Início » Futebol » Volantes brasileiros na Europa: veja os destaques na posição

Volantes brasileiros na Europa: veja os destaques na posição

Publicado em:

Última atualização:

Conhecido pela alegria no ataque, o Brasil também conta com diversos jogadores defensivos de destaque pelo mundo. Atualmente, os volantes brasileiros na Europa têm conquistado bastante espaço em grandes equipes.

Recentemente, a dupla de volantes que têm assumido a titularidade da Seleção Brasileira conta com um jogador do Newcastle. Neste cenário, Bruno Guimarães tem feito dupla com Gerson nos jogos do elenco comandado por Dorival Júnior.

Confira os melhores volantes brasileiros na Europa

Após anos do domínio de Casemiro com a camisa amarela, Bruno Guimarães tem assumido o cargo de responsabilidade na Seleção. Até o momento, o jogador tem 30 partidas disputadas pelo Brasil, com um gol marcado.

Bruno Guimarães

Revelado pelo Audax sob a tutela de Fernando Diniz, o volante ganhou destaque no Athletico-PR, onde atuou três temporadas antes de fechar com o Lyon, clube que o introduziu no futebol europeu.

Posteriormente, em 2022, foi vendido para o Newcastle, logo após o time ser comprado por um fundo saudita. Em quatro anos, a equipe inglesa já é a que Bruno Guimarães mais defendeu em sua carreira.

Agora, pelo clube de St. James’ Park, ele já acumula 117 partidas, com 17 gols e 17 assistências. Nesta temporada, já participou de dez jogos, com uma assistência.

Casemiro

Principal volante brasileiro nos últimos anos, Casemiro teve uma queda de rendimento e de prestígio com a torcida brasileira nos últimos anos. Entretanto, continua em alto nível em um dos times de primeira prateleira do futebol europeu.

Ainda como um dos principais volantes brasileiros na Europa, o São Paulo revelou Casemiro, que fez história no Real Madrid e teve passagens pelo Porto. Posteriormente, em 2022, o atleta de 32 anos acertou sua ida para o Manchester United, que vive um momento complicado em sua história.

Nesta temporada, segue como peça importante no time de Ten Hag, com dez partidas disputadas. Ao todo, em duas temporadas completas pelos Red Devils, acumula 93 jogos, com 12 gols e nove assistências.

Douglas Luiz

O Vasco revelou Douglas Luiz e o vendeu para o Manchester City em 2018. Posteriormente, o Grupo City o repassou para o Girona e o vendeu para o Aston Villa, em 2019.

O volante atuou pelo time inglês por cinco temporadas, com 204 partidas disputadas, 22 gols marcados e 22 assistências. Agora, atua pela Juventus, clube que o contratou na última janela de transferências.

João Gomes

Um dos mais jovens entre os melhores volantes brasileiros na Europa, João Gomes foi revelado pelo Flamengo. Aos 22 anos, teve seus direitos econômicos comprados pelo Wolverhampton por aproximadamente 18,7 milhões de euros (R$ 103,2 mi na cotação da época). Desde então, pelo Wolves, o jogador participou de 58 partidas oficiais, com três gols marcados e uma assistência.

Andreas Pereira

Filho de brasileiros e nascido na Bélgica, Andreas Pereira foi revelado pelo Lommel SK Jeugd e rapidamente contratado pelo PSV Eindhoven, ainda na base. Depois, o Manchester United o contratou, ainda para o Sub-18. Posteriormente, os Red Devils o emprestaram para Granada, Valencia, Lazio e Flamengo.

Pelo Rubro-Negro, foi mais conhecido pelo torcedor brasileiro, mas ficou marcado pela falha na final da Libertadores contra o Palmeiras. Agora, atua pelo Fulham, onde já acumula 90 partidas, com nove gols e 15 assistências.