Início » Futebol » Weverton é o paredão do Palmeiras de Abel Ferreira

Weverton é o paredão do Palmeiras de Abel Ferreira

Publicado em:

Última atualização:

Já faz alguns anos em que o goleiro Weverton, do Palmeiras, vem sendo um dos melhores goleiros do Brasil e da América do Sul. Goleiro titular absoluto da meta alviverde, Weverton é muito seguro e sabe sair do gol como poucos. Aliás, ele costuma segurar a bola, mesmo em viagens longas e fortes, ao invés de socar.

Nesse sentido, a saída de gol, para interceptar bolas cruzadas na área, de Weverton é uma das melhores do mundo, tamanha a segurança que o goleiro traz nesse quesito. Falando das defesas embaixo da trave, o goleiro também é sinônimo de segurança e não costuma ser espalhafatoso para conseguir realizar grandes intervenções.

Nascido em 13 de dezembro de 1987, em Rio Branco, no Acre, Weverton vem construindo seu nome na história do Palmeiras, além de ter vivido grandes momentos com a seleção brasileira.

Início da carreira de Weverton como goleiro

Weverton começou sua trajetória nas categorias de base do Juventus do Acre, clube de sua cidade natal. Em 2005, se transferiu para o Corinthians. Por lá, Weverton fez parte das categorias de base e subiu ao time profissional. 

Entretanto, Weverton não teve muitas oportunidades como goleiro do time principal do Corinthians e foi emprestado para o Remo. Todavia, sua carreira só foi começar a ganhar destaque quando o goleiro se transferiu para a Portuguesa em 2010. 

No clube paulista, o atleta ajudou a equipe a conquistar o título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2011. A campanha da lusa foi histórica e ficou conhecida como “Barcelusa” pela qualidade de jogo que o time demonstrou.

Assim sendo, o goleiro ganhou relevância nacional e se transferiu para o Athletico Paranaense. No furacão, viveu uma das fases mais importantes de sua carreira. Decerto, suas atuações seguras no clube paranaense chamaram a atenção de clubes gigantes do Brasil e, em 2018, ele foi contratado pelo Palmeiras.

Weverton como goleiro do Palmeiras

Desde sua chegada ao Palmeiras, Weverton não demorou para assumir o posto de goleiro titular e se tornou uma peça fundamental nas conquistas do alviverde. Em pouco tempo, ele se tornou um dos goleiros mais regulares e seguros do futebol brasileiro.

Aliás, um dos momentos mais marcantes da carreira de Weverton pelo Palmeiras foram as conquistas da Libertadores de 2020 e 2021. Nas duas edições, ele foi decisivo com defesas importantes e participou de todos os jogos do verdão.

Além disso, Weverton também foi fundamental para as conquistas do Campeonato Brasileiro em 2018 e 2022, além de títulos como a Copa do Brasil de 2020 e a Supercopa do Brasil em 2023. Atualmente, o atleta tem contrato com o Palmeiras até 2026.

Estatísticas pelo Palmeiras

Weverton se destacou por ser um goleiro de regularidade e raramente não participa dos jogos do Palmeiras. Além disso, ele não tem histórico de lesão e sempre está disponível para atuar.

  • Total de jogos pelo Palmeiras: mais de 335 partidas (setembro de 2024);
  • Gols sofridos na última temporada: média de 0,79 gols sofridos;
  • Defesas difíceis: líder em defesas difíceis, com uma média de 3,4 por partida em competições nacionais (2023).

Números de Weverton em 2024 (até setembro)

O calendário do Palmeiras de 2024 ainda reserva mais partidas a serem feitas pelo goleiro Weverton:

  • Jogos disputados: 25 jogos;
  • Gols sofridos (Brasileirão 2024): 18 gols;
  • Baliza limpa (jogos sem sofrer gol): 8 jogos;
  • Vitórias: 17 vitórias;
  • Derrotas: 4 derrotas;
  • Empates: 4 empates;
  • Minutos jogados: 2.250 minutos;
  • Participação em pênaltis defendidos: 1 defesa de pênalti.


Suas estatísticas mostram que Weverton é um dos goleiros com o maior número de “clean sheets” (jogos sem sofrer gols) nas últimas temporadas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.

Weverton na Seleção Brasileira

A trajetória de Weverton na Seleção Brasileira começou de forma simbólica e histórica. Ele foi convocado para integrar a Seleção Olímpica nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. 

Aliás, a vaga era do goleiro Fernando Prass, que atuava pelo Palmeiras. Porém, uma lesão no cotovelo tirou o palmeirense dos jogos olímpicos. Assim sendo, Weverton foi chamado para ocupar o seu lugar na competição olímpica.

Por fim, Weverton se tornou um dos heróis da conquista do inédito ouro do Brasil no futebol. Na final contra a Alemanha, o goleiro defendeu o pênalti decisivo que garantiu o título ao Brasil.

Posteriormente, Weverton participava regularmente das convocações para a seleção principal. Em 2021, fez parte do elenco da Seleção Brasileira na Copa América, como terceiro goleiro do time, no qual o Brasil foi vice-campeão ao perder a final para a Argentina. 

Em 2022, Weverton foi convocado para a Copa do Mundo no Catar, novamente como terceiro goleiro do time montado por Tite. Todavia, Weverton chegou a entrar em campo, aos 35 minutos do segundo tempo do jogo contra a Coreia do Sul, quando estava 4×1 para o Brasil.

Títulos conquistados por Weverton

Ao longo de sua carreira, Weverton acumulou uma série de títulos importantes, tanto pelo Palmeiras quanto pela Seleção Brasileira:

  • Campeonato Brasileiro: 2018, 2022, 2023;
  • Copa Libertadores da América: 2020, 2021;
  • Copa do Brasil: 2020;
  • Supercopa do Brasil: 2023;
  • Recopa Sul-Americana: 2022;
  • Medalha de Ouro nas Olimpíadas de 2016;
  • Campeonato Brasileiro Série B: 2011 (Portuguesa).

Esses títulos colocam Weverton entre os goleiros mais vitoriosos da história recente do futebol brasileiro.