O atacante Yuri Alberto jogou no Internacional entre 2020 e 2022. Revelado pelo Santos, Yuri não teve grande prestígio na Vila Belmiro, mas tudo mudou quando ele chegou ao Colorado para vestir a camisa 11.
Continue a leitura e conheça a trajetória de Yuri Alberto no Internacional de Porto Alegre, bem como seus gols, assistências e outras estatísticas.
Trajetória: antes do Inter
Yuri Alberto Monteiro da Silva nasceu em 18 de março de 2001, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O atacante de 1,83 m deu os primeiros passos na carreira nas categorias de base do Santos, onde passou a integrar o famoso grupo dos Meninos da Vila, em 2013. Lá, Yuri atuou com Rodrygo e Kaio Jorge.
Ele permaneceu no clube juvenil até 2019, e foi o técnico interino Elano, também ex-jogador do Peixe e da Seleção Brasileira, quem o promoveu para o time principal. Dessa forma, Yuri fez a estreia pelo time profissional do Santos em 2017, aos 16 anos, tornando-se o quinto jogador mais jovem da história do clube a disputar uma partida pela equipe principal.
No entanto, o início da carreira profissional do atual atacante do Corinthians não foi como o esperado. Apesar de ter participado de 17 jogos no primeiro ano, ele marcou apenas duas vezes. Além disso, uma lesão na clavícula o afastou por boa parte da temporada, o que comprometeu o rendimento, prejudicando também seus números.
Mesmo depois de se recuperar, o atleta ainda não conseguiu corresponder às expectativas dentro de campo. Com isso, o desempenho abaixo do esperado gerou críticas tanto da torcida do Peixe como da mídia. Assim, o jogador decidiu não renovar com o Santos e, em vez disso, fechou um acordo com o Internacional, clube onde finalmente se destacou.
Nos quatro anos que passou na Vila Belmiro (2017-2020), Yuri Alberto disputou 27 jogos e marcou três gols.
Yuri Alberto no Internacional (2020-22)
Chegando ao Inter em 2020, tudo o que se sabia sobre o futebol de Yuri Alberto seria diferente. Isso porque, com a camisa 11 colorada, ele se tornou um dos principais jogadores da equipe.
Muito aclamado pela torcida colorada, o centroavante fez o primeiro gol pelo clube em partida contra o Sport de Recife, na vitória por 5 a 3, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2020.
Além disso, Yuri marcou dois hat tricks na passagem pelo time gaúcho: 5 a 1 contra o São Paulo dentro do Morumbi, pelo Brasileirão 2020-21, e no 4 a 0 contra o Flamengo, pela Série A de 2021.
Ao todo, em 2020, Yuri completou 23 partidas, dez gols e duas assistências. Já em 2021, ele teve uma temporada ainda melhor. Na Série A, disputou 33 jogos, marcou 12 gols e deu três assistências. Na Libertadores, foram sete disputas, três tentos e uma assistência, enquanto na Copa do Brasil fez cinco jogos, registrou um gol e distribuiu uma assistência.
Em 2022, já acertado com o Zenit, ele jogou apenas uma partida, mas fez questão de marcar um gol. Assim, na breve passagem pelo clube gaúcho, o atacante fez 71 jogos, marcou 26 gols e distribuiu seis assistências, números que deixaram saudade na torcida quando Yuri foi embora para o futebol russo.
Estatísticas de Yuri Alberto no Internacional
Confira as estatísticas do antigo camisa número 11 do Colorado entre 2020 e 2022:
- Campeonato Brasileiro (2020-21): 56 jogos, 22 gols e cinco assistências
- Copa Libertadores da América (2020-21): 10 jogos e três gols
- Copa do Brasil (2020-21): cinco jogos e um gol
- Campeonato Gaúcho (2021-22): 14 jogos e cinco gols
Decepção colorada
Depois de defender a camisa do Zenit por 17 partidas, marcar seis gols e conquistar o Russian Premier League, surgiram rumores de que Yuri Alberto voltaria ao Internacional.
Isso porque o atleta chegou ao clube russo em meio à Guerra da Ucrânia. Dessa forma, grande parte dos jogadores brasileiros estavam em negociações com outros times para saírem da equipe russa por empréstimo, e esse era o caso também de Yuri.
No entanto, o que poderia ser a volta do atacante que trouxe tantas alegrias se tornou decepção para a torcida colorada. Yuri Alberto, de fato, voltaria ao futebol brasileiro, mas acertou com o rival interestadual, Corinthians, time que defende até hoje.
Para piorar a situação, o jogador, que vestia a camisa número 7 do Timão, enfrentou o Inter em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2022. Na ocasião, os gaúchos saíram na frente no placar com apenas um minuto de jogo, com gol de Alemão. Logo após o zagueiro Balbuena igualar o placar, Yuri Alberto fez o gol que viraria o jogo aos 19 minutos, comemorando com vigor, como se fosse o tento de um título. No entanto, Alan Patrick igualou novamente o placar, e o jogo terminou em 2 a 2.
Internautas protestaram nas redes sociais, chamando o atleta de “mercenário” e “ingrato”, mas a situação não pareceu abalar o jogador. Hoje, Yuri ainda é vaiado quando joga contra o Internacional no Beira-Rio, e os torcedores parecem não o querer de volta no clube futuramente.