Início » Lutas » Boxe » Nocaute e mordida: relembre o evento Mike Tyson vs. Evander Holyfield​

Nocaute e mordida: relembre o evento Mike Tyson vs. Evander Holyfield​

Publicado em:

Última atualização:

Assim como existem rivalidades históricas no futebol, o mesmo ocorre em vários outros esportes. E quando o assunto é boxe, difícil esquecer a rixa entre Mike Tyson e Evander Holyfield, principalmente após os confrontos que eles protagonizaram, marcantes até mesmo para quem não viu ao vivo na época. E são justamente os dois eventos Mike Tyson vs. Evander Holyfield que você relembrará a seguir.

O primeiro confronto entre Tyson e Holyfield

Mike Tyson já foi o maior peso-pesado do mundo, principalmente no final dos anos 1980. Ele se tornou campeão indiscutível da divisão e protagonizava lutas sempre impressionantes. No entanto, nos anos 1990, seu nome começou a aparecer mais em manchetes de fofoca do que nos cadernos esportivos.

Envolvendo-se em uma polêmica após a outra, Tyson terminou seu casamento, foi denunciado por assédio e, nesse meio-tempo, sofreu a primeira grande derrota para Buster Douglas, perdendo seus títulos mundiais. Como se não bastasse, ele foi preso em 1992 após ser condenado por agressão sexual, mas solto por bom comportamento em 1995. E logo retornou ao boxe.

Enquanto isso, Holyfield era um astro em ascensão. Ele não apenas derrotou Buster Douglas como conquistou o título mundial, perdeu o cinturão, ganhou ele de volta, mas acabou perdendo novamente. Ainda assim, ele estava no auge de sua forma. 

Assim, era de se esperar que o caminho dos dois se cruzassem. E isso aconteceu em novembro de 1996, quando eles se enfrentaram no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Tyson tinha a força, mas Holyfield, velocidade. Então, por mais que Mike tivesse começado com tudo, com o passar dos rounds, ficava claro que ele não conseguia mais manter o ritmo. 

No sexto round, Holyfield derrubou o oponente, que conseguiu se levantar. Um choque entre cabeças fez com que Tyson machucasse o supercílio, o que tornou a luta ainda mais difícil para ele. Então, após quase cair no décimo round, Mike Tyson foi derrotado por nocaute técnico no 11º assalto após o árbitro decretar o fim da luta.

A infame mordida em Mike Tyson vs. Evander Holyfield 2 

Com o sucesso do primeiro encontro, uma revanche foi marcada logo em seguida. Assim, Mike Tyson e Evander Holyfield voltaram a se encontrar em junho de 1997. Ainda hoje, o confronto está na lista dos pay-per-views mais vistos da história, em quinto lugar, com cerca de dois milhões de expectadores. 

Desta vez, no entanto, o ritmo da luta foi diferente: Holyfield não buscava mais a velocidade. Agora, ele tentava manter Tyson no clinch o máximo possível. A ideia era cansar seu oponente o mais breve possível. Com isso, Evander teve mais oportunidades de ataque nos primeiros rounds.

No terceiro assalto, porém, o inesperado aconteceu. Mike Tyson voltou ao ringue tomado pela fúria e partiu para cima do rival. No entanto, Holyfield conseguiu prendê-lo no clinch de novo. Então, Tyson rolou a cabeça por cima do ombro do oponente, mordendo com força a orelha direita de Holyfield. 

Enquanto Evander sangrava gritando de dor, Tyson cuspiu um pedaço da cartilagem mordida. O árbitro interrompeu a luta, e Tyson teve uma punição de dois pontos deduzidos. Após a luta recomeçar, Mike ficou novamente preso no clinch e, desta vez, escorregou a cabeça para morder a orelha esquerda de Holyfield. 

O árbitro não viu a agressão, e o round prosseguiu até o final. Somente no intervalo que os juízes descobriram a segunda mordida e, com isso, a luta foi encerrada de vez. Após o fim do combate, Mike Tyson recebeu uma multa de três milhões de dólares, sendo suspenso dos ringues por um ano.