Por anos, o cinturão meio-pesado do UFC foi disputado por alguns dos maiores nomes da categoria. Se você é uma pessoa que ama esse esporte, é ideal ficar sabendo quem é o campeão meio-pesado do UFC atualmente.
Vale lembrar que a categoria meio-pesado é disputada por lutadores entre 85 kg e 93 kg. O primeiro vencedor dessa categoria foi o lutador dos Estados Unidos, Frank Shamrock, em 1997. Desde então, ela revelou outros grandes nomes da luta. Por isso, vamos entender quem é o campeão meio-pesado atualmente.
Quem é o atual campeão meio-pesado UFC
Alex “Poatan” Pereira é o atual campeão dessa categoria, tendo o cinturão desde 2023. O atleta é ex-kickboxer e é do nosso país, representando o Brasil no ringue. Além disso, Alex foi duplo campeão mundial de MMA no UFC. No kickboxing, Poatan foi campeão pela categoria meio-pesado e médio.
Sendo assim, ele foi o único lutador com o título de Glory em duas categorias de peso, ao mesmo tempo. Poatan é uma revelação recente do UFC, tendo iniciado no esporte apenas em 2021. Já em sua estreia pela organização, ele venceu contra seu adversário em um nocaute técnico durante o segundo round.
Em 2023, Poatan conquistou o cinturão UFC da categoria ao derrotar Jiří Procházka em novembro daquele ano. No segundo round, Poatan venceu por nocaute técnico. Além disso, sua atuação na luta rendeu a ele o prêmio Performance da Noite.
Já em 2024, Poatan teve que defender seu título contra Jamahal Hill no UFC 300. Logo no primeiro round, o brasileiro venceu a luta após um gancho de esquerda no adversário.
Quem foram os outros campeões do meio-pesado?
Além de Poatan, diversos outros nomes já tiveram o cinturão da categoria. A seguir, conheça os antigos nomes do meio-pesado.
Frank Shamrock
O primeiro vencedor do título foi Shamrock, em 1997. O lutador derrotou Kevin Jackson no Ultimate Japão e conquistou o cinturão inaugural da categoria. Além disso, Shamrock manteve esse título até 1999, quando anunciou o término de sua carreira.
Tito Ortez
Tito precisou derrotar Wanderlei Silva no UFC 25 em 2000 para conquistar o cinturão vago do peso meio-pesado do UFC. Ortez manteve esse cinturão até 2003, quando Randy Couture o derrotou pelo título.
Randy Couture
Em 2003, Randy disputou com Tito Ortez pelo cinturão linear peso meio-pesado do UFC e venceu. Ele manteve o cinturão por pouco tempo, já que Vitor Belfort, do Brasil, levou o título já no começo de 2004.
Vitor Belfort
Vitor conquistou o cinturão de Randy, porém os lutadores se enfrentaram novamente e Couture obteve o cinturão mais uma vez. Tudo isso ocorreu no mesmo ano de 2004.
Chuck Liddell
Chuck derrotou Randy em 2005 e se tornou o campeão meio-pesado UFC daquele ano. Liddel precisou defender o título contra Jeremy Horn, Randy Couture, Renato Sobral e Tito Ortiz.