Início » Lutas » UFC » Amanda Ribas no UFC: veja a trajetória e estatísticas da lutadora

Amanda Ribas no UFC: veja a trajetória e estatísticas da lutadora

Publicado em:

Última atualização:

Amanda Ribas é uma das brasileiras que mais chamam atenção no UFC. Ela é destaque na categoria e atualmente ocupa a 9ª posição no ranking do peso-mosca feminino. A seguir, entenda a trajetória e as estatísticas da lutadora brasileira, bem como qual foi sua carreira antes de entrar no UFC.

Qual foi a trajetória de Amanda Ribas no UFC?

Antes de ingressar no UFC, Amanda já tinha familiaridade com as lutas devido à influência de seu pai, Marcelo Ribas. Ele é um treinador de judô, jiu-jitsu e Muay Thai. Observando o pai treinar equipes de judô no Brasil, Amanda decidiu seguir seus passos e se juntar ao esporte. No entanto, devido a lesões no joelho, ela precisou interromper seus treinamentos e competições por alguns anos.

Após um período de pausa, Amanda retomou os treinos e as competições ao ver seus colegas se preparando para um torneio de MMA. Em 2014, ela deu início à sua carreira no MMA ao participar do Campeonato Mundial IMMAF, competindo na categoria peso-mosca feminino e realizando a maioria de suas lutas no Brasil. Antes de ser contratada pelo UFC, ela acumulou um registro de 6-1 em sua carreira.

Sua estreia no UFC estava marcada para o The Ultimate Fighter 25 Finale em 7 de julho de 2017, no qual enfrentaria Juliana Lima. No entanto, ela foi retirada da luta pela USADA devido a uma potencial violação antidoping.

Inicialmente, Amanda recebeu uma suspensão de dois anos após testar positivo para Ostarine, mas a suspensão foi encerrada em 3 de maio de 2019. Isso ocorreu porque a USADA determinou que o teste positivo foi resultado do uso de um suplemento dietético contaminado.

Carreira no UFC

Em sua estreia no UFC, Amanda enfrentou Emily Whitmire em 29 de junho de 2019, no UFC on ESPN 3. Ela venceu a luta por finalização com um mata-leão no segundo round. Após isso, em 12 de outubro de 2019, Amanda enfrentou Mackenzie Dern no UFC Fight Night: Joanna vs. Waterson. Ela venceu a disputa por decisão unânime.

Algumas de suas lutas mais recentes ocorreram no ano de 2023. A lutadora enfrentou Viviane Araújo em 4 de março de 2023 no UFC 285 e venceu por decisão unânime. Além disso, ela enfrentou Maycee Barber em 24 de junho de 2023 no UFC on ABC 5. Ela perdeu a luta por nocaute técnico no segundo round.

Sua última luta ocorreu em 2024. Amanda enfrentou a ex-campeã de peso-palha do UFC, Rose Namajunas, em 23 de março de 2024, no evento principal do UFC on ESPN 53. Porém, ela perdeu a luta por decisão unânime. Atualmente, a lutadora não tem nenhuma luta marcada para os próximos meses.

Quais são as estatísticas da lutadora até agora?

Atualmente, Amanda conta com 12 vitórias em sua carreira e cinco derrotas. A maioria de suas vitórias é feita por decisão de juízes, compondo 42% do seu cartel. Já suas derrotas são na maioria por conta de nocautes técnicos, sendo 60%. Outros 40% das suas derrotas foram por decisão dos juízes. Além disso, ela faz parte da Marcelo Ribas Team, a equipe do seu próprio pai.