Início » Lutas » Acompanhe a trajetória do lutador mexicano Brandon Moreno

Acompanhe a trajetória do lutador mexicano Brandon Moreno

Publicado em:

Última atualização:

Conhecido como “The Assassin Baby”, Brandon Moreno é um lutador de MMA (Artes Marciais Mistas) mexicano que fez história no UFC (Ultimate Fighting Championship). Rapidamente, ele se destacou por sua determinação, habilidades técnicas e carisma dentro e fora do octógono. Aliás, vale observar que o atleta se tornou embaixador do MMA no México.

Saiba mais sobre a carreira dele!

Carreira de Brandon Moreno

Brandon Moreno começou sua jornada no MMA aos 12 anos, bastante inspirado pelos filmes de artes marciais. Além disso, ele tinha como objetivo sair da pobreza em Tijuana, México. Assim, o lutador iniciou sua carreira profissional em 2011, tendo competido em eventos locais antes de ser notado pelo UFC. Em 2014, Moreno estreou na World Fighting Federation, vencendo o cinturão do peso-mosca e garantindo uma vaga na 25ª temporada do The Ultimate Fighter.

Em 2016, então, Brandon Moreno fez sua estreia no UFC. Mais tarde, em 1º de outubro de 2016, o lutador impressionou com uma vitória por finalização sobre Louis Smolka no UFC Fight Night: Lineker vs. Dodson. Além da vitória, ele recebeu ainda o seu primeiro prêmio bônus de Performance da Noite. Mais tarde, após vários confrontos, Moreno assinou com a Legacy Fighting Alliance, tendo estreado diante de Maikel Perez e vencido o seu adversário no LFA 69, em 7 de junho de 2019. Logo depois, voltou para o UFC.

Ascensão no UFC

Rapidamente, Brandon Moreno apareceu com destaque dentro da divisão dos pesos-moscas (até 56,7 kg). Em 2020, seu primeiro grande momento veio quando ele enfrentou Deiveson Figueiredo pelo título dos moscas no UFC 256. A luta terminou em um empate majoritário, mas Moreno ganhou o respeito e a admiração dos fãs por sua coragem e habilidades.

Posteriormente, em junho de 2021, Brandon Moreno fez história ao se tornar o primeiro mexicano a conquistar um título do UFC. Dessa vez, ele derrotou Deiveson Figueiredo com uma finalização no terceiro round no UFC 263. A vitória não apenas solidificou sua posição como um dos melhores lutadores da divisão, mas também inspirou uma nova geração de lutadores mexicanos e latino-americanos. Depois, enfrentou Deiveson mais uma vez, porém, acabou sendo derrotado.

Em julho de 2022, Brandon Moreno venceu Kai Kara-France e conquistou o cinturão interino dos moscas, um confronto que serviria de preparação para outra luta contra Deiveson Figueiredo. Na quarta luta contra o brasileiro, Moreno conseguiu a vitória, recuperando o cinturão linear dos pesos-moscas.

Posteriormente, no UFC 290, em julho de 2023, Moreno enfrentou Alexandre Pantoja e perdeu por decisão dividida. Ele acabou também perdendo seu cinturão. Essa foi a última luta do atleta no ano de 2023.

Estilo de luta de Brandon Moreno

Brandon Moreno é conhecido por seu estilo de luta versátil e adaptável. Por exemplo, em seus treinos, o lutador combina técnicas de boxe, Jiu-Jitsu Brasileiro e luta livre. Além disso, ele é reconhecido por seu jogo de pés ágil, capacidade de misturar golpes criativos e uma defesa sólida, além de ser muito competente no chão. A sua preocupação de manter os cotovelos próximos ao corpo, protegendo o queixo com os ombros, também é uma característica interessante, pois acaba dificultando que seus oponentes encontrem uma abertura.

Retrospecto recente

O primeiro duelo de Brandon Moreno seria contra Amir Albazi em 24 de fevereiro de 2024, durante o UFC Fight Night 237. Entretanto, Albazi acabou desistindo por conta de uma lesão no pescoço, sendo substituído por Brandon Royval. Apesar de ter sido um confronto equilibrado e intenso, Moreno perdeu por decisão dividida.