Início » Lutas » Boxe » Recordes e vitórias consecutivas: os maiores nocauteadores da história do boxe

Recordes e vitórias consecutivas: os maiores nocauteadores da história do boxe

Publicado em:

Última atualização:

Quando o assunto envolve vitórias por nocaute seguidas, muitas pessoas podem pensar logo em ícones do boxe como Mike Tyson ou, então, em outros pugilistas famosos como Muhammad Ali. Contudo, apesar da importância de ambos para a modalidade, nenhum dos dois está sequer entre os dez maiores nocauteadores da história do esporte. E, curiosamente, aquele que oficialmente considerado o dono do recorde de nocautes consecutivos no boxe é Lamar Clark.

Apesar de ser um nome desconhecido e que raramente aparece nos textos sobre a nobre arte, Clark é, sim, o maior nocauteador do boxe, pelo menos segundo o Ring Record Book, bem como o Guinness Livro dos Recordes. Ambas as publicações reconhecem o boxeador como o dono do recorde de nocautes consecutivos. Ao todo, 44 oponentes que foram à lona em sequência nas mãos do pugilista peso-pesado.

No entanto, alguns especialistas contestam esse resultado. Isso porque, com a ideia de ser o recordista, Clark enfrentava até seis oponentes em uma mesma noite. Com isso, a qualidade dos rivais era bem questionável, com muitos sendo boxeadores estreantes. Tanto que, quando Lamar Clark enfrentou lutadores do calibre de Muhammad Ali ou Pete Rademacher, ele mesmo foi rapidamente nocauteado.

Outros atletas com vários nocautes consecutivos no boxe

Além de Lamar Clark, outros nomes mais conhecidos do boxe mundial também se destacam por seus recordes de nocautes consecutivos. George Foreman, por exemplo, tem uma sequência de 24 nocautes. E, quando retornou aos ringues, em 1987, abriu outra, com mais 18 nocautes sucessivos. 

Veja na tabela abaixo, então, alguns dos maiores nocauteadores da história do boxe:

AtletaAtuaçãoNº de nocautes consecutivos no boxe
George ForemanAposentado24 nocautes
John MugabiAposentado25 nocautes 
Earnie ShaversAposentado27 nocautes
Vitali KlitschkoAposentado27 nocautes
Edwin ValeroAposentado27 nocautes
Henry ArmstrongAposentado27 nocautes
Alfonso ZamoraAposentado29 nocautes
Acelino Popó FreitasAposentado29 nocautes
Wilfredo GomezAposentado32 nocautes
Deontay WilderEm atividade32 nocautes

Qual foi o nocaute mais rápido do boxe?

A título de curiosidade, nem todo lutador com recorde de nocautes consecutivos aparece entre aqueles que protagonizaram os nocautes mais rápidos da história do boxe, assim como nenhum esteve na luta mais rápida. Pois bem, enquanto, no UFC, Jorge Masvidal levou apenas quatro segundos para nocautear seu oponente, o nocaute mais rápido do boxe demorou basicamente o mesmo tempo.

O resultado aconteceu em 4 de novembro de 1947, em uma luta de boxe amador na qual Mike Collins mandou seu rival, Pat Brownson, à lona também em apenas quatro segundos. O soco de Collins foi tão contundente que o juiz sequer abriu contagem. A luta, inclusive, também está oficializada no Guinness como a mais rápida da história do boxe. 

Curiosamente, foi justamente por causa da contagem do árbitro que o nocaute mais rápido do boxe não demorou apenas 1,5 segundo. Para começar, esse foi o tempo que James Thunder levou para acertar seu oponente, Crawford Grimsley. No entanto, o árbitro abriu contagem após a queda e, com isso, ele encerrou a luta somente aos 13 segundos, perdendo o título de mais rápida.