Início » Futebol » Afinal, quais são os números de Yuri Alberto no Corinthians?

Afinal, quais são os números de Yuri Alberto no Corinthians?

Publicado em:

Última atualização:

Com dez gols no Campeonato Brasileiro, Yuri Alberto é o atual artilheiro no Corinthians e terceiro maior goleador do torneio junto a Alerrandro (Vitória), Luciano (São Paulo) e Hulk (Atlético Mineiro).

Apesar da ótima fase atual, os dias do atacante nem sempre foram assim. Alvo de críticas da mídia e da torcida, o jogador disse em entrevista que pensou em deixar o clube. Mas parece que o jogo virou.

Continue a leitura e saiba quais são os números de Yuri Alberto no Corinthians, bem como a trajetória do atleta no Alvinegro de Itaquera.

Breve trajetória antes do Corinthians

Yuri Alberto Monteiro da Silva nasceu em 18 de março de 2001, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O atleta de 1,83 m começou a carreira na base do Santos. Em 2017, ele se juntou ao elenco profissional do Peixe, permanecendo até 2020. Foram 27 jogos e três gols.

Já no Internacional, onde o atacante ficou mais conhecido, foi muito aclamado pela torcida. Com dois hat tricks pelo Colorado de Porto Alegre, somou 85 jogos e 34 gols.

Com grande reconhecimento de clubes do exterior, além da mídia, Yuri Alberto chamou a atenção do Zenit, da Rússia, onde jogou em 2022 antes de chegar ao Corinthians. Ele fez seis gols em 17 partidas, saindo do time após a pausa do Campeonato Russo devido à Guerra da Ucrânia.

Yuri Alberto no Corinthians: quais são os números do atacante?

Yuri Alberto chegou como grande promessa ao Corinthians no meio da temporada de 2022 em um time que carecia de atacantes. Ele veio por empréstimo ao Timão em uma negociação que envolveu o goleiro Ivan e o meio-campista Gustavo Mantuan.

2022: Yuri Alberto estreia no Corinthians

A estreia do jogador aconteceu na vitória por 3 a 1 contra o Coritiba, pelo Brasileirão. No entanto, Yuri demorou sete partidas para marcar o primeiro gol e, quando marcou, foi um hat trick na goleada por 4 a 1 contra o Atlético Goianiense pela Copa do Brasil. Em qualquer ocasião, esse seria um feito e tanto, mas os gols do jogador foram ainda mais especiais.

Isso porque o Timão havia perdido o primeiro jogo no Antônio Accioly por 2 a 0 e precisava de uma larga vantagem para passar direto à semifinal do torneio — e foi o que aconteceu.

Antes disso, porém, Yuri Alberto foi bastante criticado devido ao jejum, o que é ainda menos esperado de um atacante-promessa. No entanto, o jogador já havia mencionado que precisaria de seis jogos para se adaptar, e esse foi o exato tempo que ele levou para marcar os três primeiros gols com a camisa do Todo Poderoso.

Na primeira temporada, Yuri marcou 11 vezes, com seis assistências em 28 jogos. Além disso, tomou seis cartões amarelos e um cartão vermelho.

2023

Já em 2023, o Corinthians acertou a compra em definitivo do atacante com o Zenit. Foram 50% dos direitos do atleta por US$ 12,5 milhões (na cotação da época, R$ 67 milhões).

Entretanto, mesmo sendo o segundo maior artilheiro do time na temporada, Yuri Alberto foi, novamente, duramente criticado pela mídia e pela torcida devido a erros técnicos. Isso porque o camisa 9 passou a errar gols debaixo da trave, bem como passes de poucos metros, que deixariam os companheiros de equipe na cara do gol.

Mesmo assim, ele anotou 15 tentos em 63 partidas, ficando atrás apenas de Róger Guedes, que deixou o clube em agosto daquele ano com 21 gols marcados. Apesar de ter registrado menos finalizações bem-sucedidas que o ex-camisa 10, Yuri foi o jogador com maior participação direta nas ações ofensivas do Timão em 2023, somando 24 contribuições para os gols da equipe.

Yuri Alberto no Corinthians em 2024

Na temporada de 2024, Yuri Alberto melhorou a performance após jogar de segundo atacante, cujo responsável pelo feito foi o técnico argentino Ramón Diaz. Até o momento, o atleta vem fazendo o melhor ano pelo Alvinegro de Itaquera.

Além disso, com a chegada do meio-campista Rodrigo Garro, garçom do Brasileirão, e do holandês Memphis Depay, que estreou em setembro, as habilidades do camisa 9 foram potencializadas no ataque. No Paulistão, por exemplo, Yuri Alberto fez 11 jogos e marcou cinco vezes. Já na Copa do Brasil, o jogador participou de sete partidas e registrou dois gols.

A Copa Sul-Americana, depois da Série A do Campeonato Brasileiro, foi o torneio em que o atleta mais contribuiu com o time. Isso porque, em dez jogos, o atacante marcou nove gols e distribuiu duas assistências.

Já no Brasileirão, Yuri Alberto é o terceiro maior artilheiro do campeonato, além de ser o segundo maior garçom do time — atrás apenas do argentino Garro. Com esses números, o atacante vem ajudando o Timão, que passou por momentos delicados no torneio, quando ficou boa parte da temporada na zona de rebaixamento.

Agora, na décima colocação e com 41 pontos, o improvável passou a se tornar realidade: o Corinthians de Yuri Alberto pode sonhar com a participação na Copa Sul-Americana, e até mesmo com a Copa Libertadores da América em 2025. Isso porque o Timão depende de conquistas de adversários para se classificar nos campeonatos, além, claro, de suas próprias vitórias no Brasileirão.

Confira a seguir os números de Yuri Alberto na Série A de 2024 até o começo de novembro, segundo o Sofascore:

  • Jogos: 25 (21 titularidades)
  • Gols: 10
  • Assistências: 4