O futsal, um dos esportes mais populares do país, é praticado nos mais diversos lugares. Seja em quadras de escolas ou instalações públicas, é possível ver crianças e até mesmo adultos jogando a modalidade.
No entanto, ironicamente, existem certos pontos ignorados pela maioria das pessoas na hora da bola rolar, como a questão do posicionamento. Afinal, por ser também uma atividade de lazer, quase ninguém cumprirá à risca a função de, um ala ou um fixo no futsal, não é mesmo? E é isso que vamos explorar a seguir.
Leia o texto para entender melhor a importância das posições nesse esporte e veja qual a função que um fixo possui. Além disso, confira alguns atletas de referência que ocupam esse espaço na quadra.
Um “futebol reduzido”?
Para aqueles que adoram assistir futebol de campo pela televisão e curtem questões táticas, devem saber que, hoje em dia, quase tudo gira em torno de preenchimento de espaços e rapidez nas movimentações.
Para isso, em muitas das vezes, é preciso que os atletas cumpram sua função dentro de campo e delimitem seu espaço de atuação. Algo que, por exemplo, os times de Pep Guardiola fazem com maestria.
Esses mesmos conceitos podem ser aplicados no futsal. Para que um time marque gols e seja efetivo, é necessário que ele consiga trabalhar a bola com velocidade e que os seus jogadores sejam obedientes taticamente. Não à toa, vários dos atletas de futebol profissional já passaram pelas quadras, como Neymar e Marcelo.
Fixo no futsal
Agora que você entendeu a importância de se posicionar bem, hora de conhecer o que é um fixo no futsal.
Em suma, esse atleta será responsável por ser um “meio-campo” entre o ataque e a defesa. Isso porque, dentro das quadras, o fixo se localiza à frente do goleiro e atrás dos outros jogadores de linha. Logo, para realizar essa tarefa, é preciso que o jogador tenha um alto grau de versatilidade, ou seja, saiba defender e atacar com eficiência.
Verdade seja dita que todos outros atletas atualmente também precisam ser versáteis, mas, devido ao contexto em que um fixo está inserido, torna-se algo ainda mais essencial. Além disso, saber chutar de longa distância é um”extra” que pode ajudar, e muito, principalmente se o ataque sofrer estagnação e não conseguir criar jogadas.
Fixos no futsal que são referências
Por fim, confira alguns dos principais fixos que já passaram pela modalidade, tanto brasileiros quanto estrangeiros.
Kike
O espanhol Kike é, para muitos, o maior fixo da história do futsal. O atleta ficou bastante tempo jogando pelo El Pozo Murcia e foi um dos grandes destaques por lá. Nesse período, chegou a ganhar duas Copas do Mundo com a Espanha e vencer o prêmio de Melhor Jogador do Planeta em 2009.
Márcio
Outro atleta que vale a pena citar é o brasileiro Márcio. Ele atuou boa parte da carreira no exterior, mais especificamente no clube italiano Arzignano Calcio. Somado a isso, foi campeão do mundo em 1996.
Schumacher
Esse talvez seja o fixo mais famoso entre os brasileiros. Afinal, Schumacher jogou em Vasco e Corinthians enquanto esteve no Brasil, além de ser ídolo do time espanhol Movistar Inter. E, da mesma forma que Kike e Márcio, ganhou uma Copa do Mundo.