Início » Futebol » Vencedores do Revelação do Campeonato Brasileiro

Vencedores do Revelação do Campeonato Brasileiro

Publicado em:

Última atualização:

Em um país rico em talentos como o Brasil, anualmente surgem diversos postulantes a revelação do Campeonato brasileiro. Curiosamente, em quase vinte anos de existência, essa premiação se caracterizou por não sediar nenhuma hegemonia nem privilegiar estatísticas sobre outros aspectos. Dentre os últimos vencedores, alguns deram muito certo. Em contrapartida, outros decepcionaram bastante.

Quem são os últimos vencedores do prêmio de Revelação do Campeonato Brasileiro?

Wellington Nem (Fluminense): 2011

Campeão Brasileiro, em 2012, pelo Fluminense, Wellington Nem se destacou um ano antes, pelo Figueirense. Emprestado pelo Tricolor das Laranjeiras, ele foi eleito a revelação do Brasileirão daquele ano. A premiação foi uma das consequências positivas que o garoto de 19 anos lidou depois de anotar nove gols e seis assistências no campeonato nacional de 2011. 

Após receber o prêmio da CBF, Nem retornou para o “Fluzão”, onde manteve seu brilho. No entanto, depois de deixar o tricolor carioca, sua carreira decaiu muito. No Shakhtar Donetsk, não conseguiu emplacar. O clube ucraniano então o emprestou para São Paulo e Fluminense, mas seu desempenho não mudou. Depois disso, Wellington ainda passou pelo Fortaleza, Cruzeiro e Arouca, até chegar no Vitória, onde joga atualmente.

Bernard (Atlético-MG): 2012

O menino Bernard, dono de muita “alegria nas pernas”, foi a revelação do Campeonato Brasileiro de 2012. Com 11 gols e 12 assistências, a cria do Galo se destacou muito naquela edição do torneio. Nela, o Atlético-MG foi o vice-campeão e Bernard o artilheiro do time na competição.

Com a conquista da Libertadores em 2013, Bernard deixou o alvinegro mineiro rumo ao Shakhtar Donetsk. No clube da Ucrânia, o garoto franzino foi vitorioso, mas não teve a projeção esperada. Sendo assim, deixou o leste europeu, em 2018, para atuar no Everton, da Inglaterra. Na Terra da Rainha, Bernard perdeu espaço gradativamente. Depois de três temporadas pelo clube azul de Liverpool, ele o deixou rumo ao futebol árabe. Porém, depois de algumas temporadas por lá, decidiu voltar para a Europa, assinando com o Panathinaikos em 2022.

Marcelo Cirino (Athlético-PR): 2013

Aos 21 anos, Marcelo Cirino chamou a atenção de grandes clubes do Brasil por seu desempenho em 2013. Cirino era, junto do artilheiro Éderson, um dos pontos de destaque do futebol nacional. Naquele ano, marcou sete gols e deu oito assistências no Brasileirão. Essas estatísticas renderam o status de revelação do Campeonato Brasileiro ao forte e veloz atacante do Furacão. 

Apesar do interesses de outros poderosos clubes brasileiros, o Athletico conseguiu manter Cirino no ano seguinte. Seu desempenho caiu ligeiramente, mas, por meio de um grupo de investidores esportivo, ele chegou ao Flamengo em 2015. No rubro-negro carioca, o atacante não se encontrou. O mesmo aconteceu no Internacional, em 2017. Alguns lampejos ocorreram em sua passagem pelo Al-Nasr e no retorno ao Furacão, mas a regularidade não foi atingida. Atualmente Cirino defende o Operário, do Paraná.

Erik (Goiás): 2014

Durante Campeonato Brasileiro de 2014, o atacante Erik, de 19 anos, marcou 12 gols e foi eleito a revelação do torneio. Atuando pelo Goiás, o ponta se caracterizou pela velocidade e poder de finalização. Como é costumeiro no Brasil para um destaque desconhecido, suas atuações despertaram o interesse de grandes times do país.

