Início » Lutas » UFC » Como conseguir um cinturão do UFC e quem são os atuais campeões

Como conseguir um cinturão do UFC e quem são os atuais campeões

Publicado em:

Última atualização:

Quem entra no mundo das artes marciais mistas, geralmente tem um objetivo em mente: conquistar um título. E para aqueles que sonham em lutar no Ultimate Fighting Championship, esse título tem nome e sobrenome: o cinturão do UFC na categoria do atleta. Se por um lado, a conquista traz inúmeras glórias ao lutador, por outro, o caminho até ele não é nada simples.

A seguir, você pode conferir o que é preciso para ter um cinturão do UFC, quais são os atuais campeões e os brasileiros que têm um título para chamar de seu.

Quem tem ou quem está com o cinturão do UFC: qual o correto?

Para começar, o título de campeão do Ultimate é algo que muda constantemente. Isso porque a cada disputa ou defesa de cinturão, o campeão pode simplesmente mudar, afinal, quem ganha a luta é quem fica com o título. Ou seja, um lutador que ganhou hoje um cinturão pode, na luta seguinte – a chamada defesa de título –, perder o combate e, por consequência, perder o título. 

Assim, o correto é afirmar que determinado atleta está com o cinturão, afinal, por mais tempo que ele passe sendo o campeão, algum dia ele poderá perder. Exemplo disso é o brasileiro Anderson Spider Silva. Ele defendeu seu título de campeão dos pesos-médios dez vezes e teve o maior reinado da história do UFC, ficando com o cinturão por mais de dois mil dias, entre 2006 e 2013. No entanto, eventualmente ele foi derrotado por Chris Weidman, perdendo junto o título de campeão da categoria. 

Vale destacar que cada organização de torneios de MMA tem suas próprias regras, e nem todas têm essa defesa de cinturão a cada luta. A PFL, por exemplo, tem uma disputa de cinturão por ano apenas. Se o dono perder antes da final da liga, ele deixa de ser o campeão e o título fica sem dono até a grande final.

O caminho rumo ao cinturão

No Ultimate Fighting Championship, cada categoria de peso, tanto masculina quanto feminina, tem um dono de cinturão. Para se tornar um campeão do Ultimate, antes de tudo, é preciso conseguir um contrato com a organização. Isso é possível por meio de participação em programas como o Dana White’s Contender Series ou o The Ultimate Fighter. Ou então, é preciso demonstrar um excelente histórico de lutas a ponto de impressionar os chefes da organização.

Uma vez participando do UFC, o caminho até a disputa do título pode ser longo ou curto: tudo depende do desempenho do atleta dentro do octógono. Quanto mais vitórias e lutas impressionantes um lutador tiver, mas rapidamente ele poderá ganhar a chance de enfrentar o atual campeão. 

Então, quando a organização acredita que o atleta tem condições de disputar o título – e que o público também quer isso, a luta é marcada, E caso o lutador consiga vencer, se torna o novo dono do cinturão. 

Os cinturões que o Brasil tem no UFC

Além de Anderson Silva, o Brasil tem uma longa lista de donos de cinturões ao longo da história do UFC. Dentre eles, podemos destacar Vitor Belfort, Lyoto Machida, José Aldo, Júnior Cigano, e outros. Já entre as mulheres, nomes como Cris Cyborg, Jéssica Bate-Estaca se destacam, além de Amanda Nunes, que se aposentou das lutas como dona não apenas de um, mas de dois cinturões em categorias de peso diferentes.

Em 2024, dois lutadores representam o Brasil na lista dos campeões do UFC: Alexandre Pantoja, no peso-mosca; e Alex Pereira no meio-pesado. 

Atuais donos de cinturão do UFC

Campeões do UFC – Homens
CategoriaVencedor
Peso-moscaAlexandre Pantoja
Peso-galoMerab Dvalishvili
Peso-penaIlia Topuria
Peso-leveIslam Makhachev
Peso meio-médioBelal Muhammad
Peso-médioDricus du Plessis
Peso meio-pesadoAlex Pereira
Peso-pesadoJon Jones
Campeões do UFC – Mulheres
CategoriaVencedora
Peso-palha femininoZhang Weili
Peso-mosca femininoValentina Schevchenko
Peso-galo femininoRaquel Pennington