O sonho de muitos jogadores de futebol é defender um clube da Europa e, por consequência, fazer carreira no continente. Com apenas 22 anos, Yan Couto pode dizer que alcançou o topo. Contratado pelo Manchester City em 2020, o brasileiro coleciona passagens por diferentes times, como o Girona, da Espanha. Por isso, relembre as estatísticas de Yan Couto no Girona e as conquistas do atleta.
Desempenho de Yan Couto no Girona
Desde a sua primeira aparição, o lateral-direito Yan Couto soma 95 jogos, 5 gols e 17 assistências no Girona, de acordo com dados do portal Transfermarkt. Não venceu nenhum campeonato, mas teve uma temporada especial em 2023/24 ao garantir a terceira posição na La Liga, além da vaga na Liga dos Campeões. Em 2024, completa quatro anos na Europa.
Yan começou no futsal e, aos 10 anos, ganhou a oportunidade de treinar nas categorias de base do Coritiba. O jornal inglês The Guardian incluiu o brasileiro na lista “Next Generation 2019” como um dos 60 jogadores mais promissores do futebol mundial, ao lado de Pedri e Ansu Fati. Foi comprado pelo Manchester City aos 18 anos e em seguida emprestado ao Girona, estreando em 14 de novembro de 2020.
No ano seguinte, Yan Couto transferiu-se ao Braga, de Portugal, por empréstimo. Em 2023, o Girona e o Manchester City concordaram em manter o empréstimo do brasileiro por mais uma temporada. Com as cores vermelho e branco, disputou a Copa do Rei e o Campeonato Espanhol, mas ficou longe de vencer troféus.
O lateral é muito rápido, mas também se destaca pelo fato de ser uma ameaça tanto no ataque como na defesa. Seu estilo de jogo se mostra parecido com o de Rafinha, ex-atleta do Bayern de Munique, Flamengo e atualmente no São Paulo. Questionado sobre as suas inspirações no futebol, Yan Couto revelou que Daniel Alves é a sua maior referência na posição.
Yan na Seleção Brasileira
Após alcançar o futebol na Europa, Yan Couto riscou mais um item na sua lista: vestir a camisa da Seleção Brasileira. A primeira participação foi a conquista da Copa do Mundo Sub-17 em 2019, ao lado de Gabriel Verón, Kaio Jorge, Talles Magno e Matheus Donelli. A atuação lhe rendeu a vaga no time titular do Coritiba.
Com participações em amistosos e Campeonato Sul-Americano, o atleta atingiu a marca de 13 partidas e nenhum gol. No elenco profissional, Yan recebeu a sua primeira convocação em outubro de 2023. Com a saída de Renan Lodi, do Olympique de Marseille, e Vanderson, do Monaco, o técnico Fernando Diniz chamou os laterais Yan Couto e Carlos Augusto como substitutos.
O primeiro jogo do paranaense aconteceu em 13 de outubro daquele ano, no empate em 1 a 1 contra a Venezuela, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O lateral saiu do banco de reservas no segundo tempo e ficou em campo por 48 minutos. Também jogou contra o Uruguai e nos amistosos contra a Espanha e o México.
Em 2024, o nome de Yan Couto está na lista de Dorival Junior para a Copa América, disputada entre 20 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.