Depois de vencer o brasileiro Matheus Nicolau com um nocaute de forma surpreendente em 2024, o lutador do UFC Alex Perez, que tinha uma luta agendada para enfrentar Tagir Ulanbekov em 15 de junho, porém, acabou por encabeçar o evento principal contra Tatsuro Taira, e perdeu por nocaute técnico por conta de uma lesão no joelho no segundo round.
O atleta, que nasceu em 21 de março de 1992, atualmente compete na divisão peso-mosca do UFC e se encontra em sétimo lugar no ranking da categoria no campeonato.
Descendente de mexicanos e com oito irmãos, o atleta começou a lutar wrestling quando mais novo junto de seus dois irmãos Silvério Esparza e Julian Perez. Desse modo, representou o West Hills College Lemoore no wrestling universitário e foi campeão regional e lutador All-American no segundo ano da faculdade.
Por fim, começou a ajudar amigos a treinarem para suas lutas de MMA por conta de sua experiência no wrestling, o que lhe influenciou a entrar de vez no mundo das competições.
Trajetória de Alex Perez no UFC
Alex Perez começou sua carreira profissional em 2011 no TPF 9, onde venceu Jesus Castro por nocaute no primeiro round. Com um cartel de 16-4, ele se juntou ao Dana White’s Contender Series 5, derrotou Kevin Gray e foi contratado pelo UFC.
Desse modo, estreou no UFC em 2017 no UFC Fight Night: Swanson vs. Ortega, vencendo Carlos John de Tomas por finalização no segundo round. Em 2018, venceu Eric Shelton por decisão unânime e nocauteou Jose Torres, mas perdeu para Joseph Benavidez no The Ultimate Fighter 28 Finale por TKO no primeiro round. Em 2019, derrotou Mark De La Rosa por decisão unânime no UFC on ESPN 2.
Já em 2020, venceu Jordan Espinosa por finalização no UFC Fight Night 166 e ganhou o prêmio de Performance da Noite. Mais tarde, venceu Jussier Formiga por TKO no primeiro round no UFC 250, novamente levando o prêmio de Performance da Noite para casa.
Em seguida, enfrentaria Brandon Moreno no UFC 255, mas acabou lutando contra Deiveson Figueiredo pelo título dos pesos-mosca, perdendo por finalização no primeiro round.
Em 2021, teve várias lutas canceladas ou remarcadas, incluindo combates contra Matt Schnell e Askar Askarov. Enfrentou Alexandre Pantoja no UFC 277 em 2022, mas perdeu por finalização no primeiro round.
Ainda em 2022, teve lutas canceladas contra Amir Albazi e Kai Kara-France. Já em 2023, também teve a luta contra Manel Kape cancelada devido a problemas médicos.
Por fim, em 2024, perdeu por decisão unânime para Muhammad Mokaev no UFC Fight Night 238, mas venceu Matheus Nicolau por nocaute no segundo round no UFC on ESPN 55, ganhando mais um prêmio de Performance da Noite. Além de tudo isso, enfrentou Tatsuro Taira no UFC on ESPN 58, mas perdeu por TKO devido a uma lesão no joelho.
Conquistas do lutador
Ao longo de sua carreira como lutador do UFC, Alex Perez ganhou três vezes o prêmio de Performance da Noite, uma em uma luta contra Jordan Espinosa, outra contra Jussier Formiga e a última contra Matheus Nicolau. O atleta também foi campeão Peso-Mosca do Tachi Palace.