do striking, Oezdemir tem trabalhado para melhorar seu jogo de chão, principalmente o trabalho de pés. Em setembro de 2023, por exemplo, ele conquistou uma vitória por finalização sobre Bogdan Guskov, mostrando que os treinamentos de submissões estão surtindo efeito. Vale destacar ainda que ele sempre dá ênfase na importância do preparo físico e mental, associando seus resultados à essas características.
O 2024 de Volkan Oezdemir
Depois de enfrentar uma série de desafios, Volkan Oezdemir voltou a vencer em 2024. No mês de junho, por exemplo, o lutador nocauteou Johnny Walker no primeiro round, ganhando outro um bônus de “Performance da Noite”. A vitória foi muito importante para ele, pois fez com que ele voltasse a ganhar atenção como potencial postulante ao título.