No entanto, o clube esmeraldino manteve a joia por mais um ano. Seu desempenho piorou, mas ainda assim ele marcou dez gols no Campeonato Brasileiro. Aquela marca foi suficiente para que o Palmeiras o contratasse por cerca de 13 milhões de reais. Sem conseguir bons momentos no Verdão, ele foi emprestado para Atlético-MG e Botafogo. No alvinegro carioca, Erik engrenou bons jogos e foi importante, mas o clube não conseguiu mantê-lo. 

O Palmeiras, visando negociá-lo em definitivo, o emprestou para o Yokohama Marinos, do Japão. Suas boas atuações no oriente renderam ao Verdão uma negociação em definitivo para o futebol chinês. A transferência de Erik para o Changchun Yatai trouxe cerca de R$16 milhões aos cofres do clube paulista. Hoje Erik defende o Machida Zelvia, do Japão.

Gabriel Barbosa (Santos): 2015

Um dos poucos nomes desta lista, se não o único, que atingiu o alto nível e nele permaneceu, Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi a revelação do Campeonato Brasileiro de 2015. Naquele ano, Gabi marcou dez gols e anotou sete assistências em 30 jogos do Brasileirão. À época, ele atuava quase como ponta-esquerda, não era o centroavante que se tornou atualmente.

O desempenho da cria da Vila Belmiro de 19 anos fez com que a Inter de Milão pagasse cerca de 30 milhões de euros por seu futebol. Na Europa, entretanto, Gabi não teve sucesso. Foi necessário que o jovem atacante retornasse ao Brasil para reencontrar sua melhor versão. 

Primeiramente, foi artilheiro pelo Santos, na temporada 2018. Um ano depois, se transferiu para o Flamengo, onde é artilheiro, multicampeão e um dos maiores ídolos da história do clube.

Vitor Bueno (Santos): 2016

O Santos emplacou duas revelações em anos seguidos de Campeonato Brasileiro. Depois de “Gabigol”, foi a vez de Vitor Bueno ser eleito a revelação do Brasileirão 2016. Bueno surgiu como um meia que podia atuar tanto do lado quanto pelo centro do campo, encostando no atacante. Aos 22 anos, ele anotou dez gols e duas assistências naquela temporada. O chute de média distância ficou marcado como um traço forte do seu jogo. 

Em 2017, ele teve sua sequência no Santos interrompida por uma grave lesão. Vitor só voltou aos gramados em 2018 e logo foi negociado com o Dínamo de Kiev. Na Ucrânia, o brasileiro teve poucas chances e não emplacou. Dessa forma, ele retornou ao futebol brasileiro. Entre 2019 e 2022, jogou no São Paulo. Depois passou pelo Athletico Paranaense e, atualmente, defende o Cerezo Osaka, do Japão.

Arthur (Grêmio): 2017

A revelação do campeonato brasileiro de 2017 foi o meio-campista Arthur Melo, do Grêmio. Nesse ano, quando deslanchou, Arthur foi o jogador com o maior percentual de acerto de passes do Brasileirão. Não se tratava de um jogador muito adorado pelas estatísticas ofensivas, mas sim por sua qualidade em fazer a bola circular e escapar da pressão.

A qualidade em manter a posse, inclusive, gerou inúmeras comparações com nomes como Xavi, ídolo do Barcelona. Coincidência ou não, foi o clube catalão que o contratou, no ano seguinte, por 31 milhões de euros fixos. No time espanhol, recebeu a camisa 8 utilizada por diversos ídolos locais.

Apesar do bom início, o volante brasileiro passou a conviver com lesões que não o permitiram ter sequência. Em 2020, Arthur se transferiu para a Juventus em um esquema de troca polêmico com o Barcelona. Na Velha Senhora, não rendeu. Acabou indo para o Liverpool por empréstimo, mas novamente não foi bem. O volante está na Fiorentina, mas seu passe ainda pertence a Juventus.

Pedro (Fluminense): 2018

Cria de Xerém, uma das melhores categorias de base do país, o centroavante Pedro ganhou o prêmio de revelação do Brasileirão em 2018. Naquele ano, Pedro, aos 21 anos, marcou dez gols em apenas 19 jogos do campeonato nacional. Era o surgimento de um camisa nove letal e muito técnico, possivelmente o sucessor do ídolo Fred no tricolor carioca. 

