O goleiro de futsal é uma das posições mais complexas e importantes do esporte. Diferentemente do futebol de campo, as exigências técnicas, físicas e táticas para o goleiro de futsal são específicas devido à natureza do jogo em quadra.
O goleiro no futsal precisa dominar uma série de técnicas específicas para lidar com o ritmo rápido do jogo e as dimensões reduzidas da quadra. Aliás, há quem diga que goleiro é sempre louco, mas goleiro de futsal é ainda mais.
Habilidades técnicas de um goleiro de futsal
Confira, abaixo, as principais habilidades técnicas que um goleiro de futsal pode apresentar:
Posicionamento do goleiro de futsal
Um dos pontos mais importantes para qualquer goleiro. No futsal, por conta da proximidade dos adversários, o goleiro deve sempre estar bem posicionado para cobrir o ângulo correto e reduzir as chances de gol.
Fechamento de ângulo
A habilidade de sair do gol para “fechar” o ângulo do atacante é primordial em quadra. Portanto, desde cedo, os goleiros de futsal aprendem a avançar rapidamente para limitar a visão do jogador que está atacando.
Defesa com os pés
Ao contrário do futebol de campo, no qual o goleiro costuma quase sempre defender com as mãos, no futsal, o uso dos pés é extremamente comum. Isso porque o jogo em quadra exige rapidez e reflexos e muitas vezes é impossível defender uma bola rápida e rasteira com as mãos.
Defesa em “X”
Outra técnica bastante utilizada é a defesa em “X”, em que o goleiro se joga no chão, abrindo os braços e pernas para cobrir o máximo possível de espaço. Aliás, o nome da técnica é assim, pois o goleiro abre as pernas e braços formando a letra X para fechar o ângulo do adversário.
Reposição de bola
Como o jogo de futsal é muito dinâmico, os goleiros devem ser rápidos e precisos na reposição de bola, seja com as mãos ou com os pés.
Jogo com os pés (goleiro-linha)
Uma característica única do futsal é o uso do goleiro como jogador de linha, em uma função conhecida como goleiro-linha. Isso acontece quando a equipe que está perdendo opta por mudar a função tradicional do goleiro para ganhar um jogador a mais na linha ofensiva.
A posição goleiro de futsal
O goleiro de futsal ocupa uma posição fundamental no esquema tático de qualquer equipe. Além de proteger o gol, ele é o principal responsável pela organização defensiva do time e orienta seus companheiros sobre marcações e posicionamentos.
Ele também tem um papel indispensável no contra-ataque, já que suas reposições de bola podem colocar os atacantes em condições claras de gol. Ademais, nota-se, assim, que a movimentação do goleiro no futsal é bastante intensa.
Equipamentos que o goleiro de futsal utiliza
Os equipamentos de um goleiro de futsal são projetados para oferecer proteção, mobilidade e performance.
Luvas ou esparadrapo
Existem dois tipos de goleiro no futsal: os que preferem jogar com luva e aqueles que não a utilizam. Todavia, a luva do goleiro de futsal é diferente da habitual usada por goleiros de campo.
Afinal, ela possui as pontas dos dedos abertas para promover mais contato da mão com a bola da modalidade. Entre os profissionais, o uso mais comum é de apenas esparadrapos a fim de proteger as articulações dos dedos.
Joelheiras e cotoveleiras
Esses itens são fundamentais para muitos goleiros. As quedas constantes e o atrito com o solo duro da quadra tornam o uso de proteção praticamente obrigatório para evitar lesões. Além disso, muitos goleiros preferem usar calças ou bermudas acolchoadas para proteger os quadris e coxas.
Defesa no Futsal
As defesas no futsal é muito mais compacta e violenta em comparação com o futebol de campo. Afinal, as jogadas ofensivas ocorrem quase sempre em alta velocidade e em espaços reduzidos.
Portanto, isso exige que o goleiro de futsal tenha uma excelente leitura do jogo, tempo de reação e coragem para se lançar contra os fortes chutes em direção ao gol.O papel do goleiro se torna ainda mais crítico em situações de finalizações caras a cara, quando o atacante está a poucos metros do gol.
Assim sendo, é necessário sair em “X”, deixando o rosto e partes íntimas totalmente expostas para defender.
História do futsal
A história do futsal teve início na década de 1930, no Uruguai, como uma alternativa ao futebol de campo para ser jogado em espaços menores. Criado por Juan Carlos Ceriani, professor da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, o esporte foi projetado para ser praticado em ginásios fechados.
Ceriani adaptou as regras básicas de outros esportes para criar o futsal: do futebol, ele trouxe o uso dos pés e o objetivo de marcar gols. Além disso, do basquete, ele pegou o número de jogadores (cinco para cada lado).
Com o passar do tempo, o esporte cresceu em popularidade na América do Sul, especialmente no Brasil e Argentina. Afinal, o espaço limitado nas grandes cidades favoreceu a prática de esportes em quadras e o futsal caiu no gosto das pessoas.
No Brasil, o futsal se tornou uma verdadeira paixão, com muitos jogadores de futebol de campo começando sua carreira no futsal, como Neymar e outros craques, por exemplo.