O Esporte Clube Vitória (ECV), também conhecido pelas alcunhas “Rubro-Negro Baiano” ou “Leão da Barra” é um time com sede em Salvador. Mandante do Estádio Manoel Barradas (Barradão), o Vitória é um dos times mais tradicionais e antigos do futebol brasileiro, tendo sido fundado em 1899.
Apesar de não ter conquistado um título expressivo a nível nacional, o clube já teve participações destacadas em competições como a Copa do Brasil e a Série A do Brasileirão. Além disso, o Vitória é reconhecido por sua tradição na formação de jovens talentos, que frequentemente são destacados no cenário nacional e internacional.
Quais foram as principais conquistas do time do Vitória?
No total, o Rubro-Negro Baiano contabiliza 39 títulos principais, sendo um nacional, cinco regionais e 33 Estaduais:
- Campeonato Brasileiro (Brasileirão) – Série B: com duas rodadas de antecedência, o Vitória conquistou o título inédito. O clube, com 124 anos de história, assegurou seu primeiro título nacional após o empate entre Guarani e Criciúma-SC por 1 a 1.
- Copa Nordeste de Futebol (Nordestão): conhecida popularmente como “Lampions League”, a competição nordestina é a principal competição da região. O Rubro-Negro Baiano garantiu quatro vitórias nos anos de 1997, 1999, 2003 e 2010. Assim, a equipe lidera os títulos vencidos junto com o Bahia, que possui a mesma quantidade de taças do campeonato conquistadas em seu histórico.
- Torneio José Américo de Almeida Filho: para fechar a conta dos títulos regionais, o Vitória também levou uma taça da extinta disputa que era realizada no Estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão), em João Pessoa. A competição durou apenas dois anos, entre 1975 e 1976.
- Campeonato Baiano de Futebol: 2º lugar no ranking de times que mais conquistou títulos na principal competição do estado, o Bahia tem em seu histórico mais de 30 vitórias do Campeonato Baiano. Fica atrás somente do Bahia, que já levou para casa 50 taças.
- Taça Estado da Bahia: também extinta, a Taça Estado da Bahia foi uma competição estadual que teve dez edições, entre 1998 e 2007. Mais uma vez, o Leão da Barra empata com o Bahia nas vezes em que venceu, cada time foi campeão três vezes, sendo que o Vitória venceu consecutivamente em 2004, 2005 e 2006.
A vitória do Campeonato Brasileiro Série B (2023) e seu significado
O Vitória enfrentou anos de instabilidade e fracassos no futebol, culminando em rebaixamentos, mudanças constantes de presidentes, problemas financeiros e políticos. O fundo do poço ocorreu em 2021, quando o Vitória caiu para a Série C do campeonato.
Entre 2018 e 2023, o clube teve três presidentes diferentes, 144 jogadores contratados e 17 treinadores. As dificuldades do time estavam presentes inclusive no Campeonato Baiano: o time caiu na primeira fase do Campeonato Baiano nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.
Após um período conturbado, o clube encontrou redenção com o acesso à Série B em 2022, liderado pelo técnico João Burse. Em 2024, o Vitória está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro depois de seis anos. A última participação do clube baiano na competição havia sido em 2018.