Charles de Oliveira, ou Charles do Bronx como ficou conhecido popularmente, é um lutador de MMA e jiu-jitsu brasileiro, conhecido por seu estilo agressivo e grande habilidade técnica no ringue. Caiçara nascido no Guarujá, Bronx compete na categoria peso-leve do Ultimate Fighting Championship (UFC), sendo atualmente o maior finalizador da história da organização.
Ao longo da carreira, Charles acumulou 34 vitórias, sendo 21 por finalização e dez por nocaute, um recorde histórico. Com o cinturão, não poderia ser diferente. Para conquistar o título em 2021, Do Bronx precisou passar por 28 lutas, se mantendo como o top um dos atletas que fez mais lutas, até conquistar um cinturão linear UFC.
Neste conteúdo, vamos falar sobre Charles do Bronx, o cinturão do peso-leve e a trajetória do atleta, de campeão e defensor do título, até ser destronado em 2022. Continue a leitura.
Quantos cinturões tem Charles do Bronx?
Foram 13 anos de carreira, sendo dez deles no UFC, até que Charles do Bronx conseguisse levar o cinturão dos pesos-leve para casa. O brasileiro enfrentou e venceu o americano Michael Chandler por nocaute no UFC 262, em 2021, conseguindo se tornar o campeão da categoria.
Mas os desafios de Do Bronx não terminaram por aí!
Para quem Charles do Bronx perdeu o cinturão?
Quase um ano depois da conquista do título, cinco meses após a defesa do cinturão contra Dustin Poirier, Charles do Bronx perdeu o cinturão e foi destituído da posição de campeão. Ao pesar 200g acima do permitido para a categoria, o brasileiro passou a posição para o norte-americano Justin Gaethje.
Portanto, com a destituição da posição de campeão, Charles precisava reconquistar seu lugar, adquirindo o direito de reaver o cinturão, e assim ele fez. No UFC 274, Bronx ganhou no confronto com Gaethje por finalização, o que acabou deixando o título vago, dando ao brasileiro a oportunidade de brigar pelo cinturão com o russo Islam Makhachev em 2022.
Charles do Bronx: buscando reaver o título
A oportunidade que Charles do Bronx tanto aguardava chegou no UFC 280. Todos os fãs do esporte do mundo mantiveram os olhos vidrados na disputa pelo título, muitos aguardando por uma reviravolta do brasileiro. No entanto, a noite não foi das melhores para o atleta.
Com direito à famosa locução de Bruce Buffer, os atletas viram a arena lotada ovacionar um confronto intenso pelo cinturão. De um lado, o russo, que parecia estudar minuciosamente as investidas ágeis de Charles. Do outro, o brasileiro, que manteve seu estilo agressivo, avançando e se movimentando bem.
A pressão contra Do Bronx era muito grande, afinal Makhachev é dono de uma habilidade técnica muito grande. Como resultado disso, com uma finalização muito bem encaixada, o russo levou a melhor e venceu o confronto.
Atualmente, Charles de Oliveira é o 12º no ranking oficial ponto a ponto do UFC, à frente de nomes como Aljamain Sterling, Sean Strickland e Tom Aspinall.