Sem acompanhar ou não o esporte, todos os brasileiros sabem que Falcão é maior nome da história do futsal. Foram pouco mais de duas décadas atuando em quadra, cem títulos na carreira, recordes que dificilmente serão quebrados, dribles desconcertantes e a construção de um legado para a eternidade.
Para melhor noção, o esportista é amplamente conhecido como o melhor jogador de futsal de todos os tempos. Com tantos feitos e um legado impressionante na categoria, acompanhe a leitura do texto para saber mais sobre a carreira de Falcão no futsal, além de suas principais conquistas, estatísticas e legado no esporte.
A carreira de Falcão no Futsal
A trajetória de Falcão no futsal é repleta de momentos marcantes e ele fez história em diferentes equipes. O jogador recebeu esse apelido porque seu pai também era chamado assim, já que as pessoas consideravam que o atleta tinha uma aparência semelhante a de Paulo Roberto Falcão, craque do futebol de campo.
Falcão então passou a ser chamado de ‘Falcãozinho’ e, com o tempo, herdou o apelido que carrega até hoje. O atleta iniciou sua carreira no esporte defendendo o Clube de Campo Associação Atlética Guapira. Depois foi para o Corinthians, onde se profissionalizou.
Hoje em dia, seu nome é muito repercutido em todas as áreas do país, sendo conhecido como o “Pelé do Futsal”. Aos 47 anos, o ex-atleta que atuava com o número 12, agora é empresário e também realiza eventos beneficentes.
Em quais times de futsal o Falcão jogou?
Em seus 24 anos atuando profissionalmente, o atleta jogou futsal pelos seguintes clubes:
- 1993–1996: Corinthians;
- 1999: Atlético Mineiro;
- 1999–2000: Banespa;
- 2000–2001 e 2005: Jaraguá;
- 2001-2002: São Paulo
- 2005–2010: Santos;
- 2011: Intelli/Orlândia;
- 2012: Brasil Kirin;
- 2013–2014: Madureira;
- 2015-2018: Magnus
- 2016: Chennai 5s.
Nesse período, o esportista que atuava como ala, faturou quase 100 títulos entre clubes e Seleção Brasileira de Futsal, além de mais de 60 premiações individuais.
Títulos e conquistas de Falcão
As principais taças vencidas por Falcão no futsal foram as seguintes:
- 13 Estaduais;
- 9 Campeonatos Nacionais;
- 7 Sul-Americanos;
- 7 Libertadores;
- Título da Copa Intercontinental de Futsal;
- 2 Mundial de Clubes.
Entre os títulos com o Brasil no futsal, Falcão conquistou:
- 2 Copas do Mundo;
- 11 Grand Prix;
- 5 Copas Américas.
Vale destacar que, até pouco tempo atrás, ele era o esportista com maior número de prêmios de melhor do mundo na modalidade, com quatro prêmios. O português Ricardinho o superou em 2017.
Quantas vezes Falcão foi melhor do mundo no futsal?
Falcão já foi eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo no Futsal. Além disso, o jogador tem as seguintes conquistas e feitos:
- Duas Bolas de Ouro FIFA (2004 e 2008);
- Maior número de gols na Copa do Mundo;
- Escolhido para inaugurar a calçada da fama no Maracanãzinho;
- 401 gols pela Seleção Brasileira;
- Maior artilheiro mundial de todas as seleções de esportes ligados ao futebol;
- Quatro vezes eleito o melhor jogador da FIFA (2004, 2008, 2011 e 2012).
Vestindo a camiseta amarelinha, o atleta conseguiu ainda mais feitos, se tornando o maior artilheiro de todos os tempos do país e o maior atacante em Copas do Mundo de Futsal. Ele colocou 401 bolas na rede pelo time canarinho e anotou 48 gols em 34 partidas do maior torneio da modalidade.
Curiosidades da carreira
É fato que Falcão é um dos melhores jogadores de todos os tempos do futsal, mas você sabia que o atleta tentou ter uma carreira no futebol de campo?
Muito lembrado por ter vestido a camisa do Tricolor Paulista em 2005, o atleta já havia se arriscado nos gramados em 2001. Na época, chegou a treinar pelo Palmeiras após uma indicação de Ademir da Guia, mas disputou somente duas partidas amistosas. No ano seguinte, o esportista ainda teve uma curta passagem pela Portuguesa.
Mas sua maior trajetória no futebol de campo foi com o Soberano. Pelo clube do Morumbi, ele disputou 13 partidas. Depois desse episódio, em que foi acusado pelos canais de comunicação e torcedores como jogada de marketing, o camisa 12 nunca mais voltou ao futebol de campo, seguindo sua carreira somente no futsal.
Outra curiosidade envolvendo Falcão foi que o atleta jogou uma Copa do Mundo de Futsal com uma lesão na panturrilha e, na mesma edição, teve paralisia facial. O feito se torna ainda mais impressionante ao saber que o atleta venceu o torneio com a camisa brasileira. O fato aconteceu em 2012, em Copa do Mundo realizada na Tailândia.
Vale destacar que ele atuou por somente 28 minutos em campo, entretanto, conseguiu marcar quatro gols no campeonato, sendo três deles muito importantes para a conquista canarinha. Em entrevista, o ala já afirmou que esse foi o maior feito de toda a sua carreira.
Atualmente aposentado, a carreira de Falcão é muito centrada em uma rotina empresarial, apostando em inovações tecnológicas no universo esportivo e de jogos. Além disso, é ele quem gerencia a carreira do influenciador Luva de Pedreiro, o transformando em uma marca mundialmente conhecida.