Início » Lutas » Boxe » Boxe e MMA: qual a diferença entre as modalidades?

Boxe e MMA: qual a diferença entre as modalidades?

Publicado em:

Última atualização:

Para os fãs de esportes de combate, os eventos de MMA e boxe costumam ser os favoritos para se acompanhar. Já para quem não é familiarizado com as modalidades, pode ficar a impressão de que eles são a mesma coisa.

No entanto, a diferença entre o MMA e o boxe é grande. Afinal, os dois têm em comum basicamente apenas três coisas: o fato de ocorrerem em um ringue, além da questão de o lutador usar luvas e poder dar socos.

De início, é preciso entender o básico de cada luta. Por um lado, o boxe, também conhecido como Arte Nobre, é uma arte marcial conhecida por seus socos rápidos e fortes. O MMA, por sua vez, é famoso por sua brutalidade e sua aparente falta de regras. Apesar de ter origem no antigo vale-tudo, a modalidade tem uma regulamentação bem definida. 

A seguir, então, entenda melhor as diferenças entre o MMA e o boxe.

Qual a diferença entre Boxe e MMA?

Embora o boxe e o MMA envolvam confronto físico e demandem extrema habilidade, as diferenças entre eles vão muito além da aparência dos combates. Os lutadores precisam ser resistentes para aguentar muitos golpes e os longos tempos de combate.

Os lutadores de ambos os esportes lutam em um ringue, porém os espaços onde ocorrem as lutas são diferentes. Um evento de boxe acontece com os lutadores se enfrentando em um ringue retangular, cercado por cordas que se unem nos quatro cantos por um pilar chamado corner.

Uma luta de MMA também pode acontecer no ringue de boxe, contudo é mais comum que ela aconteça em um cage. Trata-se de um ringue que pode ter diferentes formatos, sendo o redondo o mais comum. O formato de octógono é bastante conhecido, porém apenas o Ultimate Fighting Championship pode utilizá-lo, por ser um ringue patenteado pela franquia. Independentemente do modelo, o ringue de MMA lembra uma jaula cercada por grades — daí o nome cage.

Por fim, há um item dentre os equipamentos que é obrigatório para os dois esportes: o protetor bucal. Ele evita lesões na boca, dentes e língua derivados dos socos recebidos na cabeça.

Como é o boxe?

O Boxe é uma arte marcial tradicional focada exclusivamente em golpes com os punhos, que são protegidos por luvas acolchoadas. Não é permitido dar chutes, joelhadas ou mesmo cotoveladas. Ainda, um lutador não pode avançar no oponente quando este está caído no chão. 

Veja também: Quais foram os maiores boxeadores da história do esporte?

As regras são rigorosas, proibindo golpes na nuca, abaixo da cintura ou agarrões. As lutas são divididas em rounds (geralmente de 3 minutos) e podem ser decididas por nocaute, decisão dos juízes ou interrupção pelo árbitro.

Os maiores boxeadores trabalham habilidades específicas, como jogo de pés, esquivas e combinações de golpes, exigindo precisão e agilidade. Durante as lutas, os atletas se enfrentam em um ringue quadrado e devem atingir o adversário apenas na parte superior do corpo, como tronco e cabeça. Além disso, vale dizer que o boxe possui diversas categorias de luta, de acordo com o peso do lutador.

Como é o MMA?

Já as Artes Marciais Mistas, o famoso MMA, utiliza técnicas de diferentes modalidades de artes marciais — incluindo o boxe — combinadas entre si. Ou seja, além dos socos, a influência de lutas como o Muay Thai ou o kickboxing permitem que o lutador possa lançar mão de cotoveladas, chutes altos ou baixos, joelhadas e afins. 

Das artes marciais como o jiu-jitsu e o wrestling, o MMA “pegou” a possibilidade de levar a luta para o solo. Assim, o lutador pode imobilizar o adversário e também é permitido golpear o oponente no solo. Além disso, ele pode recorrer a chaves de perna, braço, mãos e pés a fim de finalizar o rival dentro do ringue.

Leia também: Conheça as lendas do MMA e os maiores lutadores brasileiros do UFC.

Outra diferença entre o MMA e o boxe é que neste, os lutadores utilizam uma luva maior e calções mais folgados. No MMA, no entanto, a luva tem um tamanho e espessura bem menor, deixando a ponta dos dedos à mostra, além de os atletas terem a opção de vestir bermudas bem justas ou shorts um pouco mais folgados.