Duas coisas que mudam com bastante frequência no Ultimate Fighting Championship são o ranking dos lutadores e os campeões de cada categoria de peso. Afinal, os cinturões são extremamente almejados pelos lutadores, e estão sempre em disputa. A seguir, confira a lista de campeões do UFC em julho de 2024.
Campeões do UFC entre os homens
Peso-mosca: Alexandre Pantoja
O brasileiro Alexandre “Canibal” Pantoja é o dono do cinturão dos moscas desde 2023, quando derrotou Brandon Moreno em uma decisão dividida dos juízes. Desde então, foram duas defesas de título, com Pantoja mantendo-se como campeão. Seu cartel é de 28-5-0.
Peso-galo: Sean O’Malley
Com um visual único e um cartel de 18-1-0, o norte-americano é um recente campeão do peso-galo. Em agosto de 2023, ele conquistou o título ao derrotar Aljamain Sterling. Em seguida, defendeu o cinturão apenas uma vez, mantendo-o.
Peso-pena: Ilia Topuria
Invicto em sua carreira, o georgiano tem cinco vitórias por nocaute e nove no primeiro round. O “El Matador” entrou recentemente para a lista de campeões do UFC após vencer Alexander Volkanovski em fevereiro de 2024.
Peso-leve: Islam Makachev
Com um cartel de 26-1-0, o russo ganhou o cinturão em 2022, após derrotar o brasileiro Charles “Do Bronx” Oliveira por submissão no segundo round. Desde então, já defendeu o título três vezes. Além de ser um dos campeões do UFC, Makachev também é o número 1 no ranking peso-por-peso.
Peso meio-médio: Leon Edwards
O jamaicano naturalizado britânico é o dono do cinturão de sua categoria desde 2022, quando derrotou ninguém menos do que o “Pesadelo Nigeriano” Kamaru Usman. Usman ainda tentou uma revanche, mas perdeu novamente e Edwards defendeu o título uma terceira vez. Entretanto, segue firme e forte como campeão.
Peso-médio: Dricus du Plessis
O sul-africano tem um cartel de 21-2-0 e acabou de conquistar o cinturão de sua categoria ao derrotar Sean Strickland em janeiro de 2024. Mas o título veio com uma decisão dividida dos juízes. Então, em agosto deste ano, Dricus defenderá o cinturão pela primeira vez contra Israel Adesanya.
Peso meio-pesado: Alex Pereira
O segundo brasileiro entre os campeões do UFC é Alex “Poatan” Pereira, e o título foi suado. Primeiro, Poatan o tirou de Adesanya para, em seguida, perdê-lo na revanche. Mas, em 2023, Poatan se tornou campeão novamente ao tirar o cinturão do checo Jiří Procházka e, desde então, segue dono do cinturão.
Peso-pesado: Jon Jones
Especialista em wrestling, muay thai e striking, o que Jon Jones tem de completo, tem de polêmico. No entanto, com um cartel de 27-1-0, o norte-americano é um dos mais longevos campeões do UFC. Isso porque ele conquistou o título dos pesos-pesados em 2011 e, de lá para cá, já foram 15 defesas de cinturão ganhas.
Campeões do UFC entre as mulheres
Peso-palha: Zhang Weili
A chinesa já ganhou (e perdeu) o título de campeã da categoria diversas vezes. A primeira foi em 2019, quando ela derrotou a brasileira Jessica Andrade com um nocaute. Em seguida, em 2021, ela perdeu o cinturão para Rose Namajunas, mas o reconquistou em 2022, derrotando a polonesa Joanna Jedrzejczyk.
Peso-mosca: Alexa Grasso
A striker tem um cartel de 16-3-1 e conquistou o cinturão em 2013 após derrubar Valentina Shevchenko por finalização. As duas se reencontraram no mesmo ano para uma revanche, no entanto, a luta terminou em um polêmico empate com decisão dividida dos técnicos. Alexa Grasso também é a número 1 no ranking peso-por-peso feminino.
Peso-galo: Raquel Pennington
Com um cartel de 16-9-0, Raquel “Rocky” Pennington conquistou o cinturão de sua categoria em janeiro de 2024, após bater a brasileira Mayra Bueno Silva em decisão unânime dos juízes.