No ano seguinte, no entanto, ele foi vendido para a Fiorentina por 11 milhões de euros. A negociação se concretizou logo após Pedro se recuperar de uma grave lesão depois de oito meses de tratamento. No entanto, atuando pela Viola, o centroavante foi mais um que não conseguiu brilhar no futebol europeu. Um ano depois, Pedro foi emprestado ao Flamengo. Suas boas exibições pelo rubro-negro fizeram com que o clube o contratasse em definitivo por 14 milhões de euros. Hoje é o centroavante titular do clube, onde já ganhou os maiores títulos possíveis.

Michael (Goiás): 2019

Depois de uma boa Série B pelo Goiás, Michael foi peça importante da campanha que classificou o esmeraldino para a Sul-Americana, em 2019. Aos 23 anos, o atacante marcou nove gols e deu cinco assistências ao longo da competição nacional. Se destacou por unir velocidade e drible, aspectos que o davam extrema vantagem em situações de um contra um.

Com a conquista do prêmio de revelação do Brasileirão naquele ano, diversos times passaram a sondar o atacante do Goiás. O Flamengo, ao pagar mais de sete milhões de euros por seu passe, foi o clube que o contratou. Ele alternou entre momentos bons e ruins no clube. Apesar disso, venceu títulos importantes e, em 2022, se transferiu para o Al-Hilal.

Claudinho (RB Bragantino): 2020

O meia Claudinho foi eleito a revelação do Campeonato Brasileiro de 2020. Cria da base do Santos, Claudinho é um jogador talentoso que atua tanto pelos lados quanto pelo centro do campo. Depois de uma excelente Série B com o RB Bragantino, ele ainda conseguiu melhorar seu nível na Série A.

Com 18 gols e seis assistências, Claudinho não foi apenas revelação, mas também o artilheiro e o craque do Brasileirão. Inevitavelmente, os gigantes europeus logo se interessaram pelo jovem de 23 anos. Dessa forma, em 2021, o Zenit pagou 15 milhões de euros ao Massa Bruta para contar com o futebol do meia. Atualmente, pelo clube russo, Claudinho vem atuando bem como titular.

Matías Zaracho (Atlético Mineiro): 2021

Zaracho começou sua carreira no Racing, da Argentina. Fez sua estreia como profissional no fim de 2016. Nos anos seguintes, se tornou titular do clube e acabou vencendo o Campeonato Argentino de 2019.

Seu destaque fez com que o atleta fosse negociado com o Atlético Mineiro, em 2020. Ele custou cerca de R$33 milhões. No ano seguinte, o meia começou a se destacar pelo clube. Dessa forma, conseguiu ser eleito a revelação do Campeonato Brasileiro. Além disso, o Galo foi campeão da competição. Atualmente, Zaracho continua na equipe mineira, onde alterna entre a titularidade e entre ser um nome importante vindo do banco.

Du Queiroz (Corinthians): 2022

Du Queiroz subiu para o profissional do Corinthians no início de 2021. Porém, foi a partir de 2022 que o volante se tornou peça fundamental do clube. Ele disputou 36 dos 38 jogos do Campeonato Brasileiro daquele ano, ganhando o prêmio de revelação.

No ano seguinte, acabou sendo vendido para o Zenit, da Rússia. No entanto, não teve muito tempo de jogo no clube europeu. Com isso, foi emprestado para o Grêmio em 2024. Com apenas 24 anos de idade, ainda pode se tornar um dos grandes nomes do futebol brasileiro.

Endrick (Palmeiras): 2023

Endrick é uma das maiores joias da história do futebol brasileiro. Subiu para o elenco profissional do Palmeiras em 2022, logo ao completar 16 anos. Nessa primeira temporada, já marcou gols na elite do futebol e se tornou campeão do Brasileirão.

No entanto, em 2023 o jovem começou a ganhar mais espaço. Foi titular em boa parte da campanha de mais um título brasileiro. Anotou onze gols dessa vez. Aos 17 anos, foi a revelação do Campeonato Brasileiro. Endrick chega no meio de 2024 no Real Madrid, onde tem tudo para fazer história.