Início » Outros Esportes » Jogadores de futsal: os melhores atletas de todos os tempos

Jogadores de futsal: os melhores atletas de todos os tempos

Publicado em:

Última atualização:

Os melhores jogadores de futsal podem ser considerados por vários fatores: aqueles que fizeram mais gols, tiveram mais impacto, defenderam melhor ou possuem mais títulos. Não há como negar que, nesta lista, existem vários brasileiros. Afinal, o Brasil é uma das potências dessa modalidade. Por isso, listamos os melhores atletas no futsal de todos os tempos a seguir.

Quem são os melhores jogadores de futsal?

Quando consideramos um bom jogador de futsal, precisamos olhar para sua carreira e entender seus títulos, impacto e gols. No cenário atual, ainda em campo, há alguns jogadores que se destacam. Dentre eles, Pito do Brasil e Pany Varela de Portugal. Aliás, ao longo da história, há muitos outros nomes que marcaram as quadras.

Falcão

Assim como Pelé foi o rei do futebol, Falcão é o rei do futsal. O jogador começou sua carreira no futsal em 1991, no Clube de Campo Associação Atlética Guapira, e só estreou como profissional em 1994. Ao longo de mais de 20 anos, jogou por 11 clubes e teve uma breve passagem pelo futebol de campo com o São Paulo, em 2005. Além disso, conquistou quase 100 títulos e mais de 60 prêmios individuais. 

Ele é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira de Futsal, com conquistas como a Copa América e a Copa do Mundo. Além disso, Falcão participou de cinco Copas do Mundo, conquistando dois títulos e marcando 48 gols. Portanto, foi reconhecido como um dos melhores jogadores da competição. Sua última partida profissional foi em 2018, após uma carreira repleta de sucesso e recordes.

Ricardinho

Ricardinho foi um dos únicos jogadores de futsal que se aproximaram de Falcão em sua carreira. O jogador português iniciou sua carreira no Gramidense e passou por clubes como Benfica, Nagoya Oceans, CSKA Moscovo e Inter Fútbol Sala. Além disso, atualmente joga pelo Pendekar United. Ricardinho também foi eleito Melhor Jogador do Mundo seis vezes (2010, 2014-2018).

Além disso, o atleta teve três títulos da Liga dos Campeões de Futsal e capitaneou a Seleção Portuguesa nas vitórias no Campeonato Europeu de 2018 e na Copa do Mundo de 2021. Ademais, ele é o maior marcador dos Campeonatos Europeus de seleções.

Manoel Tobias

Tobias é um dos maiores jogadores de futsal do mundo, sendo um dos principais brasileiros que entraram em campo pela modalidade. O auge de sua carreira foi em 1997, quando recebeu a Bola de Ouro como melhor jogador e a Chuteira de Ouro como artilheiro, com 14 gols. Além disso, ele já foi auxiliar técnico da Seleção Brasileira de futsal em 2013. Entre seus títulos estão 2 Copas do Mundo de Futsal (1992 e 1996) e várias Copas América.

Schumacher

Apesar de não ter a mesma fama que Falcão, Schumacher, ou Flávio Sérgio Vianna, foi um dos grandes jogadores do futsal brasileiro. Ele iniciou sua carreira no Pirituba Futebol Clube em 1995, sendo eleito o melhor jogador no ano seguinte. Schumacher se juntou ao Corinthians em 1997 e rapidamente integrou a Seleção Brasileira em 1998.

O jogador fez parte de dois Mundiais, uma vez em 2000, e outra em 2004. No entanto, sua maior conquista foi em 2008, no Campeonato Mundial de Futsal no Brasil. Nele, a seleção venceu a Espanha nos pênaltis e Schumacher foi eleito o segundo melhor jogador do torneio.

Lenísio Teixeira Júnior

Lenísio foi artilheiro da Liga Brasileira de Futsal em cinco edições (1997, 2000, 2001, 2002 e 2009). Além disso, fez parte de clubes como GM/Chevrolet, Ulbra, Atlético Mineiro e Malwee Futsal. Em 2000, ele totalizou 50 gols, sendo o segundo maior artilheiro da liga, apenas atrás de Manoel Tobias. 

Além disso, Lenísio conquistou 5 títulos da Liga Futsal e teve sucesso na Espanha, onde jogou por ElPozo Murcia e Polaris World Cartagena. O atleta se aposentou em 2012 depois de uma lesão, mas foi um dos melhores jogadores de futsal do mundo.