No último sábado (5), o brasileiro Alex Pereira, mais conhecido como Alex Poatan, colocou seu cinturão de campeão dos meio-pesados à prova no UFC 307. No octógono, ele enfrentou o norte-americano Khalil Rountree em uma luta simplesmente emocionante. Enquanto muitos pensaram que dessa vez Poatan não fosse conseguir manter o título, o brasileiro reagiu e mostrou por que é o rei de sua categoria e o número dois no ranking peso por peso do Ultimate.
Além de Alex Pereira, os brasileiros José Aldo e Ketlen Vieira também lutaram no evento, no entanto deixaram o octógono derrotados. Por fim, na outra disputa de cinturão da noite, na categoria peso-galo feminino, a norte-americana Raquel Pennington não conseguiu manter o título diante de Julianna Peña.
A seguir, saiba com detalhes como foi a luta entre Poatan e Rountree.
UFC 307: Alex Poatan vacila, mas nocauteia Khalil Rountree
A primeira vez em que Alex Pereira conquistou o título dos meio-pesados do UFC foi em 2022, ao derrotar Israel Adesanya. No entanto, na luta de revanche, Adesanya nocauteou o brasileiro e pegou seu cinturão de volta. Depois disso, Poatan só voltou a ser o campeão da categoria em 2023, após tirá-lo de Jiří Procházka. Desde então, ele já entrou no octógono três vezes ao longo de 2024 para defender seu título.
E a defesa mais recente de Poatan foi no UFC 307. O público se surpreendeu com a escolha de Khalil Rountree como oponente. Mas quando todos esperavam uma vitória fácil de Poatan, o norte-americano surpreendeu. Em uma luta 100% em pé, Rountree chegou com superioridade visível, conectando mais golpes e sem dar a Poatan nenhum espaço para reação.
Assim, ao longo dos dois primeiros rounds, tudo o que o brasileiro conseguia fazer era se defender das investidas de seu oponente. Apesar disso, Poatan ainda encaixou alguns socos e chutes, mas sem muita efetividade.
Foi a partir do terceiro assalto que o campeão “acordou para a vida” e começou a demonstrar os primeiros sinais de reação. Enquanto Khalil seguia empenhando toda sua força, Poatan permaneceu tranquilo. O que se viu, então, foi um Rountree cada vez mais cansado enquanto Alex começava a crescer na luta.
No quarto assalto, foi a vez de o brasileiro mostrar seu poder de ataque. Alex Poatan simplesmente massacrou o rosto de Rountree, aplicando uma sequência pesadíssima de socos, machucando bastante seu rival. Vendo que Khalil estava cada vez mais sem reação, o brasileiro seguiu castigando o adversário e não parou de bater até que o juiz interrompeu a luta faltando cerca de um minuto para o fim do round e declarou a vitória de Alex Poatan por nocaute técnico.
Após o UFC 307, Alex Poatan não apenas se mantém dono do cinturão dos meio-pesados, como também se torna o campeão a ter três defesas bem sucedidas no menor espaço de tempo — Alex nocauteou também Jamahal Hill, em abril, e Jiri Procházka, em junho. A marca antes pertencia à Ronda Rousey.
Tabela estatísticas Alex Poatan e Khalil Rountree no UFC 307
Alex Poatan | Totais da luta | Khalil Rountree |
129 | Total de golpes | 62 |
127 | Golpes significativos | 61 |
1 | Knockdowns | 0 |
0 | Quedas | 0 |
0 | Tentativa de finalização | 0 |
0 | Raspagens | 0 |
Destaques do UFC 307 além do nocaute de Alex Poatan
Raquel Pennington vs. Julianna Peña
A segunda luta principal da noite também foi uma disputa de cinturão, mas da categoria peso-galo feminino. Na ocasião, a venezuelana Julianna Peña desafiou Raquel Pennington pelo título de campeã.
A luta durou todos os cinco rounds e, ao final, dois dos três juízes deram a vitória para Peña, que se tornou a nova campeã da categoria. Na entrevista após o confronto, Julianna lançou o desafio para a brasileira Amanda Nunes, atualmente aposentada do UFC que deixou o Ultimate como campeã unificada das categorias peso-pena e pego-falo feminino.
A derrota polêmica de José Aldo e a atuação fraca de Ketlen Vieira
O integrante do Hall da Fama do UFC e ex-campeão e astro do peso-pena do UFC José Aldo também entrou no octógono durante o UFC 307. Na ocasião, Aldo enfrentou Mario Bautista em sua segunda luta após subir de categoria, combatendo agora no peso-galo.

Aldo mostrou seu típico jogo na luta, indo com força para cima do oponente — a ponto de quase conseguir um nocaute no segundo round. No entanto, a tática de Bautista de fugir da trocação e arrefecer o combate, prendendo José Aldo contra a grade sempre que possível, acabou dando resultado.
Muito embora o público vaiasse de forma veemente a forma de Mario de lutar, os juízes entenderam que ele foi melhor no confronto. Assim, ao final do último assalto, deram a vitória para ele.
Todavia, na plateia e nas redes sociais, anônimos e famosos se mostraram contrariados com a decisão. Até mesmo nomes como Conor McGregor, que várias vezes atacou José Aldo, saíram em defesa do brasileiro, afirmando que a decisão foi errada. Outros lutadores como Renato Moicano, Mike Davos e Miesha Tate também defenderam o brasileiro, pedindo mais respeito ao lutador.
Por fim, outra brasileira a participar do evento foi Ketlen Vieira, na categoria peso-galo feminino. Ela enfrentou Kayla Harrison, “novata” no UFC se compararmos aos quase dez anos de Ultimate de Ketlen — que luta na organização desde 2016. Mas, na contramão de Alex Poatan, ainda assim, não deu para Ketlen. Apesar de, em alguns momentos, a brasileira conseguiu conectar bons golpes, a ponto de machucar o rosto da oponente, Kayla foi superior em toda a luta.
Assim, na decisão dos juízes, Harrison foi a campeã e segue como favorita a disputar o cinturão da categoria em breve.
Resultados do UFC 307
Card principal
- Alex Poatan venceu Khalil Rountree Jr por nocaute técnico aos 4min32s do quarto round
- Julianna Peña venceu Raquel Pennington por decisão dividida
- Mario Bautista venceu José Aldo por decisão dividida
- Roman Dolidze venceu Kevin Holland por nocaute técnico aos 5min do primeiro round
- Kayla Harrison venceu Ketlen Vieira por decisão unânime
Card preliminar
- Joaquin Buckley nocauteou Stephen Thomppson aos 2min27s do terceiro round
- Iasmin Lucindo venceu Marina Rodriguez por decisão dividida
- Alexander Hernandez venceu Austin Hubbard por decisão dividida
- Cesar Almeida venceu Ihor Potieria por decisão unânime
- Ryan Spann finalizou Ovince Saint Preux por finalização aos 1min35s do primeiro round
- Tecia Pennington venceu Carla Esparza por decisão unânime
- Court McGee venceu Tim Means por finalização aos 3min19s do primeiro round