Autocontrole, força de vontade e espírito de sacrifício. Esses são os principais ensinamentos do taekwondo, que ganham forma no juramento obrigatório para todos os alunos. Ao iniciar nesta arte marcial e entender a história do taekwondo, cinco princípios são considerados e mencionados pelos seus integrantes:
Eu prometo…
…observar as regras do taekwondo.
Respeitar meus instrutores e superiores.
Nunca fazer mal uso do taekwondo.
Ser campeão da liberdade e da justiça.
Construir um mundo mais pacífico.
Neste conteúdo, vamos entender melhor o que o taekwondo ensina, quais seus objetivos e mergulhar em sua história como esporte olímpico. Continue a leitura.
Qual é a história do taekwondo?
Com mais de três mil anos de história, o taekwondo é uma das mais antigas e reverenciadas artes marciais do mundo. Tendo como origem as antigas terras da península coreana, o taekwondo mescla sua tradição e princípios com a rica cultura e história do povo coreano.
Desde os tempos dos Reinos Três Coreanos (Goguryeo, Baekje e Silla), entre os séculos I a.C. e VII d.C., as técnicas de combate foram desenvolvidas e refinadas, dando origem às bases das artes marciais coreanas, entre elas o taekwondo.
Unificação e influências
Como um marco na história das artes marciais coreanas, a Dinastia Silla governou a Coreia entre 57 a.C. e 935 d.C. e, durante seu reinado, a península foi unificada sob um único governo.
Como resultado, houve uma grande mescla de conhecimentos e técnicas com a diversidade das regiões. Ainda, outras influências, como a chinesa, contribuíram para a evolução das artes marciais na região.
Taekwondo moderno e o reconhecimento internacional
Em meados do século XX, o taekwondo moderno começou a tomar forma. Neste período, a ocupação japonesa na Coreia (1910–1945) pressionava a sociedade coreana como um todo, inclusive com os aspectos culturais tradicionais do país.
Durante esse tempo sombrio, os coreanos buscavam manter viva a prática das artes marciais tradicionais, muitas vezes clandestinamente. Apenas ao final destes 35 anos de opressão e com a libertação da Coreia que as artes marciais começaram a ressurgir.
A partir do rompimento do período de submissão coreano, aproximadamente em 1955, várias escolas de taekwondo se uniram para formar a Korea Taekwondo Association (Associação Coreana de Taekwondo), dando início a uma nova era para essa arte marcial.
Qual é o principal objetivo do taekwondo?
Neste esporte, dois lutadores se enfrentam com golpes desferidos contra o oponente utilizando as mãos e os pés. Ademais, as lutas do taekwondo acontecem durante três rounds de 2 minutos cada. Ao final o atleta é declarado vencedor se nocautear o adversário a qualquer momento da luta ou vencer dois dos três rounds.
No entanto, algumas regras precisam ser consideradas. Caso o terceiro round acabe empatado, alguns critérios são adotados para declarar o campeão.
- O atleta que fez o maior número de chutes giratórios no round vence a luta.
Caso o empate persista:
- O número de chutes na cabeça no round.
Se mesmo assim persistir:
- O número de toques no colete eletrônico, que não computaram pontos no round.
E em último caso, se persistir:
4. O julgamento dos árbitros para o atleta que tentou técnicas mais complexas, em busca da vitória.
Categorias olímpicas
Voltando nossa atenção para o taekwondo olímpico, nos deparamos com a divisão de algumas categorias de peso e gênero. Atualmente, existem oito categorias de peso para homens e oito para mulheres.
As categorias de peso podem variar ligeiramente ao longo do tempo, mas geralmente seguem um padrão semelhante. Aqui estão as categorias de peso para homens e mulheres:
Para homens
- Até 58 kg
- Até 68 kg
- Até 80 kg
- Mais de 80 kg
Para mulheres
- Até 49 kg
- Até 57 kg
- Até 67 kg
- Mais de 67 kg
Essas categorias de peso permitem uma competição justa entre os atletas, garantindo que eles enfrentem oponentes com pesos corporais semelhantes. Lembrando que cada categoria possui suas próprias nuances estratégicas e desafios específicos.
Faixas de taekwondo
Assim outras artes marciais e seguindo uma tradição oriental, o taekwondo utiliza as faixas como forma de reconhecimento e progresso para os praticantes, indicando seu nível de habilidade e o conhecimento na modalidade.
Geralmente, as cores seguem um padrão semelhante, mas variam ligeiramente entre as diferentes federações e escolas. Confira as faixas do taekwondo:
- BRANCA
Faixa utilizada pelos praticantes iniciantes. Simboliza a pureza e a inocência de quem está começando sua jornada no esporte.
- AMARELA
Após um período de treinamento e demonstração de habilidade básica, os iniciantes avançam para a faixa amarela. A cor amarela simboliza a terra fértil, em que as sementes do Taekwondo começam a crescer.
- VERDE
A faixa verde representa o crescimento e o desenvolvimento contínuo do praticante. Nesse estágio, os alunos começam a aprimorar suas técnicas e expandir seu conhecimento na arte marcial.
- AZUL
A faixa da cor azul indica um estágio intermediário de proficiência. Nessa fase, os praticantes estão aperfeiçoando suas habilidades e se preparando para avançar para níveis mais avançados de treinamento.
- VERMELHA
Assim como em muitos outros elementos, a cor vermelha simboliza o perigo, alerta. Aqui o praticante já alcançou um nível avançado de habilidade e conhecimento no taekwondo, se aproximando do nível de mestria na arte marcial.
- PRETA
Representando um nível excepcional de habilidade, conhecimento e dedicação, a faixa preta é a faixa de mestre. Existem vários graus de faixa preta, cada um indicando um nível progressivamente mais alto de proficiência.