Início » Lutas » UFC » Brandon Royval: trajetória no UFC e estatísticas do lutador

Brandon Royval: trajetória no UFC e estatísticas do lutador

Publicado em:

Última atualização:

Brandon Royval é um lutador profissional de MMA americano que se destaca na divisão peso-mosca do Ultimate Fighting Championship (UFC). Ele compete profissionalmente desde 2012.

A seguir, veja sua trajetória e quais são as estatísticas dele no seu cartel atualmente.

Qual faixa é Brandon Royval?

Com experiência no jiu-jitsu, ele detém a faixa preta na categoria, estando atualmente atrás de Mario “Busy” Correa. No entanto, Brandon se destacou principalmente por sua habilidade na luta brasileira.

Trajetória de Brandon Royval no UFC

Antes de lutar profissionalmente, Brandon treinou jiu-jitsu brasileiro e Muay Thai desde os 15 anos de idade. Através disso, sua paixão pelas lutas começou. Royval teve sua primeira luta amadora aos 18 anos, tendo acumulado um recorde de 5-0. 

Iniciando sua carreira profissional em 2012, ele conseguiu um recorde de 8-3 lutando principalmente pela Legacy Fighting Alliance. Além disso, teve a chance de disputar o título interino dos pesos-mosca da LFA contra Casey Kenney, mas perdeu por decisão unânime. 

Em seguida, Royval enfrentou o veterano do UFC, Joby Sanchez, no LFA 65 em 3 de maio de 2019, vencendo por finalização com um armlock no primeiro round. Ele estava programado para enfrentar Jared Scoggins pelo título vago dos pesos-mosca da LFA em 22 de novembro de 2019, porém, Scoggins desistiu da luta. 

Nate Williams foi o substituto e Royval conquistou o título dos pesos-mosca da LFA com uma finalização por armlock no primeiro round. Depois disso, Royval obteve a oportunidade de entrar para o UFC oficialmente.

Ultimate Fighting Championship

Royval fez sua estreia no UFC em 30 de maio de 2020, no UFC on ESPN: Woodley vs. Burns contra Tim Elliott. Ele venceu a luta por finalização no segundo round, ganhando o prêmio de Luta da Noite na sua primeira disputa. O americano enfrentou Kai Kara-France em 27 de setembro de 2020 no UFC 253. 

Após ambos os lutadores serem derrubados no primeiro round, Royval venceu por finalização no segundo round, recebendo novamente o prêmio de Luta da Noite. Royval substituiu Alex Perez contra Brandon Moreno em 21 de novembro de 2020 no UFC 255. Ele perdeu a luta por nocaute técnico no primeiro round.

Brandon enfrentou Alexandre Pantoja em 21 de agosto de 2021 no UFC on ESPN 29. Porém, terminou perdendo por finalização com um mata-leão no segundo round. Royval enfrentou Rogério Bontorin em 15 de janeiro de 2022 no UFC on ESPN 32, vencendo por decisão dividida.

Em uma das suas lutas mais recentes, Royval teve uma revanche com Alexandre Pantoja pelo título dos pesos-mosca do UFC em dezembro de 2023 no UFC 296. Porém, perdeu a luta por decisão unânime.

Sua disputa mais recente foi no dia 24 de fevereiro de 2024. Ele enfrentou Brandon Moreno e acabou vencendo por decisão dividida.

Cartel de Royval em 2024

Desde o dia 27 de fevereiro de 2024, ele está classificado como o número 1 no ranking dos pesos-mosca do UFC. Atualmente, seu cartel é composto por 16 vitórias e sete derrotas. A maior parte destas é por finalização, sendo 56% de seu cartel. Brandon não tem lutas marcadas para os próximos meses.