O goleiro Walter chegou ao futebol profissional após se formar na base do E.C. XV de Jaú em 2005. De lá para cá, o arqueiro de 38 anos defendeu times de todos os tamanhos: do Iraty, do Paraná, até o Corinthians. No entanto, Walter não teve espaço na equipe titular do Timão, e após receber proposta do Cuiabá, não hesitou em vestir a camisa do clube mato-grossense.
Continue a leitura e conheça a trajetória do goleiro Walter, bem como seus números e conquistas ao longo da carreira.
Trajetória
Walter Leandro Capeloza Artune nasceu em 18 de novembro de 1987, em Jaú, no interior de São Paulo. O goleiro de 1,88 m fez a base no time de sua cidade natal, o E.C. XV de Jaú e, já como um profissional, se transferiu para o Iraty, do Paraná. No clube paranaense, o arqueiro fez 17 jogos entre 2006 e 2010, mas foi emprestado nesse meio-tempo (2007) para o Rio Branco, pelo qual jogou 20 vezes, e para o Londrina (2009), atuando em dez partidas.
Em 2011, o atleta fez parte de três elencos: Corinthians Paranaense (21 jogos), Caxias (2) e Novo Hamburgo, mas não foi titular em nenhuma partida neste último.
Já em 2012, ele voltou a atuar pelo seu time de formação. No entanto, a história de Walter com o XV de Jaú não durou mais do que 19 jogos, e o goleiro passou pelo Noroeste e pela União Barbarense no mesmo ano, sem nenhuma atuação pelas duas equipes.
O que parecia ser o fim da carreira do goleiro Walter passou a ser, então, o começo da trajetória de sucesso do atleta.
Goleiro Walter no Corinthians (2013-21)
O goleiro Walter recebeu sondagem do Corinthians em 2013 e não pensou duas vezes ao aceitar o chamado da equipe. No entanto, ele chegou para ser o segundo reserva, atrás do ídolo Cássio, um dos protagonistas na conquista da Libertadores da América e do Mundial de Clubes, e de Julio César, mais tarde hostilizado pela torcida após falhas constantes.
No primeiro ano defendendo a camisa da equipe, o goleiro Walter fez nove jogos e teve uma nota média de 8.56. Essa foi a terceira maior média na passagem pelo Timão.
O melhor ano da carreira do arqueiro ocorreu em 2016, após Cássio se lesionar e dar lugar ao jogador. Nessa temporada, Walter completou 24 partidas no gol do clube, com uma nota média de 7.38. Em 2017, no entanto, após a volta de Cássio Ramos, Walter perdeu a titularidade, voltando para o banco de reservas. Nesse ano, ele participou de apenas um jogo, mas teve uma nota excelente de 9.61 na partida.
Em 2020, o que poderia ser a chance de o atleta de voltar a ser titular devido à irregularidade de Cássio se tornou a saída dele do clube. Apesar de a Fiel Torcida pedir que Walter defendesse as redes do clube, os técnicos Vagner Mancini, Fernando Lázaro e Sylvinho, que treinaram o plantel no período, não atenderam aos pedidos dos fãs. Com boas impressões no gol quando entrava em campo, Walter recebeu sondagem do Cuiabá e decidiu deixar o Corinthians.
Ao todo, o arqueiro fez 91 jogos pelo time do Parque São Jorge, sendo 80 como titular, com 40 vitórias, 23 empates e 28 derrotas. Além disso, em votação pelo site Meu Timão, Walter recebeu uma nota média de 7,33 em sua passagem pela equipe, com 71.512 votos dos torcedores.
Goleiro Walter no Cuiabá (2021-momento)
Podendo finalmente ser titular absoluto em um grande time, o goleiro Walter agarrou a oportunidade e fez valer a transação para o clube cuiabano. O atleta chegou à equipe em um momento muito especial — quando, pela primeira vez na história, o Cuiabá acessou a elite do Campeonato Brasileiro.
Depois disso, em apenas quatro temporadas, Walter foi o jogador que mais vestiu a camisa do Dourado em toda a história. Foram 154 partidas entre as Séries A e B, bem como na Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, Campeonato Mato-grossense e a Copa Verde.
Esse fato também dá ao guardião das redes o título de maior ídolo do clube para grande parte da torcida, ao lado do ex-volante Bogé e do zagueiro Anderson Conceição.
No entanto, time e atleta passam por momento delicado no Campeonato Brasileiro. Segundo o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UMG), o Cuiabá tem 77,3% de chance de cair para a Série B. Dessa forma, caso a equipe sofra com o rebaixamento, essa será a primeira vez que o goleiro Walter jogará a competição.
Títulos
Ao longo da carreira, o goleiro Walter acumulou títulos importantes tanto no Corinthians quanto no Cuiabá. Confira todas as conquistas do atleta:
- Recopa Sul-Americana (Corinthians, 2013)
- Campeonato Brasileiro (Corinthians, 2015 e 2017)
- Campeonato Paulista (Corinthians, 2017-2019)
- Campeonato Mato-grossense (Cuiabá, 2021 e 2022)
Quais atletas já jogaram com o goleiro Walter?
Nos 18 anos de trajetória profissional, o goleiro Walter já jogou com diversas figuras do futebol. Dentre os atletas que atuaram ao lado do arqueiro, além do ídolo Cássio, estão os atacantes Alexandre Pato, Emerson Sheik e Jô, quando ele atuou pelo Corinthians, e Deyverson, quando o atacante, agora no Atlético Mineiro, jogou pelo Cuiabá.