Início » Futebol » Zlatan Ibrahimović no Ajax: histórico brilhante do jogador no clube 

Zlatan Ibrahimović no Ajax: histórico brilhante do jogador no clube 

Publicado em:

Última atualização:

Ex-centroavante do Ajax, Zlatan Ibrahimović possui a fama de ser o maior jogador da história do futebol. Não apenas isso, mas ele também foi um dos maiores atacantes do mundo no ápice de sua carreira, com suas principais habilidades sendo sua força contra as defesas adversárias, alta velocidade e uma elasticidade um tanto que incomum em jogadores de alta estatura, muito provavelmente por conta do atleta também ser faixa preta em taekwondo.

Com tudo isso, conseguiu adentrar na lista dos 20 jogadores da história do futebol no mundo que fizeram mais de 500 gols oficiais na carreira, mais especificamente no 13º lugar entre os maiores artilheiros da história.

O estrelismo do ex-futebolista também afetou diretamente as transações financeiras dos clubes, com a soma de suas transferências na carreira beirando os 170 milhões de euros, o que o deixa atrás apenas de outros jogadores como Cristiano Ronaldo, Neymar e Romelu Lukaku.   

Passagem de Zlatan no Ajax

Após ver o centroavante atuar em um jogo contra a Espanha, o técnico Leo Beenhakker, do Ajax, decidiu contratar o astro em uma negociação de 18 milhões de euros, o que o fez ser o jogador sueco mais caro de toda a história. 

De início, seu processo de adaptação no clube neerlandês foi difícil, tendo pouco aproveitamento no início por conta do seu péssimo temperamento, inclusive, chegou a socar um adversário no pescoço em um jogo contra o Groningen, o que lhe rendeu uma suspensão de cinco partidas.

Depois de uma primeira temporada fraca nos Países Baixos, a imprensa desportiva sueca definiu-o como “jogador mais sobrevalorizado”. Depois disso, sua relação com a mídia do próprio país só piorou. 

No entanto, com a chegada do técnico Ronald Koeman, a história de Zlatan no Ajax começou a tomar um rumo diferente, com o centroavante com cada vez mais espaço no campo. 

No final da Copa dos Países Baixos de 2002, em uma partida contra o Utrecht, conseguiu marcar o gol da vitória nos três minutos da prorrogação, o que garantiu o título para a equipe. Além disso, naquela mesma temporada, também ajudou a vencer o campeonato do país. 

Dali em diante, Zlatan cresceu e melhorou sua performance cada vez mais, tanto que passou a ser notado por clubes maiores até sair em 2004, o que fez com que levasse a sorte do Ajax junto, que não ganhou mais o Eredivisie e ainda viu seu maior rival, o PSV Eindhoven, ser campeão quatro vezes seguidas. 

Títulos do centroavante no clube

Por fim, ao longo de todas as temporadas que jogou pelo Ajax, Zlatan fez parte da conquista de duas Eredivisie — o campeonato neerlandês —, o primeiro em 2001/02 e o segundo em 2003/04. Além disso, também esteve presente na equipe que venceu a Copa da Holanda de 2001/02 e a Supercopa da Holanda de 2002. 

Porém, esses são apenas os primeiros de uma série enorme de títulos que o astro sueco viria a conquistar ao longo de sua carreira. Zlatan teria grandes passagens pelo Milan, PSG e Internazionale, equipes onde também teve grandes conquistas.