Início » Futebol » Yuri Alberto no Santos: relembre todas as estatísticas do centroavante na Vila Belmiro

Yuri Alberto no Santos: relembre todas as estatísticas do centroavante na Vila Belmiro

Publicado em:

Última atualização:

Atualmente, o atacante Yuri Alberto pertence ao Corinthians, mas nunca deixará de ser um Menino da Vila, do Santos. Com alguns altos e baixos na carreira, o jogador tem feito estrago nas defesas adversárias ao lado de Rodrigo Garro e Memphis Depay. No entanto, no Peixe não foi bem assim.

Continue a leitura e relembre a trajetória de Yuri Alberto no Santos, bem como seus números no time da Vila Belmiro.

Yuri Alberto: breve trajetória

Yuri Alberto Monteiro da Silva nasceu em 18 de março de 2001, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O atleta de 1,83 m começou a carreira na base do Santos, os famosos Meninos da Vila, em 2013. Lá, permaneceu até 2019, sendo o técnico interino Elano, também ex-jogador do clube e da Seleção Brasileira, o responsável por promover o jogador para a equipe principal do Peixe.

De lá para cá, Yuri Alberto teve números importantes na carreira, sendo o maior artilheiro sub-23 do mundo. O atacante está à frente, inclusive, de Rodrygo, do Real Madrid, e Marcos Leonardo, do Al-Hilal, além de ser dono de alguns hat-tricks. Veja:

  • Jogos: 228
  • Titularidades: 126
  • Gols: 88

Yuri Alberto no Santos (2017-20)

Com apenas 16 anos, Yuri Alberto estreou pelo time profissional do Santos, em 2017. Com a estreia, o centroavante se tornou o quinto jogador mais jovem do Peixe a atuar pela equipe principal.

A expectativa sobre a jovem promessa era alta. Isso porque o time da Vila Belmiro sempre se destacou por revelar talentos de alto nível, e Yuri Alberto parecia ser mais um nome surgindo da base santista. No entanto, o começo da trajetória no time principal não foi exatamente o esperado.

No primeiro ano, o atacante disputou 17 jogos, mas marcou apenas dois gols. Consequentemente, esses números ficaram abaixo do que a mídia e os torcedores esperavam de um jogador com o potencial de Yuri.

Para piorar a situação do atleta, uma lesão na clavícula afastou o jovem atacante por um bom tempo das competições, o que dificultou ainda mais a adaptação no futebol de elite. Assim, os problemas físicos de Yuri Alberto impediram que ele atuasse com maior regularidade, e o ano de 2017 terminou sem grandes destaques individuais.

Já em 2018, ele teve quatro oportunidades no Paulistão, além de nove partidas no Campeonato Brasileiro, duas na Copa do Brasil, uma na Copa Libertadores da América e três pelo time B na Copa Paulista. Entretanto, marcou apenas duas vezes, e nas temporadas seguintes teve poucas oportunidades: dois jogos no Paulista em 2019 e três em 2020, com um gol. Já na Libertadores, foram duas disputas em 2020-21, mas nenhum gol marcado.

Depois do Santos: Internacional, Zenit e Corinthians

Após uma passagem decepcionante para a torcida santista, Yuri Alberto seguiu para Porto Alegre, a fim de defender a camisa do Internacional. No Colorado, onde o atacante ficou mais conhecido, foi muito aclamado pela torcida. Com dois hat tricks pelo Colorado de Porto Alegre, somou 85 jogos e 34 gols.

Assim, Yuri Alberto recebeu grande reconhecimento de clubes do exterior, chamando a atenção do Zenit, da Rússia, onde jogou em 2022 antes de chegar ao Corinthians. Ele fez seis gols em 17 partidas, saindo do time após a pausa do Campeonato Russo devido à Guerra da Ucrânia.

Já no Timão, o atacante soma 117 jogos e 37 gols, sendo, em 2024, 26 disputas, 11 gols e quatro assistências.