Início » Lutas » UFC » Alex Poatan no UFC 307: veja o nocaute em Khalil Rountree

Alex Poatan no UFC 307: veja o nocaute em Khalil Rountree

Publicado em:

Última atualização:

No último sábado (5), o brasileiro Alex Pereira, mais conhecido como Alex Poatan, colocou seu cinturão de campeão dos meio-pesados à prova no UFC 307. No octógono, ele enfrentou o norte-americano Khalil Rountree em uma luta simplesmente emocionante. Enquanto muitos pensaram que dessa vez Poatan não fosse conseguir manter o título, o brasileiro reagiu e mostrou por que é o rei de sua categoria e o número dois no ranking peso por peso do Ultimate.

Além de Alex Pereira, os brasileiros José Aldo e Ketlen Vieira também lutaram no evento, no entanto deixaram o octógono derrotados. Por fim, na outra disputa de cinturão da noite, na categoria peso-galo feminino, a norte-americana Raquel Pennington não conseguiu manter o título diante de Julianna Peña.

A seguir, saiba com detalhes como foi a luta entre Poatan e Rountree.

UFC 307: Alex Poatan vacila, mas nocauteia Khalil Rountree

A primeira vez em que Alex Pereira conquistou o título dos meio-pesados do UFC foi em 2022, ao derrotar Israel Adesanya. No entanto, na luta de revanche, Adesanya nocauteou o brasileiro e pegou seu cinturão de volta. Depois disso, Poatan só voltou a ser o campeão da categoria em 2023, após tirá-lo de Jiří Procházka. Desde então, ele já entrou no octógono três vezes ao longo de 2024 para defender seu título.

E a defesa mais recente de Poatan foi no UFC 307. O público se surpreendeu com a escolha de Khalil Rountree como oponente. Mas quando todos esperavam uma vitória fácil de Poatan, o norte-americano surpreendeu. Em uma luta 100% em pé, Rountree chegou com superioridade visível, conectando mais golpes e sem dar a Poatan nenhum espaço para reação. 

Assim, ao longo dos dois primeiros rounds, tudo o que o brasileiro conseguia fazer era se defender das investidas de seu oponente. Apesar disso, Poatan ainda encaixou alguns socos e chutes, mas sem muita efetividade. 

Foi a partir do terceiro assalto que o campeão “acordou para a vida” e começou a demonstrar os primeiros sinais de reação. Enquanto Khalil seguia empenhando toda sua força, Poatan permaneceu tranquilo. O que se viu, então, foi um Rountree cada vez mais cansado enquanto Alex começava a crescer na luta. 

No quarto assalto, foi a vez de o brasileiro mostrar seu poder de ataque. Alex Poatan simplesmente massacrou o rosto de Rountree, aplicando uma sequência pesadíssima de socos, machucando bastante seu rival. Vendo que Khalil estava cada vez mais sem reação, o brasileiro seguiu castigando o adversário e não parou de bater até que o juiz interrompeu a luta faltando cerca de um minuto para o fim do round e declarou a vitória de Alex Poatan por nocaute técnico.

Após o UFC 307, Alex Poatan não apenas se mantém dono do cinturão dos meio-pesados, como também se torna o campeão a ter três defesas bem sucedidas no menor espaço de tempo — Alex nocauteou também Jamahal Hill, em abril, e Jiri Procházka, em junho. A marca antes pertencia à Ronda Rousey.

Tabela estatísticas Alex Poatan e Khalil Rountree no UFC 307

Alex PoatanTotais da lutaKhalil Rountree
129Total de golpes62
127Golpes significativos61
1Knockdowns0
0Quedas0
0Tentativa de finalização0
0Raspagens0

Destaques do UFC 307 além do nocaute de Alex Poatan

Raquel Pennington vs. Julianna Peña 

A segunda luta principal da noite também foi uma disputa de cinturão, mas da categoria peso-galo feminino. Na ocasião, a venezuelana Julianna Peña desafiou Raquel Pennington pelo título de campeã. 

A luta durou todos os cinco rounds e, ao final, dois dos três juízes deram a vitória para Peña, que se tornou a nova campeã da categoria. Na entrevista após o confronto, Julianna lançou o desafio para a brasileira Amanda Nunes, atualmente aposentada do UFC que deixou o Ultimate como campeã unificada das categorias peso-pena e pego-falo feminino.

A derrota polêmica de José Aldo e a atuação fraca de Ketlen Vieira

O integrante do Hall da Fama do UFC e ex-campeão e astro do peso-pena do UFC José Aldo também entrou no octógono durante o UFC 307. Na ocasião, Aldo enfrentou Mario Bautista em sua segunda luta após subir de categoria, combatendo agora no peso-galo.

Aldo mostrou seu típico jogo na luta, indo com força para cima do oponente — a ponto de quase conseguir um nocaute no segundo round. No entanto, a tática de Bautista de fugir da trocação e arrefecer o combate, prendendo José Aldo contra a grade sempre que possível, acabou dando resultado. 

Muito embora o público vaiasse de forma veemente a forma de Mario de lutar, os juízes entenderam que ele foi melhor no confronto. Assim, ao final do último assalto, deram a vitória para ele. 

Todavia, na plateia e nas redes sociais, anônimos e famosos se mostraram contrariados com a decisão. Até mesmo nomes como Conor McGregor, que várias vezes atacou José Aldo, saíram em defesa do brasileiro, afirmando que a decisão foi errada. Outros lutadores como Renato Moicano, Mike Davos e Miesha Tate também defenderam o brasileiro, pedindo mais respeito ao lutador.

Por fim, outra brasileira a participar do evento foi Ketlen Vieira, na categoria peso-galo feminino. Ela enfrentou Kayla Harrison, “novata” no UFC se compararmos aos quase dez anos de Ultimate de Ketlen — que luta na organização desde 2016. Mas, na contramão de Alex Poatan, ainda assim, não deu para Ketlen. Apesar de, em alguns momentos, a brasileira conseguiu conectar bons golpes, a ponto de machucar o rosto da oponente, Kayla foi superior em toda a luta. 

Assim, na decisão dos juízes, Harrison foi a campeã e segue como favorita a disputar o cinturão da categoria em breve.

Resultados do UFC 307

Card principal

  • Alex Poatan venceu Khalil Rountree Jr por nocaute técnico aos 4min32s do quarto round
  • Julianna Peña venceu Raquel Pennington por decisão dividida
  • Mario Bautista venceu José Aldo por decisão dividida
  • Roman Dolidze venceu Kevin Holland por nocaute técnico aos 5min do primeiro round
  • Kayla Harrison venceu Ketlen Vieira por decisão unânime

Card preliminar

  • Joaquin Buckley nocauteou Stephen Thomppson aos 2min27s do terceiro round
  • Iasmin Lucindo venceu Marina Rodriguez por decisão dividida
  • Alexander Hernandez venceu Austin Hubbard por decisão dividida
  • Cesar Almeida venceu Ihor Potieria por decisão unânime
  • Ryan Spann finalizou Ovince Saint Preux por finalização aos 1min35s do primeiro round
  • Tecia Pennington venceu Carla Esparza por decisão unânime
  • Court McGee venceu Tim Means por finalização aos 3min19s do primeiro round