Simone Zaza é um centroavante com vasta experiência no futebol italiano. Para quem não se lembra, o atleta teve uma breve passagem na Juventus em 2015/16, mas é lembrado com carinho pelos torcedores. Seu faro para gols e o poder de decisão com as cores dos Bianconeri são algumas das características que o fizeram entrar para a história do clube. Por isso, relembre a trajetória de Zaza na Juventus.
Relembre a passagem de Zaza na Juventus
Simone Zaza fez oito gols e deu duas assistências em 24 partidas pela Juventus, de acordo com dados do Transfermarkt. O centroavante deixou Turim com três troféus: o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Supercopa entre 2015 e 2016, os quais contribuiu ativamente na conquista.
Como é de praxe, a Juventus busca contratar jogadores que se destacaram em seus respectivos clubes. Todos os anos, a maior campeã do futebol italiano garimpa os protagonistas dos times menores na temporada anterior que, em busca de impulsar a carreira, aceitam a transferência sem pensar duas vezes. Em 2015, a Velha Senhora anunciou um pacotão de reforços: Roberto Pereyra, Paulo Dybala, Neto e, claro, Simone Zaza.
O desempenho de Zaza no Sassulo foi tão bom que os dirigentes dos Bianconeri desembolsaram 18 milhões de euros para adquirir os direitos do centroavante. O resultado? Atuações eletrizantes, gols e Scudettos.
Zaza ficou só um ano na Juventus, mas foi o suficiente para deixar um impacto positivo em Turim. Mesmo sendo reserva na maioria dos confrontos, o atleta conseguiu mostrar os pontos positivos do seu trabalho. Os dois gols do craque nas oitavas de final da Copa da Itália contra o Torino, em 2015, é um dos momentos que permanecem eternizados na memória dos torcedores.
As estatísticas não mentem: na Juventus, o italiano acertou o alvo 0,8 vezes a cada 90 minutos, além de conseguir 4,1 chutes por partida e 1,6 remates à baliza.
Simone Zaza na Juventus
- 24 jogos
- 8 gols
- 2 assistências
- 4 títulos (2 Campeonatos Italianos, 1 Copa da Itália e 1 Supercopa da Itália)
Em quais clubes Zaza jogou na carreira?
O italiano iniciou a carreira nas categorias de base da Atalanta, mas só ganhou a oportunidade de jogar no profissional após ser comprado pela Sampdoria. Foi emprestado para Juve Stabia, Viareggio e Ascoli entre 2011 e 2012, mas não se destacou em nenhuma das equipes.
O ápice de Simone Zaza foi no Sassuolo, em 2013. A boa passagem no clube da região da Emília-Romanha lhe rendeu uma vaga na grande Juventus, onde conquistou três medalhas em competições diferentes: Campeonato Italiano, Copa da Itália e a Supercopa Italiana. Mesmo assim, acabou emprestado para o West Ham, onde não vingou.
Na Inglaterra, Simone sofreu com uma lesão no joelho que o deixou fora dos gramados por muito tempo. Sem atingir o número de partidas necessárias, seguiu para o espanhol Valencia, até se transferir ao Torino em 2019.
Por incrível que pareça, Zaza está sem clube desde agosto de 2022, quando assinou a rescisão de contrato com o Torino, onde atuava como reserva de Andrea Belotti. É uma boa opção para times que buscam um centroavante valente e decisivo.