Início » Lutas » Boxe » Mike Tyson: a história de uma lenda do boxe

Mike Tyson: a história de uma lenda do boxe

Publicado em:

Última atualização:

Não é preciso ser um grande fã de boxe para saber quem é Mike Tyson, afinal, esse é o nome de uma verdadeira lenda do esporte. Mesmo aposentado desde 2005, um rei nunca perde a majestade. Assim, o campeão dos pesos pesados ainda sobe eventualmente aos ringues para lutas especiais. Seu próximo confronto será em novembro, contra Jake Paul.

Enquanto o dia da luta não chega, relembre, a seguir, a história e alguns marcos da carreira do pugilista norte-americano.

Por que Mike Tyson começou a lutar?

Michael Gerald Tyson nasceu no Brooklyn, em Nova York, em 1966. Vindo de uma família pobre, preto e morando em uma área que, na época, era considerada marginal e perigosa, Mike não teve lá uma infância muito feliz. Antes mesmo da adolescência, Tyson foi algumas vezes para a detenção. 

E foi justamente no centro de detenção juvenil que ele teve seu primeiro contato com o boxe. Na época, Tyson já tinha uma constituição física bem avantajada para sua pouca idade, o que chamou a atenção de Bobby Stewart, assistente social e fã do esporte. Assim, por indicação de Bobby, Tyson começou a treinar com Cus D’Amato e logo começou a lutar de forma amadora. Em seguida, em 1985, Mike fez sua estreia no boxe profissional. 

Como Mike Tyson ficou famoso?

Não demorou muito para que o nome de Mike Tyson despontasse no mundo do boxe. Seu físico em nada lembrava os lutadores da categoria peso-pesado da época, e seu boxe no estilo “esconde-esconde”, rápido e agressivo, surpreendia seus oponentes. Dessa forma, Tyson venceu 19 das suas primeiras lutas, a maioria logo no primeiro round. 

Mas o que catapultou Tyson direto para a fama foi sua vitória contra Trevor Berbick, em novembro de 1986. Após nocautear o oponente, Mike Tyson, que, na época, tinha apenas 20 anos, se tornou o campeão peso-pesado mais jovem da história. E esse título ainda hoje não foi superado por ninguém, se tornando assim um dos maiores boxeadores de todos os tempos. 

Leia também: Boxe e MMA: qual a diferença entre as modalidades?

No ano seguinte, Tyson cimentou seu nome na calçada da fama do boxe ao conquistar, simultaneamente, os cinturões da World Box Association (WBA), World Box Council (WBC) e International Boxing Federation (IBF).

O que aconteceu com Mike Tyson?

Os anos seguintes foram uma montanha-russa esportiva, financeira e emocional para Mike Tyson. Por um lado, ele fez dez defesas de título bem-sucedidas e se aliou com o controverso Don King. Por outro, ele se casou com a atriz Robin Givens, mas se divorciou no ano seguinte, sob acusações de ter abusado fisicamente dela. Nos anos seguintes, diversas pessoas acusaram o pugilista de agressão e assédio.

Em 1990, em uma das maiores surpresas da história do boxe, Tyson perdeu para Buster Douglas, um lutador até então bem pouco conhecido. Mike conseguiu se recuperar da derrota, mas algo ainda mais grave estava por vir. Em 1991, uma jovem de 18 anos denunciou o boxeador por estupro e, no ano seguinte, ele acabou condenado e preso. 

Em 1995, Tyson saiu por bom comportamento e logo voltou às lutas, reconquistando dois de seus cinturões. Já em 1996, Mike Tyson enfrentou o então bicampeão dos pesos-pesados Evander Holyfield e, pela segunda vez em sua carreira, o pugilista encarou a derrota. A revanche veio no ano seguinte, em uma das lutas mais polêmicas e lembradas da história do boxe.

Era 28 de junho de 1997, e Tyson e Holyfield se enfrentaram de novo no ringue. Contudo, em plena luta, Mike mordeu a orelha do oponente. O juiz interveio, separou os dois e a luta continuou. No entanto, Tyson repetiu o ato, mordendo novamente a orelha de Evander a ponto de arrancar um pedaço. Com isso, não apenas Mike Tyson foi desqualificado da luta, como perdeu sua licença de boxe.

Quando Mike Tyson se aposentou?

Mike Tyson conseguiu reaver a licença para lutar e retornou aos ringues. Contudo, acabou retornando também para a prisão, após ser acusado de agredir dois idosos depois de um acidente automobilístico.

O início dos anos 2000 foram bem polêmicos. Tyson seguiu com problemas de autocontrole, chegando a agredir um árbitro enquanto este interrompia uma luta. No mesmo ano, Tyson teve o resultado de uma luta contra Andrew Golota contestado após testar positivo para o uso de maconha. Em seguida, em 2002, ele foi nocauteado por Lennox Lewis. 

Já no ano de 2003, Tyson teve sua última vitória no boxe profissional e, no mesmo ano, entrou com um pedido de falência alegando ter uma dívida de US$ 34 milhões — mesmo após ganhar mais de US$ 400 milhões ao longo de sua carreira.

Em 2005, Mike Tyson se aposentou e, em 2006, voltou a ser preso após se declarar culpado por dirigir sob influência de álcool e porte de drogas. 

O que Tyson faz hoje em dia?

Após deixar os ringues de vez, Tyson fez uma participação no filme Se Beber Não Case, de 2009. O sucesso fez com que ele entrasse no mundo artístico, com direito a show em Las Vegas. Em 2012, Mike Tyson criou uma fundação de caridade e hoje também é empresário do ramo da canábis e de roupas esportivas.

Leia também: Whindersson Nunes luta em evento com Mike Tyson e Jake Paul.

Em julho de 2020, Tyson voltou a treinar e topou enfrentar Roy Jones Jr. em uma luta-exibição, que terminou empatada. No próximo dia 15 de novembro, Tyson enfrentará Jake Paul em um evento amistoso transmitido pela Netflix.