Alguns o descrevem como o melhor meio-campista de todos os tempos. Outros acreditam que o jogador se iguala à Pelé como um dos maiores do mundo. Porém, uma coisa é certa: Zinédine Zidane tem estrela. Antes de pendurar as chuteiras em 2006, o francês vestiu a camisa do Bordeaux, Juventus, Real Madrid e até foi carrasco do Brasil nas Copas de 1998 e 2006. Como foi a passagem do atleta na Itália? Relembre os números de Zidane na Juventus e as conquistas do meia.
Quando Zidane jogou na Juventus?
Zinédine Zidane atuou na Juventus de 1996 a 2001. Mandou a bola nas redes em 31 oportunidades em 212 partidas, além de 50 assistências, de acordo com dados do Transfermarkt. Ademais, conquistou dois títulos italianos, uma Copa Intercontinental, um troféu da Supercopa da UEFA e outro da Itália.
O desempenho do meio campista na Itália lhe garantiu não somente convocações para a França, mas também prêmios individuais como a Bola de Ouro em 1998, e o FIFA The Best em 1998 e 2000 de melhor jogador do mundo.
Estreou no time de Turim em 28 de agosto de 1996, na vitória por 2 a 0 sobre a Andria, no Stadio Degli Ulivi, pela Copa da Itália. Zidane jogou os 90 minutos, mas não marcou. O primeiro gol só veio dois meses depois, contra a Inter de Milão, no Campeonato Italiano.
De fato, Zidane é um gênio da bola, poucos ostentam o talento nos pés e a elegância do francês. Formado na base do Cannes, transferiu-se para o Bordeaux em 1992. Nesse cenário, não demorou para receber proposta de gigantes, como a Juventus, que fez de tudo para tirar o jogador do seu país.
O francês topou reforçar o meio de campo da Velha Senhora em 1996, ao lado de Montero. O resultado? Troféus, vitórias e uma habilidade jamais vista, certamente.
Depois de colocar a Juventus no topo do mundo, Zidane trocou a Itália pela Espanha em 2001 para atuar ao lado de Raúl, Morientes, Figo e Ronaldo no Real Madrid. Ganhou a Liga dos Campeões, La Liga, Intercontinental, Supercopa da UEFA e da Espanha. Em 2006, encerrou a carreira de sucesso.
Zidane na Juventus:
- 212 partidas;
- 31 gols;
- 50 passes;
- 5 títulos (Campeonato Italiano, Supercopa da UEFA, Supercopa Italiana e Copa Intercontinental);
- 3 prêmios individuais (Bola de Ouro 1998 e FIFA The Best 1998 e 2000).
Carreira como treinador
Quatro anos após pendurar as chuteiras, Zidane continuou ligado ao Real Madrid. Foi contratado como consultor de gestão, assessor presidencial, treinador adjunto, técnico do Castilla e, em 2016, comandante do plantel principal.
Em sua primeira passagem, de 2016 a 2018, o gaulês trouxe três Liga dos Campeões, um Campeonato Espanhol, dois Mundiais, duas taças da Supercopa da UEFA e uma Supercopa Espanhola, além do prêmio The Best para o melhor treinador de 2017.
Por sua vez, a segunda passagem no clube espanhol como treinador aconteceu de 2019 a 2021, onde conquistou um Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha.
Ademais, o Real Madrid é o único elenco que Zidane assumiu. Com o sucesso à frente dos merengues, europeus demonstram interesse em contratar o maestro.