Você sabe o que é um esporte de invasão? Como o próprio nome já diz, o esporte de invasão tem como princípio a busca por ultrapassar a defesa adversária, marcando pontos em um campo de jogo delimitado.
Nesse sentido, alguns esportes que se enquadram nesta modalidade são o basquete, rugby, futebol, hóquei e, claro, o futsal. Todas essas atividades utilizam a mesma estratégia para superar a resistência do oponente, seja por meio de habilidades individuais, jogadas ensaiadas ou trabalho em equipe. Portanto, é a intensidade desta dinâmica que torna os esportes de invasão tão emocionantes e desafiadores.
Neste artigo, descobriremos por que o futsal é considerado um esporte de invasão, conhecendo mais também sobre a disputa em uma competição internacional. Continue a leitura.
Por que o futsal é considerado um esporte de invasão?
Quando falamos sobre esportes de invasão, delimitando as áreas, uma para cada equipe. Desse modo, estes locais devem ser estrategicamente protegidos. Portanto, para garantir essa proteção, os times podem utilizar as mais diversas táticas, como as batidas e seguradas no rugby, ou os dribles, passes e marcação no futsal.
No futsal as oportunidades de gol ocorrem ao romper a barreira do adversário, utilizando jogadores com habilidades estratégicas em quatro posições: goleiro, fixo, alas e pivô. Dessa forma, estas são as posições dos jogadores:
- Goleiro: defende o gol e também participa ativamente do jogo, com distribuição de bola e construção de jogadas ofensivas;
- Fixo: desempenha um papel defensivo importante. É responsável por marcar o ataque adversário e interceptar passes e lançamentos da linha de defesa.
- Alas: exige muita versatilidade, desempenhando tanto um papel de defesa quanto de ataque. Joga nas laterais ajudando a fechar espaços e marcar adversários.
- Pivô: especialista em atuar no ataque, criando jogadas e finalizações. Uma de suas principais habilidades é usar o corpo para proteger a bola e desestabilizar os defensores.
Sendo assim, na Seleção Brasileira de Futsal, alguns nomes e posições ganharam fama, seja pelo extenso conhecimento técnico, ou pelas jogadas decisivas em muitas disputas. Alguns dos principais jogadores são:
- Douglas – Pivô
- Falcão – Ala
- Jackson – Ala
- Jorginho – Pivô
- Lenísio – Pivô
- Manoel Tobias – Fixo
- Ortiz – Pivô
- Schumacher – Fixo
- Serginho – Ala
- Vander Iacovino – Ala
Seleção Brasileira de Futsal e seus títulos
A Seleção Brasileira de Futsal, fundada em 1969, tem uma longa tradição vitoriosa, desde os primeiros torneios realizados pela FIFUSA, primeira entidade a comandar as competições mundiais do esporte.
Assim, entre os títulos mundiais da seleção brasileira, estão: 5 títulos da Copa do Mundo FIFA de Futsal, 2 títulos do Campeonato Mundial de Futebol de Salão da FIFUSA, 1 título da Copa das Confederações de Futsal, 5 títulos do Mundialito de Futsal e 10 títulos do Grand Prix de Futsal.